Lidar com o estresse relacionado ao COVID-19

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Medo, ansiedade, solidão e incerteza financeira colidiram para tornar a pandemia do COVID-19 um momento estressante para muitos. Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psiquiatria em março de 2020 revelou que 36% dos americanos sentiam que o coronavírus estava causando um sério impacto em sua saúde mental, enquanto 59% achavam que isso estava afetando seriamente sua vida cotidiana.1 1

As principais preocupações incluíam a possibilidade de a pandemia ter um sério impacto negativo nas finanças, o que foi citado por 57% dos entrevistados, juntamente com o medo de ficar sem comida, remédios ou outros suprimentos. Outros 68% temiam que o coronavírus levasse a efeitos duradouros na economia.

Durante esse período sem precedentes, lidar com o estresse é mais importante do que nunca, especialmente porque muitos agora estão entrando em uma nova fase da pandemia pós-quarentena. No vídeo acima, Julie Schiffman, praticante das Técnicas de Liberdade Emocional (EFT), mostra como usar a EFT para se sentir seguro no mundo após o bloqueio.

Níveis de estresse sobem em meio à pandemia

A pesquisa Stress in America 2020 da Associação Americana de Psicologia, lançada em maio de 2020 e realizada em parceria com a The Harris Poll, revela mais do mesmo.

Os altos níveis de estresse relacionados ao coronavírus são descritos como “o novo normal” para os pais, enquanto as pessoas de cor também eram mais propensas que os adultos brancos a relatar que a pandemia estava causando estressores significativos em sua vida, particularmente relacionada ao medo de contrair COVID-19. e ter acesso a necessidades básicas e serviços de saúde.2

Não é de surpreender que os níveis de estresse estejam aumentando nos EUA em comparação a 2019. De acordo com a pesquisa Stress in America 2020:3

“O nível médio de estresse relatado para adultos nos EUA relacionado à pandemia de coronavírus é de 5,9. Quando solicitado a avaliar seu nível de estresse em geral, o estresse médio relatado para adultos nos EUA é de 5,4.

Isso é significativamente mais alto do que o nível médio de estresse relatado na pesquisa anual Stress in America de 2019, que foi de 4,9, e marca o primeiro aumento significativo no estresse médio relatado desde o início da pesquisa em 2007. “

Em muitas áreas dos EUA e do mundo, as economias estão começando a reabrir, juntamente com locais de trabalho, espaços públicos e restaurantes. Mas, mesmo quando os bloqueios estão terminando, nem todos se sentem seguros se aventurando de volta ao mundo, e os medos sobre o isolamento e os bloqueios estão sendo substituídos pela apreensão de voltar à vida em público.

Em uma rápida revisão da pesquisa sobre o impacto psicológico da quarentena e como reduzi-la, os pesquisadores do King’s College London citaram diferentes estressores durante e após a quarentena.4 Durante a quarentena, os principais estressores relatados foram os temores de infecção, frustração e tédio, suprimentos e informações inadequados.

Após a quarentena, isso mudou para o estresse devido às perdas financeiras devido à quarentena e ao estigma de outras pessoas, incluindo o tratamento com medo e suspeita ou a evitação ou rejeição de outras pessoas por medo de adoecer. No caso do COVID-19, quando a maioria das pessoas foi submetida a vários graus de quarentena, simplesmente se aventurar no mundo novamente pode causar apreensão.

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George Bonanno, diretor do Laboratório de Perda, Trauma e Emoção da Columbia University Teachers College, disse à Vox:5

“Os amigos já me disseram que estão assistindo filmes e [if they] ver alguém tocar, eles surtam um pouco agora – ‘Não toque nisso!’ Eu imagino que algumas pessoas ficarão inquietas por algum tempo depois e continuarão até que haja mais garantias. Enquanto isso, temos que usar as ferramentas que temos à nossa disposição “.

O que é EFT e por que é útil?

Uma dessas ferramentas é a EFT. Muitos tipos de emoções e traumas negativos podem levar a bloqueios ou interrupções no fluxo de qi, uma fonte de energia vital; A EFT usa o toque físico com as pontas dos dedos para inserir energia cinética em pontos de toque específicos, o que ajuda a eliminar os bloqueios, liberando os caminhos para a revitalização do qi.

Quando combinado com afirmações positivas, o bloqueio emocional ou “curto-circuito” é corrigido, restaurando o equilíbrio da mente e do corpo. De acordo com Patrice Rancor, da Clínica Integrativa de Medicina da Ohio State University:6

Freqüentemente referida como ‘toque’, essa técnica combina os benefícios do reprocessamento cognitivo da terapia de exposição e aceitação com as liberações de distúrbios energéticos associados à acupuntura e outras terapias energéticas.

Mais de 60 artigos de pesquisa em periódicos revisados ​​por pares relatam uma impressionante taxa de eficácia de 98% com o uso desse procedimento, desde sofrimento psicológico (transtorno de estresse pós-traumático, fobias, ansiedade, depressão etc.) até condições físicas (asma, fibromialgia, dor, distúrbios convulsivos, etc.) a problemas de desempenho (atlético, acadêmico). “

Tem sido sugerido que as taxas de transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) podem aumentar pós-pandemia, não apenas para aqueles que se recuperaram do COVID-19, mas também entre aqueles que estão se sentindo estressados ​​pela quarentena e lutando com sentimentos persistentes de pânico e ansiedade. Isso pode ser particularmente verdadeiro para pessoas com condições de saúde mental existentes, como depressão e ansiedade.

A EFT também é útil para isso e, quando realizada em grupo, reduz os sintomas em pessoas que sofrem de TEPT, depressão e ansiedade.7 Faz sentido que a eliminação de bloqueios emocionais alivie esses sintomas, pois o maior determinante da ansiedade e da depressão são os eventos traumáticos da vida.8

A EFT pode ajudar a diminuir a intensidade das memórias traumáticas após apenas uma sessão,9 e pode ajudá-lo a liberar sentimentos desconfortáveis ​​que você tem ao passar e sair da quarentena. Em uma revisão de 2018 da revista Healthcare, observou-se:10

“O EFT clínico (Emotional Freedom Techniques) é um método baseado em evidências que combina acupressão com elementos extraídos de terapias cognitivas e de exposição. A abordagem foi validada em mais de 100 ensaios clínicos.

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Sua eficácia para o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) foi investigada em vários grupos demográficos, incluindo veteranos de guerra, vítimas de violência sexual, cônjuges de pessoas que sofrem de TEPT, sobreviventes de acidentes automobilísticos, prisioneiros, pacientes hospitalares, adolescentes e sobreviventes de doenças naturais. e desastres causados ​​pelo homem.

Meta-análises de EFT para ansiedade, depressão e TEPT indicam efeitos do tratamento que excedem os da psicofarmacologia e psicoterapia convencional “.

Por que a EFT trabalha para combater o estresse

A EFT aumenta significativamente as emoções positivas, como esperança e diversão, e diminui os estados emocionais negativos, incluindo o estresse. A EFT é particularmente poderosa no tratamento do estresse, pois tem como alvo específico a amígdala e o hipocampo, que são as partes do cérebro que ajudam a decidir se algo é ou não uma ameaça.11

Em um estudo com 203 pessoas que participaram de uma oficina de treinamento de quatro dias em que receberam EFT, foram encontradas quedas significativas de ansiedade, depressão, TEPT, dor e ânsias. Além disso, a felicidade aumentou, assim como as medidas da imunoglobulina salivar A, um marcador da função imune. Mudanças positivas também ocorreram na variabilidade da freqüência cardíaca e na coerência cardíaca, o que sugere efeitos benéficos no sistema nervoso central.12

Uma das melhores coisas sobre a EFT é que, depois de aprender a técnica, você pode fazer isso em qualquer lugar e leva apenas alguns minutos. Se você estiver enfrentando TEPT ou outro sério desafio à saúde mental, é recomendável recrutar a ajuda de um profissional de EFT.

No entanto, para ansiedade geral e inquietação relacionada ao mundo pós-quarentena, convido você a usar os seguintes recursos para aprender a mecânica da EFT, além de ajudá-lo a apreciar sua aplicação abrangente.

  • EFT: etapas básicas para sua liberdade emocional
  • Usando EFT para estresse

Usando EFT para lidar com estressores COVID-19

Existem duas áreas básicas a serem aprendidas para o uso da EFT: os locais e a técnica de toque e as afirmações positivas. O toque é feito com as pontas dos dedos, de forma sólida, mas não tão forte que dói.

Idealmente, remova os óculos ou observe antes de tocar (o que poderia interferir eletromagneticamente no processo) e toque em cada ponto de cinco a sete vezes. Os pontos de toque estão abaixo; é mais fácil começar do topo e descer o caminho.

1 Parte superior da cabeça (TH) – Com os dedos lado a lado no centro do crânio.

2) Sobrancelha (EB) – Logo acima e para um lado do nariz, no início da sobrancelha.

3) Lado do olho (SE) – No osso que limita o canto externo do olho.

4) Sob o olho (UE) – No osso sob um olho cerca de 1 polegada abaixo da pupila.

5) Sob o nariz (ONU) – Na pequena área entre a parte inferior do nariz e a parte superior do lábio superior.

6 Chin (Ch) – A meio caminho entre a ponta do queixo e a parte inferior do lábio inferior. Mesmo que não esteja diretamente na ponta do queixo, chamamos de ponta do queixo, porque é descritivo o suficiente para as pessoas entenderem com facilidade.

7) Osso do Colarinho (CB) – A junção onde o esterno (osso do peito), a clavícula e a primeira costela se encontram. Esse é um ponto muito importante e a acupuntura é conhecida como K (rim) 27. Para localizá-lo, primeiro coloque o dedo indicador no entalhe em forma de U na parte superior do esterno (sobre onde um homem amarraria a gravata).

Na parte inferior do U, mova o indicador para baixo em direção ao umbigo 1 polegada e depois vá para a esquerda (ou direita) 1 polegada. Esse ponto é chamado de osso do colarinho, embora não esteja na clavícula (ou clavícula) per se.

8) Sob o braço (UA) – No lado do corpo, em um ponto mesmo com o mamilo (para homens) ou no meio da alça do sutiã (para mulheres). É cerca de 4 centímetros abaixo da axila.

9 Pulsos (WR) – O último ponto é o interior dos dois pulsos.

Ao tocar, você desejará manter em mente o problema ou as emoções negativas enquanto diz (idealmente em voz alta) suas afirmações positivas, que podem assumir qualquer número de formas.

No caso do COVID-19 e da quarentena, você desejará se conectar com o que estiver causando um estresse indevido, talvez a ideia de voltar para lá e estar com mais pessoas, com receio de ficar doente ou ter dificuldades com novas regras que estão sendo impostas em sua área. Conecte-se com o estresse do seu corpo e assuma a responsabilidade pelo seu próprio bem-estar emocional. Schiffman sugere os seguintes exemplos de afirmações positivas que você pode querer tentar:

“Mesmo que eu esteja ansioso por voltar para lá, entrar em público depois de estar em segurança em minha casa por tanto tempo, eu aceito a mim e a todos os meus sentimentos por isso.

Mesmo que tenha sido um momento tão estranho e estressante para mim, estou com medo e nervoso de entrar em lugares onde há tanta incerteza que aceito a mim mesmo e a esses sentimentos e estou aberto a me sentir seguro.

Mesmo que eu tenha medo de ficar doente e me sentindo incerta sobre as pessoas que estarão ao meu redor. Há tantas coisas que não posso controlar. Eu me aceito e estou aberto a me sentir melhor agora.

Toda essa ansiedade. Estou nervoso com a abertura da comunidade. Talvez esteja pronto para sair mais, mas não tenho certeza do que fazer. Qual é a nova etiqueta? Parece estranho. Parece assustador. Parece desconfortável. Eu não tenho certeza do que fazer. E se as pessoas chegarem muito perto de mim? E se as pessoas ao meu redor não estiverem usando máscaras? E se houver contaminação que não consigo ver? Eu estou assustado.

Tudo é diferente agora. Eu quero me sentir confortável. Eu quero me sentir confiante. Eu quero me sentir seguro no mundo. Quero me sentir seguro onde quer que eu vá, mas não há certeza, e isso me assusta. Não posso ficar preso em casa para sempre. Eu posso estar pronto para chegar lá.

… No final das contas, eu só tenho controle sobre mim. Minhas ações, minhas escolhas, minhas decisões, meus pensamentos e meus sentimentos. Eu não tenho controle sobre as outras coisas. Então, farei o que puder para me manter seguro e os outros ao meu redor o melhor que puder, porque essa é a coisa humana a fazer. Eu sou uma pessoa inteligente. Eu faço escolhas inteligentes. “

A EFT pode ajudar você a se sentir mais calmo, mais otimista e mais no controle de uma situação incontrolável. Idealmente, use-o em conjunto com outras ferramentas de alívio do estresse, incluindo exercícios, apoio social e passar um tempo ao ar livre na natureza, para apoiar seu bem-estar emocional no mundo pós-quarentena.



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