Como testar a deficiência funcional de vitamina B12

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Dois casos de jovens indivíduos estritamente vegetarianos sem fatores de risco vascular conhecidos – ainda sofrendo um derrame ou derrames múltiplos. Por quê? Muito provavelmente porque eles não estavam tomando suplementos de vitamina B12, que leva a altos níveis de homocisteína, que pode atacar suas artérias.

Portanto, aqueles que comem à base de plantas e não tomam suplementos podem aumentar o risco de doença cardíaca e derrame. Agora, os vegetarianos têm tantos benefícios do fator de risco para doenças cardíacas que ainda correm um risco mais baixo em geral, mas isso pode ajudar a explicar por que os vegetarianos têm mais derrames. Presumivelmente, essa disparidade desapareceria com a suplementação adequada de B12 e esse benefício aumentaria ainda mais.

Comparados com os não vegetarianos, os vegetarianos desfrutam de todas essas outras vantagens: melhor colesterol, pressão arterial, açúcar no sangue e taxas de obesidade. Mas, como e aquele estudo de AVC? E mesmo entre os estudos que mostram benefícios, eles não são tão pronunciados quanto se poderia esperar, o que pode ser resultado do baixo nível de vitamina B12. A deficiência de vitamina B12 pode anular alguns dos benefícios da dieta vegetariana na prevenção de doenças cardiovasculares; portanto, para reduzir ainda mais o risco de doenças cardiovasculares, os vegetarianos devem ser aconselhados a usar suplementos de vitamina B12.

Como você pode determinar seu status B12? No momento em que você está sintomático com deficiência de B12, é tarde demais e, inicialmente, os sintomas podem ser tão sutis que você pode até sentir falta deles. E bem antes de desenvolver deficiência clínica, você desenvolve deficiência metabólica de vitamina B12: uma oportunidade perdida de prevenir derrames, onde você tem B12 suficiente para evitar os sintomas de deficiência, mas não o suficiente para manter sua homocisteína sob controle. O subdiagnóstico da doença resulta em grande parte da falta de compreensão de que um nível normal de B12 no sangue pode não refletir um estado funcional de B12 adequado. Os níveis de B12 no sangue nem sempre representam os níveis de B12 nas células. Você pode ter uma deficiência funcional grave de B12, embora seus níveis sanguíneos sejam normais ou até altos.

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A maioria dos médicos tende a presumir que, se o nível de B12 no sangue estiver “normal”, não há problema. Mas, dentro da faixa inferior do normal, 30% dos pacientes podem ter deficiência metabólica de B12, com níveis elevados de homocisteína.

Medir os níveis de ácido metilmalônico ou homocisteína diretamente é um reflexo mais preciso do estado funcional da vitamina B12. O ácido metilmalônico pode ser um teste simples de urina; você está procurando um valor inferior a 4 (microgramas por miligrama de creatinina). “O MMA elevado é um marcador específico da deficiência de vitamina B12, enquanto a homocisteína aumenta em [the context of] deficiências de vitamina B12 e folato ”; e assim, a deficiência metabólica de B12 é definida por uma elevação nos níveis de MMA ou pela elevação da homocisteína em pessoas que ingerem folato suficiente. Mesmo sem comer feijão e verduras, que contêm ácido fólico, o ácido fólico é adicionado à farinha por lei; e assim, os altos níveis de homocisteína hoje em dia podem ser principalmente um problema de B12. Idealmente, você está procurando um nível de homocisteína no sangue na casa de um dígito.

Medido desta forma, “a prevalência de deficiência funcional de vitamina B12 é dramaticamente mais alta do que se supôs anteriormente”, como 10% -40% da população em geral, e mais de 40% em vegetarianos, e a maioria dos veganos que não têm escrúpulos sobre obtendo seu B12. Alguns sugerem que aqueles em dietas à base de plantas verificam seu status de vitamina B12 a cada ano, mas você não deve precisar se estiver fazendo uma suplementação adequada e, evidentemente, existem casos raros de deficiência de vitamina B12 que não podem ser detectados em qualquer teste; então, é melhor apenas ter certeza de que você está recebendo o suficiente. Se você fizer o teste de homocisteína e ainda estiver na casa dos dois dígitos, mesmo apesar da suplementação de B12, tenho uma sugestão nos vídeos finais desta série, que veremos a seguir.

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