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6 etapas de autocuidado para uma pandemia – sempre importante, agora essencial – Harvard Health Blog

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Os comissários de bordo dizem bem: se o avião atingir turbulência e as máscaras de oxigênio caírem, coloque uma máscara em si mesmo antes de virar para ajudar os outros. Isso é absolutamente crítico. Se não o fizermos, talvez não possamos ajudar ninguém.

Bem, todos atingimos a mesma turbulência, pessoal, e todos precisamos cuidar bem de nós mesmos, de nossos corpos e de nossas mentes.

Os prestadores de cuidados de saúde nas linhas de frente da pandemia de coronavírus precisam absolutamente estar funcionando bem para que possam fazer bem seu trabalho. Em um momento tão estressante, com tantas mudanças e incertezas, combinadas com as pressões do atendimento ao paciente durante essa pandemia, parece quase demais. Como pessoas como médicos estão unidas? Todos nós podemos aprender com suas dicas sobre como lidar?

Nesta semana, entrei em contato com meus colegas do Programa de Estilo de Vida Saudável do Hospital Geral de Massachusetts para descobrir. Todos nós somos médicos de cuidados primários da Divisão de Medicina Interna que foram urgentemente remanejados para empregos novos e diferentes, como a equipe de nossas clínicas improvisadas de surtos de COVID-19, aprendendo novas tecnologias para fornecer a telessaúde necessária e criando doenças graves planos com nossos pacientes de maior risco.

Durante um período em que o estresse e o medo estão em alta, essas seis estratégias de meus colegas podem ajudar.

Reconheça a turbulência

Ben Crocker, MD, é o diretor médico de uma grande clínica de cuidados primários e um defensor de um estilo de vida saudável. “O distanciamento social e a perda de trabalho e / ou rotina são pressões tremendas, tanto física quanto psicologicamente”, diz ele. “Ao mesmo tempo, nossa sociedade tende a recompensar especificamente esforços heróicos que mostram que podemos continuar atuando no mesmo nível, mantendo o rosto corajoso. Muitas pessoas estão lutando para trabalhar em tempo integral remotamente enquanto cuidam em tempo integral de sua família em casa. Aqueles que continuam trabalhando nas linhas de frente podem sentir a necessidade de sobrecarregar seus horários ou se comprometerem demais. ”

Seu conselho sobre isso é relevante para todos, não apenas para os provedores de linha de frente. Faça o check-in, ele pede. Lamentar suas perdas. E confira também.

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“Verifique você mesmo”, diz o Dr. Crocker. Com tantas notícias e instruções sobre o que fazer e como fazê-lo, reserve um tempo para ouvir o que seu corpo e sua mente precisam.

Durante esses tempos frenéticos, podemos tender a ignorar o reconhecimento da perda de “como as coisas eram”. Esquecemos de lamentar, ou de lamentar, ou simplesmente expressar nossa tristeza por não sermos capazes de socializar, ver um amigo próximo, participar de uma aula de exercícios favorita, interagir com vizinhos e família ou adorar coletivamente. Conceda a si mesmo tempo e espaço para reconhecer sua perda. Isso pode ajudá-lo a permanecer fundamentado no estado atual da vida.

“E permita-se verificar fisicamente, mentalmente e emocionalmente regularmente”, acrescenta ele. “Crie intencionalmente um horário de” desligamento “em sua programação. Pode ser um tempo saudável, sozinho, para meditação e silêncio. ”

Abasteça seu corpo com alimentos saudáveis

Helen Delichatsios, MD, é formada em nutrição e ministra aulas de culinária saudáveis ​​para seus pacientes.

“Em tempos como esses, nutrição e alimentação saudável podem facilmente cair no esquecimento”, diz ela. “No entanto, se é que é algo, é mais importante do que nunca abastecer adequadamente nossos corpos e fazê-lo de maneira consciente. Aumentamos o estresse físico e mental, e uma alimentação saudável é vital para apoiar nosso sistema imunológico a evitar doenças e se recuperar mais rapidamente se adoecermos. ”

Anne Thorndike, MD, geralmente trabalha no centro cardiometabólico, ajudando pessoas com alto risco de doença cardíaca a mudarem a maneira como comem e vivem. “Estamos todos comendo mais em casa”, observa ela. “Este é um ótimo momento para explorar novas receitas que você pretende experimentar. Seja criativo com o que você tem em casa. Planeje sua lista de compras para ter o básico disponível para refeições saudáveis. Legumes e frutas congelados são uma ótima opção quando você não pode comprar produtos frescos regularmente “.

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Amy Wheeler, MD, também é certificada em medicina da obesidade e realiza sessões de estilo de vida saudável para os pacientes. Em casa, ela está adaptando receitas saudáveis ​​que costuma fazer com ingredientes frescos, usando substitutos simples. Experimente a receita fácil e adaptável do Quarentine Chili para uma família de cinco:

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“Ontem à noite, cortei uma cebola e batata em cubos e depois acrescentei um peito de frango cortado em pedaços, 1/2 pimentão verde cortado em cubos pequenos, 1/4 de xícara de salsa, 3 a 4 colheres de chá de colorau, 1 colher de chá de cominho, uma pitada de queijo, um pouco de arroz restante, 1 lata de milho amarelo e 1 lata de tomate. Depois que o frango estiver cozido, experimente uma dose de iogurte grego por cima, em vez de creme de leite. ”

Use ingredientes frescos, se você os tiver, ou enlatados ou congelados, se não tiver. Combina bem com tortilhas, mas também é ótimo logo de cara.

Mexa seu corpo

“Estamos gastando menos tempo viajando, dirigindo nossos filhos e fazendo recados”, diz o Dr. Thorndike. “Use o tempo extra para passear ou fazer exercícios em casa. Até o trabalho doméstico pode ser uma maneira de ser fisicamente ativo! ”

O Dr. Wheeler acha que ajuda a definir metas SMART: Específicas, Mensuráveis, Realizáveis, Relevantes, Temporizadas. Estes são, por definição, pequenos passos fáceis de alcançar e, assim, alimentam a motivação.

“Eu tenho feito pequenas metas SMART para mim”, diz ela. “Objetivos diários como ‘Vou fazer uma caminhada de 20 minutos lá fora às 10 horas de hoje, enquanto usava minha máscara e fazia distanciamento social.’ Ou ‘Vou encontrar três flores com cores diferentes na minha caminhada.’ Me ajuda a sair da minha PJs, desligados do laptop e apreciando a natureza – muito relaxante! ”

Priorize o sono

Nosso corpo precisa de sono suficiente para funcionar. Eu, tenho trabalhado duro para manter uma agenda, definindo meu alarme para o meu horário habitual de manhã cedo e indo para a cama logo depois dos meus filhos. Isso ajuda a garantir que eu durma oito horas de sono, para que eu esteja no meu melhor quando for chamada na clínica.

Pode ajudar a ver a luz – e a escuridão (literalmente). “Passe algum tempo lá fora na natureza”, sugere o Dr. Crocker. “A exposição aos ritmos diurnos visíveis do dia / noite é um benefício adicional.” Para obter dicas adicionais sobre como descansar o que você precisa, consulte este blog sobre estratégias de sono por períodos incertos.

Encontre maneiras de se conectar socialmente

O Dr. Delichatsios adora cozinhar em casa e realiza jantares virtuais.

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“Por que você não convida algumas pessoas para jantar?” ela sugere: “Em nossa família, os chamamos de jantares FaceTime, jantares com zoom ou jantares pelo Skype. Essas plataformas nos permitiram “sair para jantar” e nos conectar com muitos amigos e famílias, quando antes estávamos muitas vezes ocupados demais para nos encontrar pessoalmente “.

Dr. Crocker tem uma ótima sugestão que pode ser vantajosa para os pais que trabalham e seus parentes. “Com a escola fora, se você tem filhos e familiares, convide o parente (avô, tia, tio) a dar uma aula on-line uma vez por semana sobre o mesmo tópico ou um tópico rotativo. Permita que esse tempo de ligação especial entre seu filho e o parente dele diminua seu tempo. ”

Ele também encontrou uma maneira de continuar cantando em casa. “Tente uma maneira diferente de se conectar com amigos e colegas – uma sala de bate-papo ou reunião de Zoom durante uma refeição. Entrei para um coral de 20 vozes que nunca cantei e cantei fisicamente em um arranjo de cinco partes gravado – tudo em minha casa! ”

Encontre maneiras de aliviar o estresse

Tudo o que você leu até esse momento pode ajudá-lo a gerenciar o estresse e a ansiedade. Comer de maneira saudável, ser ativo e dormir o suficiente nos ajudam a mitigar os efeitos do estresse e da ansiedade em nossos corpos. Mais uma técnica é o pensamento positivo.

Lembrar e reconhecer o bem em nossas vidas é uma ação poderosamente positiva. “Praticar gratidão pelo que ainda temos – nossa saúde, nossas famílias, nossas casas, alimentos, o que quer que seja – em vez de ensaiar a ‘perda’ diária de vida e rotina como a conhecemos, é uma prática importante de saúde”, observa Dr. Crocker.

Em nossa casa, nos revezamos em dizer graça antes de jantar. Uma parte da graça é declarar algo pelo qual somos gratos e, geralmente, acaba sendo um monte de coisas, às vezes idiotas como nossos gatos abraçando-nos ou o sol brilhando. Mas sempre nos faz sorrir!

Siga me no twitter @drmoniquetello

Para obter informações sobre o coronavírus ou COVID-19, consulte o Centro de Recursos de Coronavírus da Harvard Health Publishing e os podcasts.

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