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Como manter sua prática de yoga durante as férias

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A temporada de férias é repleta de festividades, família, comida e diversão. No entanto, como todos sabemos, também pode se tornar um período muito ocupado e estressante. Durante esses dias, precisamos da nossa prática de yoga mais do que nunca. No entanto, mesmo que tenhamos as melhores intenções, frequentemente achamos cada vez mais difícil manter nossa rotina regular à medida que nos inundamos de planejamento, viagens e obrigações sociais. Todas essas demandas extras em nosso tempo também podem tornar difícil manter nossa energia e a capacidade de focar em nossa prática espiritual.

Não deixe que a natureza atormentada das férias roube você deste momento vital para si mesmo. Aqui estão sete coisas que você pode fazer para garantir que você mantenha sua prática e encontre alguma central necessária durante a agitação e alegria da temporada. Mais importante, faça o seu melhor para relaxar e aproveitar esses momentos especiais e fazer memórias com seus amigos e familiares. A prática de yoga é uma técnica para nos ajudar a nos sentir mais profundamente interconectados com tudo que nos rodeia. Essa época do ano pode ser vista como um teste particularmente interessante para nossa capacidade de tirar nossa prática do tapete pegajoso ou da almofada de meditação e compartilhar seus benefícios e efeitos positivos com os que estão ao nosso redor.


1. Marque uma consulta com você mesmo

É tão importante reservar um horário especial para a sua prática de ioga e guardar esse tempo como faria em qualquer compromisso. Se você sabe que tem um dia particularmente agitado pela frente, levante-se 1 hora antes do resto da sua família para honrar seu compromisso consigo mesmo. Se você pratica de manhã cedo, pode ser útil limpar o espaço em que você irá praticar e montar seu tapete de ioga na noite anterior para que, assim que acordar, você possa começar. Por outro lado, se for melhor para você dormir, faça um acordo com sua família, especialmente seu parceiro ou filhos, de que esse tempo privado é inviolável. Peça que eles o ajudem a proteger seu tempo de prática.

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2. Comece e termine sua prática com contemplação silenciosa

As férias podem ser um período estranhamente estressante, quando você percebe mais ansiedade, preocupação, medo ou raiva chegando. Para ajudar a combater essa ativação do sistema nervoso simpático, é muito útil dedicar alguns minutos para sentar-se em silêncio e se concentrar antes ou depois da prática. Comece observando sua respiração. Então conscientemente comece a prolongar sua expiração. Ao fazer isso, você estimula diretamente uma resposta parassimpática natural, que ajudará a aumentar seus sentimentos de calma, conexão e compaixão. Pode ser especialmente agradável incluir uma meditação de gratidão ou bondade amorosa para aumentar esse cultivo intencional de gratidão e bons desejos para si e para os outros. Ou você pode definir uma intenção para você, sua família ou o dia seguinte. Você pode fazer isso cantando um mantra específico, fazendo uma oração silenciosa ou recitando Om várias vezes.


3. Estabeleça metas realistas e planeje com antecedência

É útil manter uma perspectiva realista sobre quanto tempo você tem para praticar todos os dias. Se você tiver apenas 20 minutos, planeje uma rotina que caiba nesse período. Avalie o que é mais importante para você fazer, a fim de fazer com que pareça maximizar o tempo necessário para se conectar mais profundamente a si mesmo. Quando você tem menos tempo, é importante planejar com antecedência e saber quais posturas você pretende praticar. Certifique-se de mover a coluna em todas as direções cardeais: flexão para frente, flexão para trás, torção para cada lado, movimento lateral para cada lado, extensão e compressão. Dedique alguns minutos para incluir respiração consciente ou pranayama, relaxamento ou uma breve meditação. Acima de tudo, lembre-se de que, mesmo que seja altamente modificado, manter a continuidade de sua prática o ajudará a se sentir mental e emocionalmente equilibrado.

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4. Sinta o fluxo

Não se preocupe em fazer a posição perfeita com o seu corpo ou fazer uma sequência "correta" dentro da sua prática. Em vez disso, concentre-se na respiração e nas sensações sutis do corpo. Mergulhe no fluxo do corpo, respiração e movimento juntos. Deixe de lado quaisquer idéias preconcebidas sobre o que deve ser uma "boa" prática e permita que a prática de ioga se torne o que precisa ser para você naquele momento. Aprecie essa experiência pelo que é e aproxime-a com um senso de diversão e curiosidade. Comemore o fato de você ter conseguido tempo para se conectar com um aspecto mais profundo de si mesmo durante esta época do ano movimentada e estressante. Talvez até tente algo diferente ou novo.


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5. Hidrate e coma bem

As férias tendem a ser cheias de alimentos ricos, doces e indulgentes. Todas as células e tecidos do seu corpo precisam de água para funcionar adequadamente; lembre-se de se hidratar bem durante esses dias e noites exigentes e decadentes. Mesmo uma desidratação leve pode fazer você se sentir cansado e drenar sua energia. O corpo também precisa de água para se livrar de toxinas e resíduos e manter as articulações lubrificadas. Tente também evitar beber muito álcool, fazer grandes refeições tarde da noite e fazer lanche após a última refeição. Quando você come tarde da noite, fica mais difícil acordar cedo, sentindo-se revigorado. Se você sabe que vai se atrasar com a família ou amigos, planeje com antecedência e mude a prática de ioga do dia seguinte para uma hora de início posterior, se possível.

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6. Viaje com seu tapete de ioga

Se você estiver visitando uma família ou viajando durante as férias, traga seu tapete de ioga. Pode ser divertido assistir a uma aula de ioga local ou visitar um novo estúdio. Se você tem espaço para praticar por conta própria, participar de uma aula de ioga on-line pode ajudar a mantê-lo concentrado e motivado. Existem várias aulas com o mestre de yoga R. Sharath Jois no Sonima, que variam de uma aula curta de 10 minutos a uma aula de 60 minutos. Você também pode encontrar aulas gratuitas no YouTube. Fazer um esforço para se conectar com outros praticantes ou uma comunidade de yoga ajudará a apoiar sua prática. Além disso, essa pode ser outra maneira de manter o compromisso de reservar um tempo dedicado para você e sua prática.


7. Tome 5 minutos para respirar

Mesmo 5 minutos de respiração controlada e coerente ajudarão você a se sentir calmo, conectado e em paz durante períodos ocupados ou estressantes. Para praticar uma técnica de respiração coerente, sente-se confortavelmente ou deite-se. Aumente a inspiração até 4 a 6 segundos e expire até 6 a 8 segundos. Esse tipo de respiração consciente e controlada pode ajudar a reduzir os sintomas de insônia, ansiedade, depressão e outros tipos de agitação causados ​​pelo excesso de estresse acumulado no sistema nervoso. Junte isso a algumas posturas restauradoras, como as pernas na parede, ou deite-se sobre um travesseiro ou travesseiro em pose reclinada de ângulo encadernado. Fazer esse curto período de descanso e restauração enquanto conscientemente se concentra na respiração pode mudar drasticamente seu espaço mental e emocional para melhor.



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