Está se sentindo ansioso? Yoga pode ajudar a acalmá-lo

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QUINTA-FEIRA, 13 de agosto de 2020 (HealthDay News) – A ioga pode ajudar as pessoas a acalmar os nervos em frangalhos durante a pandemia do coronavírus, mas a prática antiga também pode ajudar aqueles com formas crônicas de ansiedade mais sérias, sugerem novas pesquisas.

O estudo comparou ioga, terapia cognitivo-comportamental (TCC) e gerenciamento de estresse no tratamento de pessoas com transtorno de ansiedade generalizada. Embora a terapia cognitivo-comportamental continue sendo o tratamento de primeira linha preferido para a ansiedade, a ioga – especificamente a ioga Kundalini – superou a educação para o gerenciamento do estresse durante as 12 semanas iniciais do estudo.

Quando os pesquisadores fizeram o acompanhamento seis meses depois, a TCC foi o tratamento mais eficaz dos três. Os efeitos da ioga e da educação sobre o estresse se estabilizaram após seis meses.

“O transtorno de ansiedade generalizada é uma condição crônica e prejudicial que é subtratada. Muitas pessoas não procuram ou não podem ter acesso a cuidados, portanto, embora existam tratamentos eficazes disponíveis, precisamos de mais opções para as pessoas ultrapassarem as barreiras aos cuidados”, disse o autor do estudo Dra. Naomi Simon. Ela é professora do departamento de psiquiatria da NYU Langone Health, em Nova York.

“Para as pessoas que podem não conseguir acessar o padrão ouro – terapia cognitivo-comportamental – a ioga é outra opção. Ela traz poucos riscos; é acessível; e tem pelo menos um efeito de curto prazo sobre a ansiedade”, acrescentou ela.

A terapia cognitivo-comportamental é uma forma de terapia psicológica. É projetado para ajudar as pessoas a identificar e mudar formas negativas de pensamento, de acordo com a American Psychological Association.

O estudo usou um tipo de ioga conhecido como Kundalini. Simon disse que esse tipo de ioga envolve três componentes: exercícios (poses); uma concentração na respiração; e uma atenção plena ou componente meditativo. Ela disse que outros tipos de ioga que dependem desses componentes provavelmente seriam úteis da mesma forma.

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O tratamento de gerenciamento de estresse foi uma aula que forneceu educação sobre tópicos de saúde e bem-estar, Simon observou.

O estudo incluiu mais de 225 voluntários com transtorno de ansiedade generalizada. A idade média deles era de 33 anos e cerca de 30% eram homens.

Os voluntários foram colocados aleatoriamente em um dos três grupos de tratamento: Kundalini ioga; CBT; ou educação sobre o estresse.

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Após 12 semanas de tratamento, os pesquisadores descobriram que a ioga e a TCC superaram a educação sobre o estresse. Mas a ioga não era tão eficaz no alívio da ansiedade quanto a TCC. Em um acompanhamento de seis meses, a TCC foi claramente mais eficaz do que os outros tratamentos. Nesse ponto, a ioga e a educação sobre o estresse mostraram níveis semelhantes de eficácia no tratamento da ansiedade.



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