8 novos segredos para aliviar a dor muscular naturalmente

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Dor muscular de início retardado (DMIT) – dor que se instala em um ou dois dias após um treino intenso – é uma faca de dois gumes. Por um lado, músculos sensíveis podem ser o sinal de um treino bem feito; por outro lado, a recuperação dolorida pode ser um indicador de disfunção ou muito estresse em seu sistema.

A verdade é que a dor não precisa ser o efeito colateral inevitável de exercícios intensos. Aquecimentos eficientes, hidratação adequada e remédios naturais podem ter um impacto poderoso no corpo humano. Aqui estão oito maneiras de combater (e prevenir) a dor pós-treino de forma natural.

1. Faça um aquecimento dedicado

Os exercícios que exigem esforço excessivo, como o treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT) e o CrossFit, muitas vezes podem deixá-lo com dores. Mas não é tanto o treino em si que é o culpado. Em vez disso, é o corpo que você está trazendo para o treino, diz Brian Bradley, diretor de fitness da Elev8d Fitness, o novo programa de exercícios domésticos de oito minutos dos especialistas da Sonima. Se você trouxer um corpo rígido e desalinhado para a boa forma, pode estar, sem saber, dando boas-vindas ao aumento da dor e tensão muscular.

Felizmente, um pouco de trabalho de preparação compensa. Apenas um simples treino de oito minutos que conduz seu corpo por toda a sua amplitude de movimento e alinha as principais articulações pode diminuir drasticamente a dor. Os movimentos dinâmicos despertam os músculos centrais e profundos e ajudam a corrigir a postura para que você se mova com mais eficiência durante o resto da atividade. “Você obterá muito mais do seu treino real porque será capaz de ficar mais ereto, onde o tecido pulmonar e o diafragma podem funcionar corretamente, alimentando seu corpo com mais oxigênio”, diz Bradley.

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2. Preencher em H20

Mergulhar em um banho de gelo pode contrair os vasos sanguíneos e interromper a inflamação, retardando a dor muscular associada ao exercício. Mas simplesmente beber água também pode proporcionar alívio. “Muitas vezes, as pessoas ficam com dores musculares e uma resposta inflamatória geral por estarem desidratadas”, diz Janet Zand, uma especialista em medicina natural e consultora médica naturopata da Sonima. A pesquisa até demonstra que ficar desidratado durante um treino pode agravar a DOMS.

Se você suar muito ou sentir sede durante o dia, pule o café e beba um pouco de H20 puro, diz Zand. A pessoa média precisa de cerca de 12 xícaras por dia, de acordo com o National Institutes of Health (NIH). Mas esse número é maior se você estiver ativo. Além disso, é melhor beber pequenas quantidades de água durante um período de tempo, pois muita água de uma vez pode perturbar seu estômago.

3. Massagem com óleos ayurvédicos

Na medicina ayurvédica, a dor ou desconforto muscular é visto como um agravamento da energia vata, que se comporta como o vento, diz Jayagopal Parla, MD, professor de medicina ayurvédica na American University of Complementary Medicine em Beverly Hills. Quando você movimenta o corpo a ponto de ficar estressado e esgotado, essa deficiência pode ser preenchida por vata, deixando uma secura nos músculos, que se manifesta como dor ou dor, diz ele. Massagear o corpo com um óleo como Mahanarayana Thailam antes dos exercícios pode prevenir a inflamação e impedir que o vata alcance estados anormais, diz Parla.

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4. Experimente arnica

Esta flor potente demonstrou ter propriedades antiinflamatórias que aliviam os músculos doloridos. Um pequeno estudo com corredores descobriu que pessoas que aplicaram arnica tópica nos músculos após um treino intenso relataram menos dor e sensibilidade muscular 72 horas após o exercício. Aplique-o topicamente ou tome o suplemento dissolvente debaixo da língua a cada hora por duas a três horas, sugere Zand.

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5. Mergulhe em um banho de óleo de hortelã-pimenta e alecrim

Os sais de Epsom são uma solução conhecida para os músculos doloridos, mas existem outros rituais de banho que vale a pena adotar. Zand prefere óleo de hortelã-pimenta antiinflamatório. A National Association for Holistic Aromatherapy concorda que o óleo pode ser benéfico para dores musculares. Adicione-o à água do banho para um banho rejuvenescedor (e perfumado).


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6. Experimente óleo CBD

Canabidiol (CBD) – um dos canabinóides encontrados na maconha (mas não a substância química responsável pela alta da droga) – é o analgésico mais recente do dia. E pesquisas, incluindo uma revisão das Academias Nacionais de Ciências, Engenharia e Medicina, confirmam que os canabinóides podem de fato ser potentes analgésicos.

“Para muitas pessoas, o óleo CBD funciona muito bem para aliviar os músculos doloridos”, diz Zand. Por enquanto, os dados ainda estão tentando alcançar a variedade de produtos no mercado, mas algumas pesquisas preliminares sugerem que o CBD tópico pode ser benéfico para a dor.

7. Encontre a mistura certa de ervas

Certas ervas e especiarias podem reduzir a dor e a sensibilidade muscular, diz Parla. Cúrcuma, cominho, coentro, gengibre e sementes de endro são conhecidos por aumentar o fluxo sanguíneo e linfático para os músculos, diz ele. Adicione-os a uma refeição ou beba com chá para saborear ao longo do dia. Parla também sugere Vidarikanda ou Kapikachhu, pós de plantas ayurvédicas para misturar ao leite de nozes para uma bebida pós-treino. Isso pode funcionar para pacificar vata e prevenir dores musculares, diz ele.

8. Dê um mergulho no oceano

Você provavelmente já ouviu alguém pregar os poderes da água salgada depois de longas férias. Pode haver algo nisso. “O oceano está repleto de todos os tipos de minerais, como magnésio e iodo, e também é tipicamente frio, o que pode ser antiinflamatório”, diz Zand. Considere-o o banho de sais de Epsom (mais frio) da natureza.

Transforme seu corpo sem todas as dores! Experimente a série de exercícios para casa, mover-se melhor, sentir-se melhor e ter uma aparência melhor. Você ganhará força, aumentará a energia e terá uma postura melhor sem bater em seu corpo.



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