Flashback Friday: óleo de coco e gordura abdominal

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Fiquei surpreso ao ver, neste infográfico popular, que havia evidências promissoras de que o óleo de coco poderia ajudar com a obesidade. Bem, se você bombear os estômagos dos ratos com ácidos graxos de cadeia média purificados – um componente do óleo de coco – eles acabam comendo menos. Mas, você não sabe se há alguma relevância para os humanos até colocá-lo em teste.

Os pesquisadores compararam os cafés da manhã com a mesma quantidade de gordura láctea, gordura de óleo de coco ou sebo (gordura bovina) e “nenhum … efeito …[on] fome, saciedade, satisfação ”ou o quanto passaram a comer na hora do almoço. Então, de onde veio toda essa ideia de que a gordura do coco era diferente? Bem, seis anos atrás, um “estudo piloto de rótulo aberto” foi publicado. Eles pediram a 20 homens e mulheres que comessem duas colheres de sopa de óleo de coco por dia durante um mês, e os homens pareceram perder cerca de um centímetro da cintura. Agora, “rótulo aberto” significa que os participantes sabiam o que estavam comendo; não havia como algum controle de placebo. Na verdade, não havia nenhum grupo de controle. Então, você não sabe se os efeitos teriam acontecido de qualquer maneira, sem o óleo de coco. Há um efeito bem conhecido em estudos dietéticos, onde apenas estar no um estudo dietético sob observação tende a levar a uma redução na ingestão calórica – porque você sabe que eles vão pesar você, olhando por cima do seu ombro. Mas, nunca houve um estudo controlado de óleo de coco e cinturas em homens e mulheres até 2015.

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Cerca de cem homens e mulheres receberam cerca de uma colher de sopa de óleo de coco por dia durante três meses e perderam quase dois centímetros da cintura após três meses, em comparação com o controle. O que o grupo de controle recebeu em vez disso? Nada. Não houve placebo. E então, eles estavam comparando fazer algo com não fazer nada. E, quando se faz isso, geralmente há um efeito placebo, independentemente da verdadeira eficácia do tratamento. E também sugeriram que o grupo do óleo de coco pode querer tomar sua dose com frutas. E, se eles acabaram comendo mais frutas, isso, por si só, pode ajudar – já que, apesar de seu conteúdo de açúcar, o consumo de frutas tende a ser associado a “efeitos anti-obesidade”.

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O que precisamos ver, se o óleo de coco tem algum efeito especial, é dar às pessoas uma colher cheia de óleo de coco em vez de outro óleo, e ver se há alguma diferença. E, quando você faz isso – duas colheres de sopa de óleo de coco por dia, contra duas colheres de sopa de óleo de soja por dia – não há diferença significativa na cintura. Mas, o que aconteceu foi um aumento significativo na resistência à insulina no grupo do óleo de coco, que é o que eventualmente causa o diabetes tipo 2 – apesar de ser instruído a aumentar frutas e vegetais, reduzir açúcares e gordura animal e apesar de um programa de exercícios de caminhar 50 minutos por dia, quatro dias por semana.

O único outro estudo controlado por placebo de óleo de coco e cinturas foi publicado em 2017, e nenhuma mudança significativa no peso ou nas medidas da cintura ou quadril, gordura total, gordura da barriga, nem gordura do bumbum. Nenhum benefício do óleo de coco para obesidade em relação ao placebo demonstrado em qualquer estudo até o momento.

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Então, como os proponentes do óleo de coco podem escapar dizendo o contrário? Bem, eles gostam de falar sobre estudos como este, mostrando que os ilhéus do Pacífico que faziam dietas mais tradicionais à base de coco eram mais magros do que aqueles que faziam dietas mais modernas com menos produtos de coco. Mas, adivinhe o que eles estavam comendo em vez disso? “O moderno[ized] padrão dietético [was] caracterizado principalmente por alto consumo[s] de salsicha [and] ovos e alimentos processados. ”

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