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Esteja você trabalhando em uma mesa, viajando, assistindo TV, estacionando para comer ou sentado para socializar, o tempo que você passa com o seu traseiro em uma cadeira não está favorecendo seu corpo. Ficar sentado por horas a fio é uma grande parte do motivo pelo qual seus ombros, glúteos e quadris ficam rígidos como uma prancha quando você se deita na cama à noite.

Mas quando se trata das doenças físicas que se seguem a um longo dia atrás da mesa, realmente não é o problema, diz Pete Egoscue, co-fundador da Elev8d Fitness, o inovador programa de exercícios em casa da Sonima. “Se sua mente pode conceber uma posição ou atividade, o corpo é capaz de implementá-la sem se prejudicar”, diz ele. Está trazendo um corpo desalinhado para a cadeira que causa muitos dos problemas que atribuímos ao sentar-se.

Sim, você deve procurar sentar-se menos

É sempre uma boa ideia diminuir a quantidade de tempo que você gasta inativo. Inúmeros estudos mostraram que quanto mais horas você passa sedentário, maior o risco de doenças importantes, como diabetes e doenças cardíacas, e até morte precoce.

Existem certos efeitos colaterais da sessão prolongada que apenas os movimentos podem corrigir. Por exemplo, quando você se senta, a fáscia ao redor dos músculos é forçada a uma posição reduzida; portanto, quando você se levanta após uma ou duas horas, tenta esticar as fibras contraídas, explica Lev Kalika, DC, diretor clínico e fundador da reabilitação neuromuscular dinâmica de Nova York e fisioterapia em Nova York. Além disso, seu corpo também não pode circular sangue quando você está sentado; portanto, o líquido se acumula nos músculos abaixo da cintura. É por isso que você se sente tão rígido depois de um filme ou de uma longa reunião, ele acrescenta.

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Mover-se mais ao longo do dia pode ajudar com esses efeitos colaterais. De fato, um estudo da Universidade Estadual da Pensilvânia descobriu que sentar não leva a uma compressão medular significativa se as pessoas mudam de posição a cada 15 minutos.

Por que a funcionalidade é mais importante

“Somos uma máquina de movimento por design, mas nosso ambiente está mudando mais rapidamente do que podemos evoluir para acompanhar o ritmo”, diz Egoscue. “Se você não tem consciência do fato de que vivemos em um mundo imóvel, a hora que você passa na academia não resolve nenhum dos seus problemas.”

Por que não? Porque fazer pequenas caminhadas ao longo do dia e mover o corpo na academia não restaurará a funcionalidade real. “Seu corpo se adapta ao que quer que gaste tempo fazendo; assim, depois que seu corpo se adapta a ficar sem funções – relaxando em uma cadeira ou em um sofá, completamente inativo – você não pode resolver nenhum dos problemas sem corrigir sua funcionalidade”, diz Egoscue.

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Esta não é a situação apenas dos trabalhadores de escritório. “Quase todo mundo começa a se descontrair depois de apenas alguns minutos sentados em uma cadeira”, diz Kalika. “Como todas as articulações e músculos do seu corpo estão conectados, se seus ombros estão projetados para a frente e sua coluna está em uma curva C em vez de um S, isso faz com que sua pélvis se incline e você não está realmente sentado nos ossos que foram criados para sentar. “

Mas tem uma resposta! Sentar-se adequadamente é um estado ativo, não passivo, como a maioria de nós o trata. “Sentar-se de maneira adequada e alinhada ajudará você a se sentir menos rígido após um longo dia”, diz Egoscue. “Quanto mais você permite que seus grandes músculos posturais trabalhem, mais energia você queima, mais posturalmente é, e menos rigidez e sintomas visíveis você exibe ao ficar sentado o dia inteiro trabalhando”, diz ele.

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Idealmente, sente-se com os pés afastados na largura dos quadris e paralelos um ao outro, afastando-se da cadeira, ombros para trás e para baixo e o núcleo engatado. A parte complicada: manter uma boa postura pode cansar os músculos e a mente. Você precisa treinar seus músculos para ser ativado para a maratona em que a pratica, dia após dia.

E é aí que entra o Elev8d Fitness. Se você fizer os exercícios quatro dias por semana, treinará seu corpo para recrutar naturalmente esses grandes músculos posturais. “Você se sentará com o alinhamento adequado sem precisar pensar nisso”, diz Egoscue.

Kalika concorda: “Se você pode entrar no dia com o corpo alinhado e os músculos ativados e treinados para se sentar ativamente, isso pode atenuar as conseqüências físicas que a maioria das pessoas sente após um longo dia de sessão”.

Em outras palavras: pense em sentar como um treino. Você criará e manterá muito mais energia de uma posição ativa sentada do que a queda da curva C e a posição alinhada se tornará cada vez mais fácil. “Se você é funcional e faz as coisas que se mantêm funcionais todos os dias, é à prova de balas no mundo imóvel”, diz Egoscue.

Feliz sentado!

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