Como evitar uma recaída quando as coisas parecem fora de controle

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

[ad_1]

Não há ninguém que negue que este foi um ano estressante. Como o Grateful Dead disse: “Se o trovão não te pegar, o raio vai.” Se você conseguir evitar pegar COVID, então provavelmente você está pelo menos lutando com alguma mistura de estresse financeiro e de cuidados infantis, as divisões políticas cruéis que vemos diariamente na televisão e nas redes sociais, e um universo social restrito. Nossa sociedade já sofre com uma epidemia de solidão que foi cruelmente agravada pelo distanciamento físico necessário para manter a pandemia sob controle.

Mesmo as pessoas que não lutam contra o vício estão descobrindo que seu uso de drogas e álcool está aumentando, junto com outros hábitos prejudiciais à saúde. Em um mundo perfeito, todos nós pegaríamos o tapete de ioga, daríamos caminhadas, comeríamos tofu, meditaríamos e praticaríamos a atenção plena, mas … somos apenas humanos. O estresse pode nos levar a nos sobressair, mas também pode nos levar a hábitos prejudiciais, seja sorvete ou batata frita, ou aquela cerveja extra de que sabemos que não precisamos. O estresse aditivo, multifatorial e implacável que o ano de 2020 trouxe desafiaria até mesmo um mestre zen a manter a calma.

Para aqueles que lutam para se recuperar de uma dependência de drogas ou álcool, cada dia pode ser um desafio, mesmo em um bom dia. É por isso que o ditado dos Alcoólicos Anônimos, “um dia de cada vez”, tem resistido ao teste do tempo e se mostrado tão útil como uma forma de fazer com que enfrentar o estresse de cada dia pareça controlável, sem recair na sua muleta entorpecente de escolha.

O que você pode fazer para permanecer em recuperação quando o mundo parece ter enlouquecido?

As pessoas brincam no Twitter sobre como o ano de 2020 foi a década mais longa de que podem se lembrar, mas, na verdade, é difícil para qualquer pessoa manter a serenidade com esta batida constante de notícias assustadoras. O que alguém pode fazer para proteger sua recuperação conquistada com dificuldade?

A resposta a essa pergunta depende de uma compreensão profunda do que realmente é a recuperação do vício. A recuperação não é negativa, a mera ausência de uso de drogas. Em vez disso, a recuperação é uma forma positiva de estar no mundo que substitui formas mais saudáveis ​​de lidar com problemas e interagir com as pessoas, de forma que as drogas e o álcool não tenham mais um ponto de apoio em sua vida. A recuperação significa conectar-se com outras pessoas e pedir ajuda quando você precisar, tanto quanto se trata não apenas de obliterar sentimentos negativos com uma droga ou bebida. Esses são os dois lados da mesma moeda. Recuperação é ser grato pelo que está indo bem em sua vida, em vez de se concentrar no que você não tem, no que você fez de errado ou no que poderia ter sido.

Costuma-se dizer que, quando uma pessoa tem uma recaída, o ato de tomar a droga ou a bebida é a manifestação final do colapso em seu processo de recuperação. Ou seja, as pessoas perdem de vista – e param de praticar – as formas positivas de ser e interagir que suplantaram o uso de drogas. A droga ou a bebida são deixadas para preencher o vácuo e apagar a dor. Por exemplo, alguém pode parar de ir às reuniões, parar de ver outras pessoas e, então, começar a se sentir solitário e sem esperança. Em seguida, eles estão procurando uma solução. Ou podem sair da rotina de exercícios e, consequentemente, parar de dormir bem, o que leva ao retorno dos sintomas de ansiedade. Logo, eles ficam infelizes o suficiente para dizer: “esqueça isso, estou pegando um pouco de vodka”.

Leia Também  A situação dos residentes de asilos em uma pandemia - Harvard Health Blog
cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Quanto maior o estresse, mais importante é a prática de hábitos saudáveis

Para combater os momentos de estresse (que são inevitáveis ​​na vida), devemos nos dedicar novamente aos nossos hábitos saudáveis. Quanto mais estressantes os momentos, mais importantes – até mesmo para salvar vidas – esses hábitos se tornam. É fundamental verificar-se diariamente, ser honesto consigo mesmo se estiver escorregando e ter técnicas para voltar aos trilhos.

Alguns dos hábitos que mantêm minha recuperação no caminho certo

  • Lembre-se de ser grato. Na reabilitação, tínhamos que escrever uma lista de gratidão diária. Embora eu seja muito preguiçoso para realmente escrever isso, faço uma lista mental todas as manhãs, e isso me fundamenta no fato de que há muitos motivos para ser otimista.
  • Exercício diário. Mesmo uma curta caminhada algumas vezes por dia é bom. O exercício diminui o estresse, melhora o sono e melhora o humor.
  • Preste atenção às suas necessidades. Um acrônimo para coisas que desencadeiam recaídas é HALT, que significa “faminto, zangado, solitário, cansado”. Fique por dentro dessas coisas, para não ficar tão infeliz a ponto de agir impulsivamente.
  • Tenha um mantra que diga a si mesmo para dar um impulso quando estiver se sentindo para baixo. Um mantra de recuperação de que gosto é “progresso, não perfeição”, o que significa que você está fazendo o possível para seguir na direção certa e que ninguém é perfeito.
  • Peça por ajuda! Não há vergonha nisso. Imagine um amigo seu, qualquer amigo. Agora, imagine que eles estão sozinhos, sofrendo e tão infelizes que estão prestes a beber até o esquecimento. Você não gostaria que eles ligassem para você e pedissem ajuda? Claro que sim! É assim que qualquer um de seus amigos ou familiares se sentiria se você também precisasse dessa ajuda.
  • Seja voluntário, envolva-se e ajude os outros. Quando você está ajudando outras pessoas, é muito mais difícil se concentrar e chafurdar em sua própria miséria.
  • Faça pausas para notícias. Esta é uma questão difícil, porque temos a obrigação de ser cidadãos informados nestes tempos difíceis, mas às vezes basta. Outro dia, voltando para casa depois de um dia complexo na clínica de cuidados primários, desliguei o NPR – sobre a pandemia – e comecei a ouvir os Beatles. Foi uma escolha fantástica, e mudou todo o meu dia.
Leia Também  Aumento das temperaturas: como evitar doenças e mortes relacionadas ao calor - Harvard Health Blog

Acima de tudo, se você cometer um deslize – sejam drogas, álcool, sua dieta, sua resolução de Ano Novo, jogos de azar – não se culpe. A autocompaixão é o que nos ajudará nesses tempos difíceis. Basta buscar a ajuda de que você precisa e perceber que esta é uma maratona, não uma corrida. Com um foco contínuo em hábitos saudáveis, relacionamentos sustentáveis ​​e maneiras de estar no mundo, ajudaremos uns aos outros – e a nós mesmos – passar por esses tempos aparentemente impossíveis.

A postagem Como evitar uma recaída quando as coisas parecem fora de controle apareceu primeiro no Harvard Health Blog.

[ad_2]

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
Rolar para cima