Excesso de gordura corporal pode envelhecer seu cérebro mais rápido que o músculo

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Ficar em forma à medida que envelhece é muito mais do que estética. Pesquisas crescentes mostram que a manutenção de níveis saudáveis ​​de gordura corporal e maior massa muscular afeta a saúde do cérebro e até a taxa de envelhecimento cognitivo. Sabe-se, por exemplo, que ser obeso na meia-idade e no início da vida está associado a um pior envelhecimento cognitivo.1

Além disso, a quantidade de músculo e gordura que você possui pode ser um fator mais importante na forma como seu nível de inteligência fluida diminui ao longo do tempo do que sua idade cronológica. Sua idade cronológica, ou seja, sua idade em anos, é apenas uma medida numérica, mas sua idade real é sua idade biológica, conforme determinado por suas escolhas e hábitos, bem como seus fatores de risco modificáveis, como níveis de músculo e gordura.

Embora muitas pessoas tendam a ganhar gordura e perder massa muscular à medida que envelhecem, isso pode ser amplamente combatido mantendo-se ativo e comendo direito – escolhas de estilo de vida que influenciarão significativamente sua função cognitiva.

Mais músculo, menos gordura protege seu cérebro

Em um estudo realizado por pesquisadores do estado de Iowa, dados de 4.431 adultos foram examinados para comparar níveis de massa muscular magra, gordura abdominal e gordura subcutânea com alterações na inteligência fluida – a capacidade de resolver problemas em novas situações – durante um período de seis anos.2,3

Aqueles com maiores quantidades de gordura abdominal tiveram pior inteligência fluida com a idade, enquanto aqueles com maior massa muscular estavam mais protegidos contra esses declínios. De fato, as mulheres que tinham maior massa muscular tenderam a ter melhores pontuações em inteligência fluida durante o período do estudo.

O co-autor do estudo Auriel Willette, professor assistente de ciência de alimentos e nutrição humana na Universidade Estadual de Iowa, disse em um comunicado à imprensa: “A idade cronológica não parece ser um fator na inteligência fluida que diminui ao longo do tempo. Parece ser a idade biológica. , que aqui é a quantidade de gordura e músculo “.4

Além disso, o estudo revelou uma ligação entre o sistema imunológico e como as alterações nos níveis de gordura afetam a cognição. Pesquisas anteriores sugerem que um maior índice de massa corporal (IMC) leva a uma maior atividade do sistema imunológico no sangue, que por sua vez ativa o sistema imunológico no cérebro, com um resultado negativo na função cognitiva.5

O estudo apresentado também descobriu que as alterações nos glóbulos brancos chamadas linfócitos e eosinófilos explicavam a ligação entre a gordura abdominal e a piora da inteligência fluida em mulheres. Nos homens, os basófilos, outro tipo de glóbulo branco, estavam ligados a cerca da metade do vínculo entre os níveis de gordura e a inteligência fluida, segundo o estudo.6

“Linfócitos, eosinófilos e basófilos podem vincular adiposidade a resultados cognitivos”, explicaram os pesquisadores.7 Pesquisas semelhantes revelaram que indivíduos com sobrepeso e obesos apresentam maior atrofia cerebral na meia-idade, correspondendo a um aumento na idade cerebral de 10 anos.8

Como a obesidade afeta seu cérebro

A obesidade tem múltiplos efeitos no cérebro, inclusive anatomicamente. Indivíduos obesos podem ter massa cinzenta reduzida em regiões do cérebro como hipocampo, córtex pré-frontal e outras regiões subcorticais. A atrofia no hipocampo, por sua vez, tem sido associada à doença de Alzheimer.9

A matéria cinzenta é a camada externa do cérebro associada a funções cerebrais de alto nível, como resolução de problemas, linguagem, memória, personalidade, planejamento e julgamento. Mesmo em idosos cognitivamente normais, a obesidade está associada a déficits mensuráveis ​​no volume cerebral nos lobos frontais, giro cingulado anterior, hipocampo e tálamo em comparação com indivíduos com peso normal.10

Outras pesquisas publicadas na Radiology descobriram que a obesidade pode levar a alterações na estrutura do cérebro, diminuindo certas regiões.11 Entre os homens, o maior percentual de gordura corporal total foi associado ao menor volume de substância cinzenta no cérebro. Especificamente, o percentual de gordura corporal total 5,5% maior foi associado a um volume menor de 3.162 mm3 de massa cinzenta.

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Entre os homens, a gordura corporal total 5,5% maior também foi associada a um volume globus pallidus 27 mm3 menor, associação também observada em mulheres. Nas mulheres, o percentual de gordura corporal total 6,6% maior foi associado a um volume de globus pallidus 11,2 mm3 menor.

O globus pallidus é uma região do cérebro que desempenha um papel no apoio a uma série de funções, incluindo motivação, cognição e ação.12 A obesidade também foi associada a alterações na microestrutura da substância branca, que podem estar relacionadas à função cognitiva.13

Cognitivamente falando, há também um forte vínculo entre obesidade e deterioração da função cognitiva, além de outros distúrbios cerebrais, como demência, ansiedade e depressão. Além disso, pesquisas anteriores vincularam a obesidade na meia-idade a um risco aumentado de comprometimento cognitivo leve, alterações na memória de curto prazo e funcionamento executivo e demência.14

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Problemas de saúde associados à obesidade também prejudicam seu cérebro

Os efeitos da obesidade na saúde do cérebro também se devem a seus problemas de saúde associados, incluindo doenças cardíacas, diabetes e aterosclerose, cada um dos quais pode ter seus próprios efeitos deletérios no cérebro. Por exemplo, conforme observado em Frontiers in Neuroscience:15

“Problemas vasculares derivados da obesidade, como aterosclerose e arteriosclerose, que são doenças sistêmicas, são conhecidos por afetar o fluxo sanguíneo constante dos vasos que alimentam o cérebro, contribuindo assim para comprometimento cognitivo ou até acidente vascular cerebral, onde grandes áreas do cérebro morrem devido a até a parada no fluxo sanguíneo de uma artéria cerebral importante causada por um coágulo sanguíneo. ”

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Em termos de diabetes, dos quais a obesidade é um fator de risco fundamental, ter essa condição na meia-idade está associado a um declínio cognitivo 19% maior ao longo de 20 anos, em comparação com a não condição.16 Mesmo aqueles com pré-diabetes apresentaram declínio cognitivo significativamente maior do que aqueles sem.

De fato, “estudos epidemiológicos associaram o diabetes mellitus tipo 2 ao comprometimento cognitivo e demência, com resistência à insulina e hiperglicemia como os prováveis ​​elos mecanicistas”, observaram os pesquisadores.17

Fazer um círculo completo, comer uma dieta de junk food altamente processada não apenas aumenta o risco de obesidade, mas também pode levar a níveis normais, mas elevados de açúcar no sangue que, por sua vez, podem levar ao metabolismo da glicose prejudicado e ao diabetes tipo 2. Tanto o diabetes quanto os níveis mais altos de glicose em jejum estão relacionados ao menor volume total do cérebro.18

O metabolismo prejudicado da glicose é então associado à neurodegeneração que prejudica a função cognitiva. Essa conexão começa não na velhice, mas muito mais cedo, de modo que seguir um estilo de vida saudável na idade adulta jovem possa proteger mais tarde o declínio cognitivo.19

A conexão da inflamação

A obesidade pode desencadear inflamação crônica em seu corpo, e sabe-se que a inflamação crônica em seu cérebro (neuroinflamação) prejudica a neurogênese, a capacidade do seu cérebro de se adaptar e desenvolver novas células cerebrais. Também está ligado a distúrbios neurodegenerativos, como a doença de Alzheimer (DA), e foi sugerido que “a obesidade pode servir como um amplificador ou iniciador da inflamação crônica observada em pacientes com DA”.20

Além disso, níveis mais altos de marcadores inflamatórios também foram associados ao menor volume cerebral, incluindo “maior atrofia do que o esperado para a idade”.21 O excesso de gordura corporal, principalmente a visceral, também está relacionado à liberação de proteínas e hormônios que podem causar inflamação, que por sua vez pode danificar as artérias e entrar no fígado, afetando a maneira como o corpo decompõe açúcares e gorduras.

De acordo com um estudo da Annals of Neurology, “[A]hormônios derivados do tecido dipose, como adiponectina, leptina, resistina ou grelina, também podem desempenhar um papel na relação entre tecido adiposo e atrofia cerebral. ”22 Além disso, a obesidade também pode estar associada a um volume mais baixo nas regiões do cérebro que regulam os circuitos de recompensa alimentar,23 possivelmente influenciando demais.

O treinamento de força é bom para o seu cérebro

Enquanto a obesidade afeta o cérebro, o aumento da massa muscular a protege, o que provavelmente é uma das razões pelas quais o treinamento de força é benéfico para o cérebro. Em outras palavras, a força física do seu corpo pode servir como um marcador do seu poder cerebral.

De fato, o treinamento de força é conhecido por desencadear processos neurobiológicos benéficos,24 levando a alterações funcionais cerebrais positivas, inclusive no lobo frontal, com melhorias correspondentes nas funções executivas. Uma revisão sistemática até descobriu que o treinamento de força levou a menos atrofia da substância branca no cérebro, com pesquisadores observando:25

“Juntos, durante os processos de envelhecimento, ocorre um declínio substancial da força muscular, especialmente nos músculos dos membros inferiores, e a acumulação de evidências sugere que as forças musculares inferiores estão ligadas ao pior desempenho cognitivo.

Portanto, exercícios resistidos (força) (uma única sessão de exercício resistido, também conhecido como exercício agudo) e treinamento resistido (força) (mais de uma sessão de exercício resistido, também conhecido como exercício crônico …) parecem ser atividades promissoras para garantir a preservação do funcionamento físico e das funções cognitivas com o envelhecimento. ”

O treinamento regular de força, além de outras formas de exercício e atividade diária, é uma estratégia importante para manter o cérebro agudo e pode ajudar a compensar parte do declínio cognitivo que ocorre com a idade.

Evite a obesidade e proteja seu cérebro com uma dieta cetogênica

Enquanto a obesidade pode acelerar a neurodegeneração, o exercício regular para aumentar sua massa muscular será protetor. Além disso, comer uma dieta cetogênica ajudará a proteger seu cérebro dos danos causados ​​pelos radicais livres e fornecerá às células o combustível preferido, além de ajudá-lo a perder peso e evitar a obesidade.

Uma dieta cetogênica é rica em gorduras saudáveis ​​e pobre em carboidratos líquidos (carboidratos totais menos fibras), levando o corpo a começar a queimar gordura como combustível primário, em vez de açúcar. Isso produz cetonas, que não apenas queimam eficientemente, mas também são um combustível superior para o seu cérebro. As cetonas também geram menos espécies reativas de oxigênio (ERO) e menos danos causados ​​pelos radicais livres.

Uma das estratégias simples que você pode implementar é usar precursores de cetona, como óleos refinados MCT de ácido caprílico (C-8). As gorduras de carbono de oito cadeias são prontamente convertidas em cetonas. Pessoalmente, uso até 5 onças de nossa energia cetônica quando terminei minha ingestão de proteínas e carboidratos e preciso de uma fonte de gordura limpa saudável. Isso mantém meu nível de cetona em torno de 1 a 2,0 mmol / l. Apenas reconheça que você precisa acumular uma alta dose de óleo MCT lentamente ou terá problemas com as fezes soltas.

Estudos recentes também demonstraram os benefícios da cetose nutricional para a saúde do cérebro. Em um deles, os pesquisadores descobriram que uma dieta cetogênica melhorava a função neurovascular, em parte melhorando o microbioma intestinal.26

Em um segundo estudo, os pesquisadores concluíram que uma dieta cetogênica agia como uma verdadeira “fonte de juventude” em seu estudo com animais, melhorando significativamente as funções neurovasculares e metabólicas, em comparação com os animais que ingeriam uma dieta irrestrita.27 A liberação de cetonas na corrente sanguínea ajuda a preservar a função cerebral e protege contra comprometimento cognitivo e outras doenças neurodegenerativas.28.

O KetoFasting, o programa que desenvolvi e detalhei em meu livro, “KetoFast: Um Guia Passo a Passo para Cronometrar Suas Refeições Cetogênicas”, combina uma dieta cetogênica cíclica e jejum intermitente com jejum parcial cíclico para otimizar a saúde e a longevidade.

O KetoFasting não apenas pode ajudá-lo a perder peso, mas sua cognição geralmente melhora graças à limpeza e regeneração biológica que ocorrem em todo o corpo, incluindo o cérebro.

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