Correr, maratona pode melhorar a saúde do coração, mostra estudo: fotos

Correr, maratona pode melhorar a saúde do coração, mostra estudo: fotos

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Correr e outros exercícios moderados podem proteger contra doenças do estilo de vida. Um novo estudo mostra que o treinamento para uma maratona retarda o envelhecimento cardiovascular.

RichVintage / Getty Images


ocultar legenda

alternar legenda

RichVintage / Getty Images

Correr e outros exercícios moderados podem proteger contra doenças do estilo de vida. Um novo estudo mostra que o treinamento para uma maratona retarda o envelhecimento cardiovascular.

RichVintage / Getty Images

Se você já pensou em treinar para uma maratona, mas está um pouco intimidado com a ideia de 42 quilômetros, aqui está uma motivação.

Um programa de treinamento lento e constante de 6 meses, projetado para aumentar gradualmente a resistência e a quilometragem, deu a um grupo de corredores iniciantes, com idades entre 21 e 69 anos, um impressionante aumento na saúde do coração.

“O que descobrimos neste estudo é que somos capazes de reverter os processos de envelhecimento que ocorrem no [blood] “, diz o autor do estudo, Dr. Anish Bhuva, bolsista da British Heart Foundation em Cardiologia no Barts Heart Centre, no Reino Unido.

Cada um dos 138 corredores recebeu uma varredura no início e no final do treinamento. Usando essas imagens, os pesquisadores documentaram reduções na rigidez da artéria aórtica, que foram equivalentes a uma redução de quatro anos na idade vascular. Os resultados são publicados no Jornal do Colégio Americano de Cardiologia.

“À medida que envelhecemos, o processo normal de envelhecimento causa alterações no coração e nos vasos”, diz Bhuva. “Quando os principais vasos sanguíneos do seu corpo ficam mais rígidos, significa que você aumenta a pressão sanguínea”.

Leia Também  Atualizações ao vivo do Coronavirus: NPR

E o endurecimento das artérias aumenta o risco de doenças cardíacas, incluindo um “maior risco de derrame, insuficiência cardíaca, problemas renais e demência”, diz Bhuva.

Dica 1: comprometa-se com uma corrida ou evento específico

Nada concentra a mente como um prazo. 18 milhões de pessoas nos EUA participaram de corridas no ano passado. Se uma maratona parecer assustadora, aponte meio ou cinco minutos. O simples ato de se registrar pode motivá-lo a começar o treinamento. A Parkrun EUA organiza corridas cronometradas de 5k em todo o país, gratuitas e abertas a todos.

Dica 2: defina metas realistas de treinamento

Se você é novo na corrida, o aplicativo Couch to 5k o guia por uma série de exercícios de 30 minutos de intensidade crescente ao longo de 9 semanas. Para corridas mais longas, você precisa de um certo nível de condicionamento físico e deseja aumentar gradualmente sua resistência. Um método de treinamento popularizado pelo livro Maratona: você pode fazê-lo Jeff Galloway é uma abordagem bem testada.

Dica 3: encontre um grupo ou parceiro

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

“Normalmente dizemos a nossos pacientes:” Você precisa correr ou se exercitar 150 minutos por semana. Mas é claro, essa é uma receita muito chata para as pessoas seguirem “, diz Bhuva. Quando você encontra um grupo ou parceiro para treinar, aumenta a probabilidade de você continuar com ele.

Mas seu estilo de vida e hábitos podem modificar a taxa e a extensão dessas mudanças. “Muitos estudos mostraram que o exercício ao longo da vida reduz o enrijecimento da aorta”, diz Bhuva. O valor do novo estudo da maratona é que ele mostra até que ponto as pessoas podem fazer melhorias.

Leia Também  SisterIn SignIn - A vida equilibrada

“Eu não sou um corredor, mas quando descobrimos esses resultados, decidi começar a correr”, disse Bhuva à NPR. Ele diz que seu plano é começar a treinar para uma meia-maratona.

Os benefícios para a saúde do coração documentados no estudo provavelmente têm muito menos a ver com o evento de corrida única do que com o fato de o programa de treinamento ter as pessoas com o hábito de exercícios regulares e moderadamente intensos, diz o pesquisador de exercícios Dr. Tim Church, professor adjunto do Pennington Biomedical Research Center. Em média, os participantes corriam entre 10 e 21 km por semana, durante o treinamento, portanto, não longas distâncias.

“O programa de treinamento foi muito prático e factível”, diz Church, que não estava envolvido no estudo, mas que revisou o regime de treinamento e os resultados para a NPR. “Foi um crescimento lento ao longo de seis meses”, diz Church.

E, descobriu-se, que os corredores mais velhos e mais lentos obtiveram mais benefícios, em termos de redução da pressão arterial e rigidez arterial.

Obviamente, correr uma maratona não é uma boa meta para todos, e é melhor consultar seus profissionais de saúde antes de se comprometer, principalmente se você tiver problemas nas articulações ou no coração. Porém, Church diz que a maioria das pessoas pode encontrar uma maneira de praticar mais atividades físicas, seja de bicicleta, natação, remo ou até caminhadas.

“Eu sempre aponto para as diretrizes federais de atividade física”, diz Church. Essas diretrizes recomendam que os adultos procurem 150 minutos de atividade aeróbica de intensidade moderada ao longo de uma semana. As diretrizes são baseadas em um conjunto de evidências de que cerca de 30 minutos de exercício por dia são suficientes para reduzir o risco de doenças no estilo de vida.

Leia Também  Lobbying do Remdesivir-Maker Gilead atingiu novo recorde no 1º trimestre: chutes

Mesmo entre as pessoas com doenças cardíacas existentes, a Igreja aponta evidências de que a atividade física regular pode ajudar a melhorar os principais marcadores da saúde do coração. E, pesquisas mostram que o exercício pode ajudar a aliviar a ansiedade, a depressão e até os distúrbios do sono.

“Os benefícios começam quando você sai do sofá e começa a se mover”, diz Church.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
Rolar para cima