Antibióticos: este medicamento comumente usado encontrado para promover obesidade

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Pelo Dr. Mercola

Você pode estar ciente, e possivelmente já experimentou em primeira mão, que os antibióticos podem causar diarreia.

Isso ocorre porque os antibióticos, por definição, perturbam o equilíbrio das bactérias boas e más em seu trato gastrointestinal, muitas vezes matando microorganismos benéficos e prejudiciais sem distinção.

É por meio desse mesmo mecanismo que os antibióticos também podem fazer com que você ganhe peso extra.

Na verdade, o Dr. Martin Blaser, professor de microbiologia do Langone Medical Center da Universidade de Nova York, sugere que os antibióticos podem permanentemente alteram as bactérias intestinais e interferem com importantes hormônios da fome secretados pelo estômago, levando ao aumento do apetite e do índice de massa corporal (IMC).

Antibióticos levam ao aumento da gordura corporal e dos hormônios da fome

A pesquisa do Dr. Blaser mostrou que 18 meses após o uso de antibióticos para erradicar a bactéria H. pylori, existe:

  • Aumento de 6 vezes na liberação de grelina (o “hormônio da fome”) após uma refeição
  • Aumento de 20 por cento nos níveis de leptina (a leptina é um hormônio produzido pelo tecido adiposo)
  • Aumento de 5 por cento no IMC

Os níveis de grelina devem normalmente cair após uma refeição, para sinalizar ao cérebro que você está satisfeito e pronto para parar de comer; um aumento, portanto, diria essencialmente ao seu cérebro para continuar comendo, levando ao ganho de peso. Além disso, o aumento nos níveis de leptina é preocupante porque a superexposição a níveis elevados do hormônio pode levar à resistência à leptina, o que significa que seu corpo é incapaz de ouvir corretamente os sinais da leptina.

A maneira como seu corpo armazena gordura é um processo altamente regulado que é controlado, principalmente, pela leptina. Se você ganhar peso em excesso, a gordura adicional produzirá leptina extra que deve alertar seu cérebro de que seu corpo está armazenando muita gordura e precisa queimar o excesso.

Para fazer isso, são enviados sinais ao cérebro para parar de sentir fome e de comer. Quando você se torna resistente à leptina, seu corpo não consegue mais ouvir essas mensagens – portanto, ele permanece com fome e armazena mais gordura.

Curiosamente, você pode facilmente se tornar resistente à leptina comendo a típica dieta americana cheia de açúcar (particularmente frutose), grãos refinados e alimentos processados ​​… que, como os antibióticos, perturbarão o equilíbrio das bactérias em seu intestino.

Agricultores usam antibióticos para engordar o gado rapidamente

Cerca de 70 por cento de todos os antibióticos produzidos são usados ​​na agricultura – não necessariamente para combater doenças, mas sim para promover ganho de peso.

Conforme declarado pelo Ministério da Agricultura, Alimentação e Assuntos Rurais de Ontário:

“A administração contínua de baixa dose de um antibiótico pode aumentar a taxa e a eficiência do ganho de peso em animais saudáveis. A presença de antibióticos provavelmente muda a composição da flora intestinal para favorecer o crescimento. O debate está em andamento sobre como a flora intestinal é alterada; a mudança pode ser simplesmente uma redução no número, uma mudança na composição das espécies ou uma combinação das duas.

… Alguns antibióticos também podem aumentar o consumo e o crescimento da ração, estimulando os processos metabólicos dentro do animal. “

Infelizmente, essa prática também está contribuindo para a disseminação alarmante de doenças resistentes a antibióticos. No que se refere ao seu peso, há muitas razões para acreditar que esse mesmo fenômeno ocorre também em humanos, transformando figurativamente os americanos em bezerros cevados.

Suas bactérias intestinais e sua cintura andam de mãos dadas

A pesquisa do Dr. Blaser, por exemplo, descobriu que camundongos alimentados com antibióticos (em dosagens semelhantes às dadas a crianças para infecções de garganta ou ouvido) tiveram aumentos significativos na gordura corporal, apesar de suas dietas permanecerem inalteradas.

Vários estudos mostraram que pessoas obesas têm bactérias intestinais diferentes das pessoas magras, e que a alteração do equilíbrio microbiano no intestino pode influenciar seu peso. Aqui estão seis desses estudos:

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  1. Quando ratos receberam bactérias de ácido láctico no útero até a idade adulta, eles engordaram significativamente menos do que outros ratos que comem a mesma dieta hipercalórica. Eles também tinham níveis mais baixos de inflamação leve, que tem sido associada à obesidade.
  2. Bebês com alto número de Bifidobactérias e baixo número de Staphylococcus aureus – que podem causar inflamação de baixo grau em seu corpo, contribuindo para a obesidade – parecem estar protegidos do excesso de peso. Essa pode ser uma das razões pelas quais bebês amamentados têm menor risco de obesidade, já que as bifidobactérias florescem nas entranhas dos bebês amamentados.
  3. Dois estudos descobriram que indivíduos obesos tinham cerca de 20% a mais de uma família de bactérias conhecidas como Firmicutes e quase 90% menos de uma bactéria chamada Bacteroidetes do que pessoas magras. Firmicutes ajuda seu corpo a extrair calorias de açúcares complexos e depositar essas calorias na gordura. Quando esses micróbios foram transplantados em ratos de peso normal, esses ratos começaram a ganhar o dobro de gordura.
  4. Pessoas obesas foram capazes de reduzir sua gordura abdominal em quase 5% e sua gordura subcutânea em mais de 3%, simplesmente bebendo uma bebida de leite fermentado rica em probióticos por 12 semanas.
  5. Descobriu-se que os probióticos (bactérias boas) beneficiam a síndrome metabólica, que muitas vezes anda de mãos dadas com a obesidade.
  6. Os probióticos também podem ser benéficos para ajudar as mulheres a perder peso após o parto, desde o primeiro trimestre até a amamentação.

Bactérias intestinais saudáveis ​​não podem coexistir com antibióticos

Os antibióticos podem salvar sua vida se você desenvolver uma infecção bacteriana grave, mas é importante que você resista à tentação de pedir uma receita ao seu médico para cada infecção de ouvido, nariz ou garganta que apresentar. Da mesma forma para um resfriado ou gripe. Os antibióticos são inúteis contra infecções virais como essas e, quando usados ​​para essa finalidade, só prejudicam a saúde, eliminando as bactérias benéficas de seu intestino.

O uso de antibióticos se tornou tão rotineiro nos Estados Unidos que uma rodada das drogas pode não parecer grande coisa, mas lembre-se de que usá-los altera drasticamente a composição das bactérias em seu intestino, que precisarão ser reconstruídas para que você permaneça em boa saúde. Sempre que você usa um antibiótico, também aumenta sua suscetibilidade a desenvolver infecções com resistência a esse antibiótico – e pode se tornar o portador desse inseto resistente e até mesmo transmiti-lo a outras pessoas.

Em última análise, o problema do uso excessivo de antibióticos deve ser resolvido por meio de políticas públicas em nível nacional, especialmente na comunidade agrícola, mas eu recomendo que você também assuma a responsabilidade pessoal e avalie seu próprio uso de antibióticos e evite tomá-los – ou dar a seus filhos – a menos que seja absolutamente necessário.

Lembre-se de que os alimentos que você ingere também são uma importante fonte de exposição aos antibióticos, portanto, para proteger as bactérias intestinais, você deve comprar carne e produtos hortifrutigranjeiros cultivados organicamente sem antibióticos. Lembre-se de que os alimentos de cultivo convencional geralmente são cultivados em fertilizantes derivados de resíduos de animais de criação industrial e esgoto humano, que podem ser uma fonte de contaminação por bactérias resistentes a antibióticos.

A receita para bactérias intestinais saudáveis

As bactérias do seu intestino são vulneráveis ​​ao seu estilo de vida. Se você comer muitos alimentos processados, por exemplo, suas bactérias intestinais ficarão comprometidas porque os alimentos processados ​​em geral destruirão a microflora saudável e alimentarão bactérias e leveduras ruins.

Além dos antibióticos, as bactérias do seu intestino também são muito sensíveis a:

  • Água clorada
  • Sabonete antibacteriano
  • Químicos agrícolas
  • Poluição

Como praticamente todos nós estamos expostos a isso pelo menos ocasionalmente, garantir que as bactérias intestinais permaneçam equilibradas deve ser considerado um processo contínuo, e consumir alimentos fermentados é uma das melhores maneiras de fazer isso.

Uma das razões pelas quais os alimentos fermentados são tão benéficos é porque eles contêm bactérias do ácido láctico – um tipo de bactéria intestinal benéfica que a pesquisa mostra que pode ajudá-lo a permanecer magro.

Há muito tempo declarei que geralmente é uma escolha sábia “semear novamente” seu corpo com bactérias boas de vez em quando, tomando um suplemento probiótico de alta qualidade ou comendo alimentos tradicionalmente fermentados não pasteurizados, como:

  • Lassi (uma bebida de iogurte indiano, tradicionalmente apreciada antes do jantar)
  • Leite cru fermentado alimentado com capim orgânico, como o kefir
  • Várias fermentações em conserva de repolho, nabo, berinjela, pepino, cebola, abóbora e cenoura
  • Natto (estou fermentado)

Se você não come alimentos fermentados regularmente, um suplemento probiótico de alta qualidade pode ser extremamente útil para ajudar a manter as bactérias intestinais saudáveis ​​quando você se desviar de sua dieta saudável e consumir grãos ou açúcar em excesso, ou se precisar tomar antibióticos.

Lembre-se também de que é vital eliminar TODOS os açúcares. Eles sabotarão quaisquer efeitos benéficos dos alimentos fermentados, visto que agirão como nutrientes para as leveduras, fungos e bactérias patogênicas que estão em seu intestino.



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