Estudo mostra que os esportes são bons para o cérebro

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O nível de participação esportiva no ensino médio é o mais alto de todos os tempos.1 Os estudantes que praticam esportes competitivos desfrutam de benefícios físicos e mentais. Reduz a taxa de obesidade, diabetes tipo 2 e pressão alta. Também melhora a função cardiovascular e pulmonar e aumenta o potencial de os jovens continuarem fisicamente ativos durante toda a vida.2

Os pesquisadores também descobriram que os atletas que praticam esportes regularmente têm menor probabilidade de usar drogas e menos de fumar. Atletas do sexo feminino têm 80% menos probabilidade de engravidar durante o ensino médio do que suas colegas que não praticam esportes. Os alunos que praticam esportes têm melhor desempenho na sala de aula, com médias mais altas de notas, maior frequência e maior chance de frequentar a faculdade.

Em uma pesquisa com 75 empresas da Fortune 500, os pesquisadores descobriram que 95% dos vice-presidentes praticavam esportes no ensino médio. Um dos riscos de praticar esportes de contato total, no entanto, é uma lesão na cabeça, que os especialistas estimam que ocorre 300.000 vezes por ano durante a participação no ensino médio e esportes inter-universitários.3

Praticar esportes desenvolve aptidão mental e resposta sonora

Muitos dos benefícios de praticar esportes estão relacionados à aptidão mental ou flexibilidade mental. Os neurobiologistas da Northwestern University se concentram nisso em seus estudos sobre a resposta do cérebro ao som.4 Ao conectar uma série de eletrodos no couro cabeludo, eles podem gravar a resposta elétrica ao som e reproduzi-lo através de um alto-falante.

A pesquisadora principal Nina Kraus comentou que essa metodologia fornece informações sobre a saúde do sistema nervoso. Sua equipe descobriu que aqueles que são expostos à linguagem e à estimulação musical enquanto crescem têm menos probabilidade de ter estática neural ou geração de excesso de atividade elétrica.

Por outro lado, crescendo em um ambiente musical ou linguisticamente limitado, o cérebro pode ser excessivamente barulhento, o que interfere na sua capacidade de entender as informações auditivas. Seus resultados sugerem que praticar esportes oferece ao cérebro de um atleta maior capacidade de diminuir o ruído de fundo.5 Kraus explicou:6

“O cérebro tem fome de informações e na verdade cria atividade elétrica quando não chega o suficiente. Mas cria atividade aleatória e estática, o que no final é mais um problema porque atrapalha a interpretação do som. “

Os pesquisadores usaram um desenho de estudo transversal envolvendo 988 estudantes atletas. Eles avaliaram o processamento auditivo dos atletas medindo a resposta de frequência seguinte (FFR) usando eletrodos aplicados ao couro cabeludo.

O FFR foi usado por ser sensível à experiência, e os pesquisadores descobriram que a lesão reduz a amplitude. Eles mediram a amplitude FFR da resposta do cérebro, do ruído de fundo e a razão entre essas medidas, e descobriram que os atletas tinham uma resposta maior que os não atletas e concluíram:7

“Essas descobertas sugerem que praticar esportes aumenta o ganho de um sinal auditivo diminuindo o ruído de fundo. Esse modo de aprimoramento pode estar vinculado ao nível geral de condicionamento físico dos atletas e / ou à crescente necessidade de um atleta de se envolver e responder a estímulos auditivos durante a competição. ”

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Esportes podem prejudicar um cérebro barulhento

Kraus acredita que a capacidade de ouvir a direção durante esportes competitivos ajuda a “sintonizar o cérebro para entender melhor o ambiente sensorial”.8 Isso dá ao atleta a vantagem de poder ouvir o treinador gritando do lado de fora do barulho dos espectadores, amortecendo o ruído de fundo.

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O Dr. Richard Isaacson, da Clínica de Prevenção de Alzheimer da Weill Cornell Medical College, ficou intrigado com os resultados.9 Ele comentou que os pesquisadores demonstraram que os atletas desfrutam de aptidão mental e não praticam esportes, e ele manifestou interesse em mais estudos para diferenciar entre esportes sem contato e esportes de contato.

Os pesquisadores da Northwestern teorizaram que dentro de um sistema nervoso saudável, os atletas podem lidar melhor com lesões e outros problemas de saúde do que os não atletas. Kraus explicou que entender o que é ouvido pode ser uma das funções mais difíceis do cérebro. A afinação, o tempo e as harmônicas do som devem ser combinados com a compreensão do significado em microssegundos depois de ouvi-lo.

O estudo é um dos mais recentes em processamento neural patrocinado pelos Institutos Nacionais de Saúde sobre som em concussões esportivas. A esperança é usar a análise de respostas elétricas após uma concussão para determinar quando um atleta pode estar pronto para retornar aos esportes de contato total sem um potencial aumentado de maior dano ao cérebro.

Benefícios cerebrais da linguagem e da música

Os pesquisadores também descobriram que, como os ferimentos na cabeça interrompem os processos auditivos, pode ser importante entender como esse aprimoramento pode reduzir o potencial dano cerebral. Kraus disse que tocar um instrumento musical ou aprender um novo idioma pode ajudar a fortalecer a capacidade do cérebro de processar o sinal, mas não afeta o ruído de fundo. Em outras palavras:10

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“Todos ouvem o ‘DJ’ melhor, mas os músicos ouvem o ‘DJ’ melhor porque aumentam o ‘DJ’ ‘, enquanto os atletas podem ouvir o’ DJ ‘melhor porque podem reduzir a’ estática”.

O benefício óbvio de ser bilíngue é a capacidade de se comunicar com pessoas de todo o mundo. A maioria das pessoas nos EUA acredita que aprender um segundo idioma é valioso, embora não necessariamente essencial. No entanto, como uma tarefa desafiadora para o seu cérebro, aprender um novo idioma é benéfico.

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Quando avaliados, os bilíngues têm mais massa cinzenta envolvida na cognição e maior controle cognitivo, maior flexibilidade mental e maior capacidade de lidar com tarefas que envolvem comutação e monitoramento de conflitos. Nos idosos, isso pode oferecer maiores vantagens, uma vez que os idosos bilíngues têm uma maior reserva cognitiva que ajuda o cérebro a lidar com a patologia.

Naqueles que atualmente sofrem de um distúrbio neurológico como o Alzheimer, o simples ato de ouvir música pode ajudá-los a se reconectar com o mundo ao seu redor. Alguns desses benefícios parecem estar enraizados na familiaridade. Os estudos de imagem mostram quando você ouve áreas musicais do seu cérebro acender e liberar dopamina.

Mesmo um leve ferimento na cabeça pode ter conseqüências ao longo da vida

Alguns estimam que 90% da população sofreu algum tipo de ferimento na cabeça. Esportes, acidentes de carro e escorregões e quedas podem resultar em lesões cerebrais traumáticas leves a graves. Infelizmente, muitos deles não são diagnosticados nem tratados, aumentando o risco de um acúmulo de concussões de baixo grau ao longo do tempo, causando disfunção neurológica mais tarde na vida.

Segundo um estudo, uma única concussão pode aumentar o risco de doença de Parkinson, uma doença cerebral degenerativa e progressiva. Os sintomas incluem tremores, movimentos lentos, membros rígidos e postura curvada. A condição também está associada a depressão, demência, distúrbios da fala e alterações de personalidade.

No entanto, ter sofrido uma lesão cerebral traumática não equivale automaticamente ao desenvolvimento de Parkinson, embora aumente o risco.

Neste estudo, uma concussão foi definida como perda de consciência por até 30 minutos ou alteração da consciência ou amnésia por até 24 horas. O autor do estudo, um neurologista da equipe do San Francisco Veterans Affairs Medical Center, observou que o estudo incluiu todos os veteranos nos EUA que foram diagnosticados em um hospital de VA.

A quantidade de informações contidas nele ofereceu o mais alto nível de evidência publicado até o momento e tem implicações importantes, pois muitos dos ferimentos sofridos pelos veteranos ocorreram durante sua vida civil e não durante o serviço ativo.

Os sintomas de um ferimento na cabeça são frequentemente ignorados, pois não parecem graves o suficiente para justificar assistência médica. Sinais comuns de traumatismo craniano incluem pouca concentração, diminuição da recordação de palavras, alterações de humor, capacidade reduzida de se concentrar em tarefas mentais e problemas de sono.

Independentemente da gravidade de uma lesão na cabeça, é importante atender cuidadosamente a quaisquer alterações psicológicas que ocorram nas semanas seguintes. Esses sinais indicam uma cascata inflamatória no sistema nervoso que se apresenta como efeitos psicológicos e cognitivos a jusante.

Reduza seu risco de concussão

Embora muitos adultos possam notar alterações psicológicas e neurológicas, as crianças geralmente não percebem. Eles exigem um monitoramento cuidadoso das mudanças de comportamento e função. O acúmulo de concussões de baixo grau ao longo do tempo pode acelerar o desenvolvimento de demência.

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Se você tem uma predisposição genética para a doença de Alzheimer e sofre uma lesão cerebral, seu risco aumenta ainda mais. Quando isso é combinado com uma dieta pobre e outros fatores, como falta de exercício, a degeneração neurológica pode acelerar.

Existem várias estratégias que você pode usar para ajudar a prevenir uma concussão ou lesão cerebral traumática. Se seu filho pratica esportes, verifique com o treinador, a escola ou a liga para ver se eles têm um protocolo de concussão que eles sigam e certifique-se de entender suas preocupações se seu filho for ferido durante um jogo.

Em alguns casos, um médico da sala de emergência pode assinar para que seu filho retorne ao esporte dentro de algumas semanas após a lesão. Se houver sinais ou sintomas de uma lesão na cabeça, é importante procurar uma segunda opinião de um médico que geralmente trabalha com pessoas que sofrem de lesão cerebral.

Sempre use o cinto de segurança em um carro – Crianças e adultos devem ser presos com segurança enquanto o carro estiver em movimento. Os bebês devem estar em um assento voltado para a traseira, devidamente preso no banco de trás e não no banco do passageiro da frente.

Nunca opere um veículo intoxicado ou entre em um carro sendo operado por alguém que esteja sob a influência de álcool ou drogas. Isso inclui medicamentos prescritos que podem alterar a capacidade de dirigir, como analgésicos opióides.

Usa um capacete – Durante qualquer atividade em que haja risco de cair e bater na cabeça, um capacete reduzirá o risco de ferimentos na cabeça. Isso inclui andar com qualquer tipo de bicicleta, seja ela pedalada ou motorizada, qualquer veículo todo-o-terreno e praticar esportes de contato ou beisebol. Proteja sua cabeça durante atividades individuais, como patinação ou skate, cavalgadas, esqui ou snowboard.

Salvaguardar lares para idosos – Reduza o risco de queda em casa, removendo os riscos de tropeçar, usando tapetes antiderrapantes na banheira e no chuveiro, instalando barras de apoio e corrimãos, melhorando a iluminação e mantendo um programa regular de atividade física para melhorar a força e o equilíbrio.

Proteja as áreas de playground – Quaisquer áreas em playgrounds em que a criança tenha um risco maior de cair, como debaixo das barras ou ao redor dos balanços, devem ter material absorvente de choque, como cobertura de madeira ou areia.

Proteja sua casa – Quando houver crianças em casa, use proteções nas janelas, portões de segurança e tapetes antiderrapantes na banheira e no chuveiro para reduzir o risco de queda. Nunca deixe uma criança sozinha em uma cadeira alta.

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