A ligação entre gordura abdominal e morte: qual é a forma da saúde?

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O índice de massa corporal, ou IMC, tem sido a ferramenta padrão para avaliar o status do peso e risco à saúde. Um cálculo de seu tamanho que leva em consideração sua altura e peso, o IMC é frequentemente usado porque é uma ferramenta de medição rápida, fácil e econômica. No entanto, carece de qualquer avaliação de quanta gordura uma pessoa tem ou como ela é distribuída por todo o corpo, sendo que ambos são indicadores importantes da saúde metabólica. Um estudo recente publicado em O BMJ analisaram diferentes medidas de forma corporal – mais especificamente, de gordura central ou abdominal – para determinar quais medidas eram mais preditivas de morte prematura.

Gordura abdominal associada a maior risco de morte

Os pesquisadores neste estudo analisaram as seguintes medidas de gordura central: circunferência da cintura, quadril e coxa; relação cintura-quadril; relação cintura-altura; relação cintura-coxa; índice de adiposidade corporal (que incorpora a circunferência do quadril e a altura); e um índice de forma corporal (calculado a partir da circunferência da cintura, IMC e altura).

Eles descobriram que uma circunferência maior do quadril e da coxa (às vezes chamada de formato de pêra) estava associada a um menor risco de morte por todas as causas. Todas as outras medidas, que indicaram gordura localizada centralmente (às vezes chamada de formato de maçã), foram associadas a um maior risco de morte. Ou seja, quanto mais gordura abdominal uma pessoa possui, maior o risco de morrer por qualquer causa.

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O que estes resultados significam?

Essas descobertas nos dizem que não apenas a quantidade total de gordura corporal determina o risco à saúde, mas também a localização dessa gordura no corpo de uma pessoa. Pesquisas anteriores mostraram que a obesidade abdominal está mais fortemente associada do que a obesidade geral a fatores de risco cardiovascular, como aumento da pressão arterial, níveis elevados de triglicerídeos no sangue e diabetes tipo 2. Estudos demonstraram que está até relacionado com demência, asma e alguns tipos de câncer.

A gordura localizada ao redor do abdômen, particularmente a gordura visceral ao redor do fígado e órgãos internos, é altamente inflamatória e metabolicamente disruptiva: ela libera moléculas inflamatórias que contribuem para a resistência à insulina, diabetes tipo 2 e, em última instância, doenças cardiovasculares. Em contraste, a gordura localizada nos quadris e coxas é protetora. Esses efeitos protetores incluem uma associação com colesterol total mais baixo, colesterol LDL (ou ruim), triglicerídeos, calcificação arterial, pressão sanguínea, níveis de glicose e insulina no sangue e maior sensibilidade à insulina.

Tomados em conjunto, esses achados demonstram a importância de usar o IMC junto com medições de gordura abdominal para avaliar totalmente o risco à saúde.

O que estava faltando nesta análise?

Pesquisadores no BMJ estudo analisou os dados de vários ângulos, dividindo os resultados por categorias diferentes, como sexo, localização geográfica, tabagismo, IMC, atividade física e presença de doenças como diabetes e hipertensão.

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Notavelmente, eles não analisaram a relação entre obesidade abdominal e mortalidade entre diferentes raças ou etnias. Um estudo de 2005 demonstrou que a circunferência da cintura era um indicador melhor do risco de doença cardiovascular do que o IMC, e propôs diferentes pontos de corte da circunferência da cintura variando por raça / etnia e sexo para avaliar com mais precisão esse risco.

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Mais recentemente, uma declaração de 2015 da American Heart Association alertou sobre o erro de classificação da obesidade (e risco cardiovascular) em diferentes grupos raciais e étnicos. Especificamente, os limites atuais podem levar a subestimar o risco nas populações asiáticas e superestimar o risco nas populações negras. Como resultado, as pessoas nesses grupos podem perceber incorretamente seu status de peso e os médicos podem deixar de oferecer opções de tratamento adequadas.

O que você pode fazer para reduzir seu risco?

A pergunta para a qual todos querem saber a resposta é: como você pode diminuir a gordura abdominal? Bem, há boas e más notícias. Um estudo mais antigo analisando a distribuição de gordura entre gêmeos idênticos e fraternos revelou a má notícia: a forma como seu corpo armazena gordura é amplamente determinada pela genética.

A boa notícia é que a gordura abdominal responde aos mesmos hábitos comportamentais e estratégias recomendadas para a saúde geral e perda de gordura corporal total. Essas estratégias incluem o seguinte:

  • Faça uma dieta saudável, incorporando proteína magra, frutas, vegetais e grãos inteiros.
  • Limite os carboidratos processados ​​e, especialmente, os açúcares adicionados, que são açúcares que não ocorrem naturalmente nos alimentos.
  • Faça atividade física adequada, pelo menos 150 minutos por semana de atividade física moderada a vigorosa.
  • Tenha um sono reparador adequado: para a maioria dos adultos, isso significa sete a oito horas por noite.
  • Limite o estresse, pois está correlacionado com a liberação do hormônio cortisol, que está ligado ao ganho de peso abdominal.

Racismo e fatores socioeconômicos tornam a perda de gordura mais difícil para alguns

Embora os indivíduos tenham algum controle sobre os fatores de estilo de vida acima, devemos reconhecer que existem fatores em nível de sistema que afetam a capacidade de uma pessoa de ter acesso a alimentos saudáveis, praticar atividades físicas regulares, dormir o suficiente e reduzir os níveis de estresse. Esses desequilíbrios no acesso estão há muito tempo associados às disparidades na saúde.

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Isso é particularmente relevante à medida que entramos em 2021 – em meio à pandemia do coronavírus e exacerbado pela agitação social e política nos Estados Unidos. Como nação, devemos enfrentar esses desafios e encontrar soluções em todo o sistema para reduzir as barreiras socioeconômicas e eliminar o racismo, a fim de melhorar a agência individual e a capacidade de levar vidas mais saudáveis.

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