Estresse e o coração: Lições da pandemia – Harvard Health Blog

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Os efeitos do COVID-19 foram extensos, com mais de sete milhões de casos confirmados e mais de 200.000 mortes apenas nos EUA. COVID-19 causou impactos adicionais na saúde; por exemplo, os pacientes demoraram a procurar atendimento devido a sintomas graves devido ao medo da exposição ao COVID-19. Mas as consequências do COVID-19 vão além da saúde apenas, com impactos diários em nosso bem-estar financeiro, social e emocional.

Ao tentarmos lidar e estabelecer essa nova normalidade, aprenderemos sobre os efeitos de longo prazo dessas adversidades. Os médicos já começaram a estudar os efeitos do estresse e da ansiedade relacionados ao COVID em pessoas ao redor do mundo.

Efeitos físicos do estresse

O estresse pode ter efeitos físicos reais no corpo e tem sido associado a uma ampla gama de problemas de saúde. O estresse ativa diretamente nosso sistema nervoso simpático, iniciando uma resposta de luta ou fuga que pode elevar a pressão arterial e o açúcar no sangue. Embora potencialmente útil a curto prazo do ponto de vista evolutivo, o estresse pode piorar a hipertensão e o diabetes quando ocorre cronicamente. O estresse pode interromper nosso sono e nos levar a fazer escolhas alimentares não saudáveis, pois buscamos alimentos reconfortantes ou abandonamos o controle das porções.

Um estudo recente sugere que o estresse devido à pandemia já pode estar afetando a saúde do nosso coração.

A ligação entre estresse e saúde do coração

A cardiomiopatia de estresse, também chamada de cardiomiopatia de Takotsubo e síndrome do coração partido, é uma doença cardíaca caracterizada por um início súbito de dor no peito e disfunção cardíaca que simula um ataque cardíaco. Mas, em contraste com o que é visto durante um ataque cardíaco, os médicos não conseguem encontrar evidências de um coágulo sanguíneo ou anomalias no fluxo sanguíneo cardíaco.

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Pacientes com cardiomiopatia de estresse típica são mulheres na pós-menopausa, apresentando início súbito de dor no peito e falta de ar. A ligação entre estresse e cardiomiopatia de estresse está bem documentada; os pacientes com cardiomiopatia por estresse freqüentemente experimentam estresse físico ou emocional na semana anterior à doença. O mecanismo exato dessa reação não é claramente compreendido, mas os pesquisadores descobriram mudanças no fluxo sanguíneo para o cérebro e na sinalização de hormônios relacionados ao estresse.

Os gatilhos emocionais da cardiomiopatia de estresse incluem a morte de um cônjuge ou membro da família, divórcio ou conflito interpessoal e desastres naturais, como terremotos e inundações. É lógico que conviver com o estresse crônico de uma pandemia global também pode desencadear essa síndrome.

O estresse relacionado à pandemia já está afetando a saúde do coração

Um estudo recente publicado em Rede JAMA aberta tentaram medir o efeito do estresse relacionado ao COVID-19 em nossa saúde observando a prevalência de cardiomiopatia de estresse durante a pandemia. Os pesquisadores compararam a incidência de cardiomiopatia de estresse durante a pandemia COVID-19 (1 de março a 30 de abril de 2020) com a incidência de cardiomiopatia de estresse durante três períodos anteriores (em 2018, 2019 e no início de 2020). É importante ressaltar que todos os pacientes incluídos no estudo tiveram resultados negativos para COVID-19.

Os pesquisadores descobriram que houve um aumento significativo na cardiomiopatia de estresse durante o período COVID-19, com a cardiomiopatia de estresse ocorrendo mais de quatro vezes mais do que o normal durante março e abril de 2020.

Felizmente, a função cardíaca normalmente se recupera em uma a duas semanas em pessoas com cardiomiopatia de estresse, e o prognóstico geralmente é bom. No entanto, os pacientes afetados apresentam um risco aumentado de recorrência.

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Tome medidas para controlar o estresse

Este estudo é um conto de advertência sobre o impacto do estresse. Isso serve como um bom lembrete de que todos devemos nos esforçar para minimizar o estresse, mesmo em tempos difíceis, e melhorar a forma como o lidamos. Algumas dicas práticas para controlar o estresse, incluindo escolher alimentos saudáveis, fazer exercícios regularmente, dormir o suficiente e manter contato com amigos e familiares.

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