Excesso de sono pode aumentar o risco de derrame em 85%

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Embora as armadilhas do pouco sono tenham sido bem documentadas, também há riscos de dormir demais, o que geralmente é definido como mais de nove horas por noite. Especificamente, o sono excessivo, juntamente com longos cochilos ao meio-dia, pode aumentar o risco de derrame, de acordo com um estudo chinês envolvendo 31.750 pessoas.1

Não está claro exatamente por que o excesso de sono aumenta o risco de derrame, mas é mais provável que sonecas e adormecidos aumentem as circunferências da cintura e os estilos de vida inativos, ambos fatores de risco para derrame. No entanto, outros mecanismos também podem estar em jogo, pois a relação entre sono e saúde cardiovascular é complexa e ainda está sendo explorada.

Excesso de sono e sonecas prolongadas aumentam o risco de AVC em 85%

Comparado com o sono de sete a oito horas por noite, aqueles que dormiram por nove horas ou mais tiveram um risco 23% maior de derrame, enquanto um sono mais curto (menos de seis horas por noite) não teve efeito significativo no risco de derrame. Aqueles que tiraram longos cochilos ao meio-dia por mais de 90 minutos também tiveram um risco maior de derrame – em 25% – do que aqueles que dormiram por 30 minutos ou menos.2

O maior risco de todos, no entanto, ocorreu entre aqueles que dormiram nove horas ou mais à noite e dormiram por mais de 90 minutos. Essa combinação excessiva de sono aumentou o risco de acidente vascular cerebral (AVC) em 85% em comparação com os que dormem moderadamente.

A qualidade do sono também é importante, e os pesquisadores descobriram: “Comparados à boa qualidade do sono, aqueles com baixa qualidade do sono apresentaram um risco 29%, 28% e 56% maior de derrame total, isquêmico e hemorrágico, respectivamente”.3 As pessoas que dormiam longas noites com baixa qualidade do sono tinham 82% mais chances de sofrer um acidente vascular cerebral do que as que dormiam moderadamente com sono de boa qualidade.

Além disso, até mudar a duração do sono de um risco de AVC moderado a longo aumentado Aqueles que mudaram de sete para nove horas de sono por noite para nove horas ou mais tiveram 44% mais chances de sofrer um derrame do que os que dormem moderadamente.4 Pesquisas anteriores também associaram o sono por mais de oito horas por noite ao AVC, principalmente em idosos e mulheres.5

A ligação entre duração do sono e acidente vascular cerebral

Nos EUA, mais de 795.000 pessoas sofrem um derrame todos os anos, o que equivale a um derrame a cada 40 segundos.6 Embora o AVC seja a segunda principal causa de morte e uma das principais causas de incapacidade, em todo o mundo,7 só recentemente o vínculo com o sono se tornou mais amplamente reconhecido. De fato, a maioria dos acidentes vasculares cerebrais ocorre nas primeiras horas do dia, um período durante o sono em que os padrões de pressão arterial diminuem e depois surgem de manhã.

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“Esta manhã, o aumento da pressão arterial foi sugerido para levar ao aumento de eventos cardiovasculares e cerebrovasculares pela manhã, interrompendo as placas vulneráveis, levando à ruptura e trombose”, explicaram os pesquisadores na revista Frontiers in Neurology.8

A duração do sono também está associada a um risco aumentado de pressão alta, um dos principais fatores de risco para derrame. Um estudo revelou, por exemplo, que dormir menos de sete ou mais de oito horas por noite está associado a um risco aumentado de pressão alta.9

O sono interrompido, incluindo o causado por apneia do sono ou movimentos dos membros durante o sono, também pode aumentar o risco de derrame, conforme observado no Journal of Stroke,10 talvez porque coloque um estresse extra em seu sistema cardiovascular:

“Quaisquer causas de redução ou fragmentação do sono, como restrição de sono, apneia do sono, insônia, movimentos periódicos dos membros durante o sono e turnos de trabalho, não apenas prejudicam a restauração cardiovascular, mas também impõem um estresse ao sistema cardiovascular. Foi relatado que os distúrbios do sono desempenham um papel no desenvolvimento de acidente vascular cerebral e outros distúrbios cardiovasculares. ”

Para reduzir o risco de derrame e outras condições crônicas, otimizar o sono é crucial – mas qual é o número “mágico”? Os adultos precisam de uma média de sete a nove horas de sono por noite, com a maioria se saindo bem com cerca de oito.

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Fatores de risco adicionais para AVC

Existem vários fatores de risco para derrame, além do excesso de sono, muitos deles de natureza física. Como mencionado, a pressão alta é a maior, aumentando o risco de derrame em duas a quatro vezes.11 Outras condições de saúde, incluindo doenças cardíacas, diabetes, aterosclerose e obesidade, também aumentam o risco, assim como o consumo de cigarros e a inatividade física.

O uso de antibióticos por um período prolongado durante a meia-idade ou mais tarde também pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares, incluindo ataque cardíaco e derrame, em mulheres.12

Entre os adultos mais jovens, em particular, os homens têm um risco maior de derrame do que as mulheres, e os afro-americanos e hispânicos têm duas vezes mais chances de sofrer um derrame do que os caucasianos.13

Além disso, de acordo com o Dr. Lee H. Schwamm, diretor do abrangente centro de AVC do Hospital Geral de Massachusetts, e o Dr. Lawrence R. Wechsler, presidente do departamento de neurologia da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburgh, os fatores de risco para o AVC entre as pessoas com menos de 50 anos diferem das dos pacientes mais velhos e incluem o seguinte:14

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Dissecção arterial que causa um coágulo sanguíneo – Causas da dissecção arterial, que ocorrem quando o revestimento de uma artéria se rompe, podem ocorrer durante movimentos bruscos do pescoço, incluindo lesões esportivas no pescoço e sacudidas que podem ocorrer ao andar de montanha-russa

Buraco no coração (forame oval patente) – Estima-se que 1 em cada 4 pessoas tem essa condição, o que aumenta suas chances de derrame, pois permite que um coágulo de sangue atravesse seu coração e seu cérebro

Coágulos de sangue

Cardiopatias ou ritmo cardíaco perturbado

Estreitamento das artérias causadas por estimulantes ou drogas, causando súbita falta de oxigênio no cérebro

Aneurisma ou malformação arteriovenosa

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Risco de derrame de exercício de barras

O que é pior para a sua saúde do que o excesso de sono é o excesso de sono combinado com inatividade física e sessão prolongada. De fato, um estudo constatou que “… a inatividade física, a permanência prolongada e / ou a longa duração do sono… tiveram as associações mais fortes com a mortalidade por todas as causas”.15

A boa notícia é que o exercício é muito eficaz para melhorar a qualidade do sono e reduzir o risco de derrame, mesmo em pequenas doses. Menos de uma hora de treinamento de força por semana pode reduzir o risco de ataque cardíaco e derrame de 40% a 70%.16 Menos de uma hora de treinamento de força por semana também reduziu o risco de síndrome metabólica, o que aumenta em 29% o risco de diabetes tipo 2, doenças cardíacas e derrame.17

Caminhadas diárias também podem ter um efeito protetor, principalmente na redução da gravidade do AVC, caso ocorra. Adultos que participam de atividades físicas leves a moderadas podem ter derrames menos graves do que seus pares fisicamente inativos, com os pesquisadores recomendando pelo menos quatro horas de caminhada ou duas a três horas de natação por semana como um meio potencial de reduzir a gravidade do derrame.18

Uma razão pela qual o exercício é protetor contra o AVC é porque elevar a temperatura central por meio de exercícios, banhos de vapor, banhos quentes ou saunas ajuda a otimizar as proteínas de choque térmico (HSP) dentro de suas células, o que limita o dano celular e facilita a recuperação celular19 e melhora o desdobramento e reparo de proteínas.

A acumulação de HSP danificado pode levar à formação de placas no cérebro ou no sistema cardiovascular, levando a um risco aumentado de derrame ou doença cardiovascular. Para esse fim, os pesquisadores também associaram o uso da sauna a um risco reduzido de derrame e pressão alta, porque aumenta as proteínas de choque térmico.20

A maioria dos acidentes vasculares cerebrais se deve a fatores de estilo de vida

A grande maioria dos acidentes vasculares cerebrais está ligada a fatores modificáveis ​​do estilo de vida, e é por isso que encorajo fortemente que você assuma o controle de sua saúde para reduzir seu risco e aprenda mais sobre estratégias de prevenção de acidentes vasculares cerebrais aqui. Se você está dormindo demais, procure os motivos subjacentes e encaminhe-os para a fonte.

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No geral, no entanto, muitos dos mesmos fatores de risco que aumentam o risco de doenças cardíacas – como obesidade, tabagismo e inatividade – também aumentam o risco de derrame. Deficiências comuns de nutrientes, como vitamina D e magnésio, também aumentam seu risco.

Idealmente, meça seu nível de vitamina D duas vezes por ano e mantenha um nível saudável entre 60 e 80 ng / mL (150 e 200 nmol / L) o ano todo, seja por exposição ao sol sensível ou por suplementação oral, ou ambos. Para aumentar o seu nível de magnésio, coma alimentos ricos em magnésio e / ou tome um suplemento de magnésio, equilibrado com as vitaminas D3, K2 e cálcio. Outras estratégias-chave de prevenção de AVC incluem:

  • Coma comida de verdade – Uma dieta de alimentos integrais não processados ​​ou minimamente processados, ricos em gorduras saudáveis ​​e alimentos fermentados e com baixo teor de carboidratos, protegerá o coração e a saúde cardiovascular.
  • Gerencie seu estresse – O estresse está associado a um alto risco de derrame,21 e, embora o estresse seja inevitável, como você o gerencia pode fazer a diferença na maneira como afeta a sua saúde. Minha ferramenta geral favorita para gerenciar o estresse é a EFT (Emotional Freedom Techniques).

Aja RAPIDAMENTE se o AVC ocorrer

Se você ou um ente querido estiver tendo um derrame, os medicamentos de emergência podem dissolver o coágulo que está bloqueando o fluxo sanguíneo no cérebro. Agir rápido é crucial, no entanto, para ser eficaz, você normalmente precisa de ajuda dentro de três horas – e quanto mais cedo melhor.22

A maioria dos acidentes vasculares cerebrais ocorre sem aviso, portanto, conhecer os seguintes sintomas de acidente vascular cerebral e ligar para o 911 imediatamente pode ser a diferença entre a vida e a incapacidade ou morte duradouras.

  • Dormência repentina ou fraqueza do rosto, braço ou perna, especialmente quando ocorre em um lado do corpo; rosto caído, normalmente de apenas um lado
  • Confusão repentina; dificuldade em falar ou entender o discurso
  • Problemas repentinos de visão em um ou ambos os olhos ou visão dupla
  • Dificuldade súbita para caminhar, tontura ou perda de equilíbrio ou coordenação
  • Dor de cabeça súbita e grave sem causa conhecida; náusea ou vômito

Mesmo que os sintomas sejam breves e desapareçam, um mini-derrame pode ter ocorrido; portanto, procure ajuda de emergência se você ou um ente querido tiver algum desses sintomas. Um acrônimo útil para memorizar é RÁPIDO:

F: Rosto caído

A: Fraqueza no braço

S: Comprometimento da fala

T: Hora de ligar para o 911!

Após um acidente vascular cerebral, o treinamento em neuroplasticidade também pode ajudá-lo a recuperar a função perdida se implementado imediatamente. O livro de Bob Dennis, “Stroke of Luck: Master Neuroplasticity for Recovery and Growth After Stroke”, e sua versão abreviada, “Stroke of Luck: NOW! Exercícios rápidos e gratuitos para começar imediatamente a dominar a neuroplasticidade após um Stroke”, são excelentes livros de referência que pode ajudá-lo a otimizar a recuperação após um acidente vascular cerebral.

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