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Deixe ir o passado: uma prática de meditação

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Querido John,

Costumo relembrar minha vida e pensar em todos os arrependimentos que tenho. Há uma lista de coisas que eu gostaria de ter feito em vez do que realmente fiz. O que posso fazer para deixar o passado de lado e aceitar que não posso mudá-lo?

A partir de,
Preso no passado

Caro preso no passado,

Obrigado por escrever. Acho que a maioria de nós pensou em nossas histórias pessoais da maneira que você descreve e, de fato, os fatos do passado não são algo que possamos mudar. No entanto, podemos melhorar nosso relacionamento com a forma como nos mantemos atualmente e com nossa história, e é nisso que vamos nos concentrar aqui.

Ao refletir sobre o nosso passado, podemos cair em uma armadilha conhecida como viés da retrospectiva. Essa é nossa tendência a julgar nossas experiências passadas da perspectiva de nossos conhecimentos e habilidades atuais. Essa perspectiva pode causar angústia. Quando aplicamos nosso conhecimento existente ao passado, podemos concluir que deveríamos saber melhor ou fazer algo diferente para impedir que isso acontecesse.

Esse tipo de pensamento pode levar a conclusões falsas. Essas conclusões errôneas não consideram a possibilidade de que o evento adverso possa ter acontecido de qualquer maneira ou em outro momento. Além disso, devemos considerar que a maioria das pessoas age com seus melhores conhecimentos e habilidades definidos no momento. Portanto, é injusto comparar o seu eu passado com o seu eu atual e mais desenvolvido.

Lembrar e entender esse viés é um caminho para fazer as pazes com o passado e liberar nossa energia para ser intencional no momento presente. O viés retrospectivo parece útil a partir de uma posição teórica, mas como podemos nos libertar de crenças inúteis que desenvolvemos?

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O restante deste artigo descreve um processo meditativo sobre como deixar passar a autocompaixão. Você precisará de um espaço silencioso, de um diário e de um tempo moderado para concluir esta prática com integridade.


Uma prática de meditação para deixar o passado para trás

1. Reserve alguns momentos para se acalmar e observar sua respiração.

2. Quando você se sentir decidido, chame a atenção para uma lembrança ou evento do seu passado que você se sinta capaz e pronto para liberar.

3. Quando você tiver esse evento ou memória em sua consciência, observe como isso o afeta. Registre quais imagens, sensações físicas, emoções ou pensamentos surgem para você. Normalmente, aspectos do passado que nos assombram causam algum aperto físico, tensão ou preensão nos músculos. Você pode notar alterações no seu padrão respiratório ou talvez alterações no seu batimento cardíaco.

Pode ser útil fazer uma pausa aqui e registrar suas observações. Então, por enquanto, permita que sua experiência seja como é. Não há nada a fazer e nenhum lugar para ir com isso. Por enquanto, deixe estar.


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4. Informe-se e determine quais outros eventos significativos podem ter ocorrido em sua vida que possam ter influenciado suas ações passadas. Faça isso com compaixão e sem culpa ou julgamento. Quando sentir que reuniu todos esses dados, reserve um momento e anote-os.

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5. Em seguida, reflita sobre como esse evento pode impactar sua opinião sobre si mesmo. Como isso muda seus sentimentos em relação aos outros ou seu relacionamento com eles? Como isso afeta sua visão atual do mundo em geral? Por exemplo, essa coisa que você gostaria de ter feito contribui para você acreditar que é culpado ou falho? Você acha que os outros pensam menos de você? Essa experiência muda sua crença de que o mundo é principalmente um lugar benevolente onde você pode ter uma vida significativa? Mais uma vez, faça uma pausa e registre suas reflexões.

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6. Depois de anotá-las, veja se você pode desafiá-las. Algumas perguntas úteis que você pode fazer a si mesmo incluem: a) Essas interpretações são 100% precisas? b) Eles estão servindo a sua cura ou mantendo você preso? Se você concluir que essas são crenças falsas que o mantêm preso, é uma boa idéia descobrir uma versão alternativa deles.

Desafiar esses pensamentos permitirá que você comece a liberá-los. Esse processo pode ser complicado. Uma técnica útil vem da professora de auto-compaixão Kristin Neff. Ela sugere pensar no que você pode dizer a um amigo próximo se ele estiver sofrendo da mesma forma que você. Convido você a participar desta consulta e ver o que encontrou. Então, quando você se sentir pronto, escreva as declarações.

7. Quando estiver pronto para o próximo estágio, mude para oferecer as declarações amáveis ​​e amorosas que você diria a seu amigo para si mesmo. Recite essas afirmações para si mesmo enquanto está sentado em meditação. Observe como a oferta dessas frases mais amorosas para si mesmo pode mudar sua experiência em contraste com o local onde você estava no início de toda a prática. Mais uma vez, observe seus pensamentos, emoções e sensações físicas em seu corpo. De que maneira a inserção desse elemento de autocompaixão em sua prática mudou sua experiência? Você se sente mais capaz de liberar as formas antigas e habituais de pensar sobre seu passado e confiar em sua nova perspectiva?

Você provavelmente terá que trabalhar essa prática várias vezes e modificá-la de qualquer maneira necessária para aumentar sua ressonância para você. Tome seu tempo e seja paciente e gentil consigo mesmo.

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Obrigado por escrever sua pergunta. Desejo-lhe o melhor nesta jornada.

Muitas bençãos,
John



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