Espinafre, Ovos e Queijo Gouda para Combater COVID?

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As deficiências nutricionais podem causar um grande impacto à sua saúde, e isso inclui aumentar o risco de resultados graves no caso de infecções virais como o COVID-19. A vitamina K, uma vitamina lipossolúvel mais conhecida por seu papel na coagulação sanguínea e encontrada em alimentos como espinafre, ovos e alguns queijos, é uma das mais recentes a ser citada por seu potencial papel protetor contra COVID-19, que pode causar sangue degradação da coagulação das fibras elásticas nos pulmões.

Tanto o tromboembolismo, que ocorre quando um coágulo sanguíneo obstrui um vaso sanguíneo, quanto a coagulopatia, que é uma condição na qual a capacidade do seu sangue de formar coágulos é prejudicada, são prevalentes em casos graves de COVID-19 e estão associados a taxas de sobrevivência reduzidas da doença ,1 1 que de outra forma tende a causar sintomas leves ou inexistentes na maioria das pessoas afetadas.

“A coagulação é um equilíbrio intrincado entre os processos de promoção e dissolução de coágulos, nos quais a vitamina K desempenha um papel bem conhecido”, escreveram pesquisadores holandeses em um estudo da Preprints,2 levando-os a sugerir que os níveis de vitamina K podem ser baixos em pessoas com COVID-19 grave.

Baixo nível de vitamina K está associado a COVID-19 grave e a maus resultados

Para testar sua hipótese, os pesquisadores estudaram 123 pacientes internados no hospital Canisius Wilhelmina em Nijmegen, uma cidade na Holanda, com o COVID-19, juntamente com 184 pacientes-controle. Os níveis de vitamina K e a degradação da elastina foram medidos, com a vitamina K avaliada pela medição da proteína Gla da matriz desfosfo-não carboxilada (dp-ucMGP), que está inversamente relacionada ao status da vitamina K.

A degradação da elastina foi medida via desmosina, um aminoácido encontrado nos tendões e um componente da elastina. Os pacientes com COVID-19 com resultados desfavoráveis ​​apresentaram níveis significativamente mais altos de dp-ucMGP, indicando baixa vitamina K, em comparação com aqueles com doença menos grave. O dp-ucMGP também foi significativamente elevado nos pacientes com COVID-19 em comparação com aqueles sem a doença, e os níveis de dp-ucMGP e desmosina foram significativamente associados.3 Segundo os pesquisadores:4

“O status da vitamina K foi reduzido em pacientes com COVID-19 e relacionado ao mau prognóstico. Além disso, o baixo nível de vitamina K parece estar associado à degradação acelerada da elastina. Agora é necessário um estudo de intervenção para avaliar se a administração de vitamina K melhora o resultado em pacientes com COVID-19. ”

O autor do estudo, Dr. Rob Janssen, apoiou os níveis de vitamina K para aumentar os níveis de vitamina K, exceto para pessoas que tomavam medicamentos anticlotting.

Falando ao The Guardian, ele observou: “Temos uma intervenção que não tem efeitos colaterais, muito menos que um placebo. Há uma grande exceção: pessoas em uso de medicamentos anticlotting. É completamente seguro em outras pessoas. Meu conselho seria tomar esses suplementos de vitamina K. Mesmo que não ajude contra o Covid-19 grave, é bom para os vasos sanguíneos, ossos e provavelmente também para os pulmões. ”5 Você também pode encontrar vitamina K em uma variedade de alimentos.

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Dois tipos de vitamina K e onde encontrá-los

Existem dois tipos de vitamina K: filoquinona, ou vitamina K1, e menaquinonas, ou vitamina K2. A vitamina K1 é derivada de vegetais de folhas verdes, como espinafre, couve, brócolis e couve, e é mais conhecida pelo papel que desempenha na coagulação do sangue. Sem vitamina K1 suficiente, seu sangue não pode coagular adequadamente e você corre o risco de sangrar até a morte.

No entanto, de acordo com Leon Schurgers, cientista sênior da Universidade de Maastricht, na Holanda, que participou do estudo em destaque e que entrevistei em 2015, “… a absorção de vitamina K1 dos alimentos é extremamente baixa. Apenas 10% da vitamina K, encontrada em vegetais de folhas verdes, é absorvida no corpo … E não há variável ou modificação no consumo que aumentará significativamente a absorção. “

A vitamina K2, por outro lado, é mais conhecida por seu papel na saúde óssea e cardíaca e é encontrada em produtos animais alimentados com capim, como ovos de carne, fígado e laticínios, além de alimentos fermentados, como chucrute, certos queijos e o alimento fermentado de soja natto.

Embora a quantidade de vitamina K2 em certos alimentos, como o queijo, seja menor que a quantidade de vitamina K1 encontrada em vegetais folhosos e verdes, observou Schurgers, “toda a vitamina K2 é absorvida pelo organismo… A vitamina K2 no item alimentar é quase completamente absorvido. ” Natto é particularmente conhecido por sua alta concentração de vitamina K2, especificamente a vitamina K2 de cadeia mais longa conhecida como menaquinona-7 (MK-7).

Um estudo que analisou a biodisponibilidade da vitamina K descobriu que as concentrações circulantes de vitamina K2 eram cerca de 10 vezes maiores após o consumo de natto do que as de vitamina K1 depois de comer espinafre.6

“Eu trabalhei com um cientista japonês em Londres”, disse Janssen ao The Guardian, “e ela disse que é notável que nas regiões do Japão onde eles comem muito natto, não há uma pessoa para morrer de Covid-19. ; então é algo para mergulhar, eu diria. ”7

Além do natto, o queijo é o alimento com as maiores concentrações de menaquinona, mas os níveis variam de acordo com o tipo de queijo. Os queijos holandeses, como o gouda e o edam, têm concentrações relativamente altas, assim como os queijos franceses, como o queijo Munster.8 No entanto, muitos fatores afetam a quantidade de vitamina K2 em seus alimentos, incluindo quanto tempo é fermentado e se é feito com laticínios alimentados com capim ou criados em pastagens.

Por exemplo, laticínios pasteurizados e produtos de animais de criação industrial não são ricos em MK-4, uma forma de cadeia curta de vitamina K2. Somente animais alimentados com capim (não alimentados com grãos) desenvolverão níveis naturalmente altos.

A vitamina K também reduz as comorbidades do COVID-19

Um relatório da Missão Conjunta OMS-China sobre o COVID-19, divulgado em fevereiro de 2020, encontrou uma maior taxa de mortalidade bruta (CFR) entre pessoas com COVID-19 e condições adicionais de saúde. Enquanto aqueles que eram saudáveis ​​tinham uma CFR de 1,4%, aqueles com condições comórbidas tinham taxas muito mais altas, como a seguir:9

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  • Doença cardiovascular – 13,2%
  • Diabetes – 9,2%
  • Pressão alta – 8.4%
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Outro estudo que analisou o impacto de condições de saúde coexistentes, como pressão alta, doenças cardíacas e diabetes nos resultados do COVID-19, descobriu que eles estão ligados a “resultados clínicos mais ruins”, como a admissão em uma unidade de terapia intensiva, ventilação invasiva ou morte.10 O que isso significa é que diminuir o risco de doenças subjacentes, como diabetes, doenças cardíacas e pressão alta, pode melhorar seus resultados se você tiver COVID-19.

A vitamina K pode desempenhar um papel protetor aqui, pois está ligada ao diabetes e à saúde do coração. A ingestão de vitamina K1 e K2 pode estar associada a um risco reduzido de diabetes tipo 2.11

A vitamina K pode influenciar a sensibilidade à insulina por carboxilação da osteocalcina, que pode funcionar como um hormônio na regulação da sensibilidade à insulina. Também poderia desempenhar um papel na redução da resistência à insulina e do risco de diabetes tipo 2 por meio de efeitos no metabolismo do cálcio.12 Além disso, uma revisão publicada no Journal of Nutrition and Metabolism observou:13

“O aumento da ingestão de vitamina K1 em um estudo de coorte … demonstrou diminuir o risco de desenvolver diabetes em 51%. Uma revisão recente sugere que a suplementação de vitamina K pode ser usada como uma nova terapia adjuvante para melhorar o controle glicêmico e a qualidade de vida. ”

Vitamina K melhora a saúde do coração, também importante para o COVID-19

Como mencionado, as pessoas com doenças cardíacas têm resultados piores se desenvolverem COVID-19, e o papel da vitamina K na saúde do coração também é bem destacado, principalmente para a vitamina K2. Uma das razões pelas quais a vitamina K2 é tão importante para a saúde do coração tem a ver com uma bioquímica complexa que envolve a enzima matriz gla-proteína (MGP, encontrada no seu sistema vascular).14) e osteocalcina, encontrada no seu osso.

“Gla” significa ácido glutâmico, que se liga ao cálcio nas células da parede arterial e o remove do revestimento dos vasos sanguíneos. Depois de removida do revestimento dos vasos sanguíneos, a vitamina K2 facilita a integração desse cálcio na matriz óssea, entregando-a à osteocalcina, que por sua vez ajuda a “cimentar” o cálcio no seu interior.

A vitamina K2 ativa essas duas proteínas; portanto, sem ela, esse processo de transferência de cálcio das artérias para o osso não pode ocorrer, o que aumenta o risco de calcificação arterial. De fato, em um estudo, aqueles que tinham a maior quantidade de vitamina K2 tinham 52% menos chances de sofrer calcificação severa em suas artérias e 57% menos chance de morrer de doença cardíaca durante um período de sete a 10 anos.15

Baixos níveis de vitamina D e vitamina K também foram associados à pressão alta,16 outra condição que aumenta o risco de resultados ruins do COVID-19. Enquanto muitas pessoas – jovens e velhas – estão enfrentando diabetes tipo 2 e pressão alta, essas condições podem ser revertidas e, ao fazer isso, você reduz significativamente o risco de ficar gravemente doente com o COVID-19. Garantir que você está recebendo vitamina K suficiente é uma parte dessa equação.

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A vitamina K trabalha em conjunto com a vitamina D

Lembre-se de que a vitamina K2 também funciona em conjunto com a vitamina D e o magnésio. Portanto, é importante lembrar que a vitamina K2 precisa ser considerada em combinação com cálcio, vitamina D e magnésio, pois todos esses quatro têm uma relação sinérgica que afeta sua saúde.

A vitamina D também é digna de nota em termos de COVID-19, pois uma análise dos prontuários médicos revelou uma correlação direta entre os níveis de vitamina D e a gravidade da doença em pessoas infectadas com SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19.17

Para melhorar sua função imunológica e reduzir o risco de infecções virais, convém aumentar sua vitamina D para um nível entre 60 nanogramas por mililitro (ng / mL) e 80 ng / mL. Na Europa, as medidas que você procura são 150 nanomoles por litro (nmol / L) e 200 nmol / L. Isso, além de abordar a ingestão de vitamina K, é uma estratégia natural que pode reduzir significativamente o risco de doença grave por COVID-19.

Você está recebendo bastante vitamina K?

Pode ser difícil dizer se você está recebendo vitamina K suficiente, pois não há maneira fácil de rastrear ou testar a suficiência de vitamina K2. Atualmente, a vitamina K2 não pode ser medida diretamente, por isso é medida através de uma avaliação indireta da osteocalcina subcarboxilada. Este teste ainda não está disponível comercialmente, no entanto.

Como regra geral, se você tem osteoporose, doença cardíaca ou diabetes, provavelmente é deficiente em vitamina K2. Além disso, acredita-se que a grande maioria das pessoas seja de fato deficiente e se beneficiaria com mais K2, o que você pode obter comendo mais dos seguintes alimentos:

  • Certos alimentos fermentados, como natto, ou vegetais fermentados usando uma cultura inicial de bactérias produtoras de vitamina K2
  • Certos queijos como Brie, Munster e Gouda, que são particularmente ricos em K2
  • Produtos alimentícios orgânicos alimentados com capim, como gemas de ovos, fígado, manteiga e laticínios

Se você estiver tomando medicamentos com estatina, que sabidamente esgotam a vitamina K2,18 você também pode ser deficiente. Se você estiver interessado em suplementação, como orientação geral, recomendo obter cerca de 150 mcg de vitamina K2 por dia.

Outros recomendam quantidades um pouco mais altas – acima de 180 a 200 mcg. Felizmente, você não precisa se preocupar com uma overdose no K2, pois parece ser completamente não tóxico. Se você optar por um suplemento de vitamina K2, verifique se é o MK-7. A exceção é se você usa antagonistas da vitamina K, ou seja, drogas que reduzem a coagulação do sangue, reduzindo a ação da vitamina K. Nesse caso, evite suplementos de MK-7.

Lembre-se também de que a ingestão excessiva de vitamina K1 na dieta ou suplementar pode superar os efeitos anticoagulantes dos medicamentos para afinar o sangue. Além disso, ao tomar vitamina K, faça-o juntamente com uma gordura. Como a vitamina K é solúvel em gordura, ela não será absorvida adequadamente e, também, equilibrada com cálcio, vitamina D e magnésio.



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