Flashback Friday: Benefícios dos mirtilos para o cérebro

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Quando você pesquisa na literatura médica por estudos sobre frutas vermelhas, artigos como este aparecem: Uma “erupção do Muffin de Blueberry”, ahh … Ou, imagens de “língua de morango[s], ”Ou como uma forma de descrever a“ aparência das fezes ”, embora“ as fezes que realmente se assemelham a geleia de groselha ”não sejam muito comuns. O que há com o caso de amor dos patologistas com a terminologia alimentar? – a mais nojenta delas pode ser a maneira como as infecções no peito por ameba são descritas, em que você cuspiu pus que se parece com “molho de anchova”, o que parece nojento – mesmo sem o pus.

Existem estudos reais sobre a suplementação de frutas silvestres, como sobre como eles podem mitigar os efeitos negativos de uma “alta [saturated-] dieta gordurosa no cérebro e no comportamento ”, mas isso foi em ratos. Talvez a melhor maneira de mitigar seja não alimentar o seu rato de estimação com um pedaço de manteiga.

Em seguida, há estudos de suplementos nutracêuticos à base de frutas silvestres, destinados a melhorar o desempenho cognitivo. Veja como há um aumento mais acentuado no grupo de suplementos?

Chapéus antigos irão reconhecer isso instantaneamente como o truque atemporal apresentado no clássico dos anos 1950, Como mentir com estatísticas. Vê como eles não começam o eixo Y em zero? Isso é para inflar a aparência. Corrija o gráfico e você verá que o efeito não parece tão impressionante.

Existem estudos de frutas reais em humanos reais, mas quando são financiados por grupos comerciais da indústria de frutas vermelhas, você recebe estudos como este: “Um lanche da tarde com frutas reduz a ingestão de energia subsequente”. Ótimo! Mas isso é comparado a doces. Morangos, framboesas, amoras-pretas, mirtilos – fantásticos, comparados, a um punhado de “Jelly Babies”, que são como ursinhos de goma revestidos. As bagas oferecem tão pouco que você precisa compará-las a doces para torná-las bonitas?

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Houve aquele famoso estudo de Harvard sobre o qual fiz um vídeo, em que comer frutas vermelhas parecia atrasar o envelhecimento do cérebro em até dois anos e meio. Mas, você não sabe se é causa e efeito até colocá-lo à prova. E, “[b]suplementação de lueberry [was able to] melhorar… a memória em adultos mais velhos ”em apenas 12 semanas. Mas, isso os alimentava com até seis xícaras de mirtilos selvagens por dia. Bem, este foi um estudo piloto de prova de conceito apenas para ver se eles poderiam obter algum efeito. Simplesmente não tínhamos estudos usando doses mais realistas … até agora.

Que tal apenas uma xícara de mirtilos por dia? Eles descobriram que “a adição de quantidades facilmente alcançáveis ​​de mirtilos à dieta de adultos mais velhos pode melhorar alguns aspectos da cognição”, como a memória de longo prazo. Em termos de número de erros, o grupo placebo piorou; o grupo do mirtilo melhorou.

Você pode até mesmo correlacionar as melhorias cognitivas com a ativação cerebral aprimorada usando uma tecnologia sofisticada de varredura cerebral para realmente visualizar o fluxo sanguíneo aprimorado para essas mesmas regiões do cérebro, causado pelo consumo de mirtilo.

Funciona em crianças também? “[B]Os tratamentos com lueberry mostraram efeitos positivos na cognição tanto em ratos como em humanos adultos. Mas esses “benefícios são transferidos para as crianças” – crianças humanas? Que tal um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, comparando cerca de uma xícara de mirtilo, a duas xícaras, a zero xícaras. O que eles encontraram? “[C]melhoria de desempenho ognitiva[ments] em todas as medidas ”, e quanto mais frutas, melhor. E isso não foi depois de doze semanas comendo frutas vermelhas, mas horas depois de uma única refeição de mirtilo. Parece um bom café da manhã em qualquer dia em que nossos filhos estejam tendo seus exames.

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