Melhores alimentos para câncer de pulmão

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Não existe um plano de menu especial que cure ou mesmo trate o câncer de pulmão. Mas você pode se dar uma vantagem durante o tratamento e depois, escolhendo comidas inteligentes que apoiarão seu corpo e ajudarão a manter sua força.

Em vez de pensar na comida como um “lutador do câncer”, pode ser útil – e talvez menos opressor – dar um passo atrás e pensar em obter uma boa nutrição geral, diz Alicia Romano, nutricionista registrada no Tufts Medical Center e porta-voz da a Academia de Nutrição e Dietética.

“Comer uma dieta bem balanceada tem o potencial de ajudar na tolerância ao tratamento, manter a força durante o tratamento e acelerar a recuperação”, diz ela.

Um ponto importante a lembrar, porém, é que a dieta “certa” não é uma receita única para todos. Os alimentos que funcionam bem para o seu tipo e estágio do câncer de pulmão podem não funcionar para todas as outras pessoas com a doença.

“Cada câncer de pulmão é diferente”, diz Zhaoping Li, MD. Ela é chefe da Divisão de Nutrição Clínica da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, e pesquisadora do UCLA Jonsson Comprehensive Cancer Center.

“A melhor dieta para você depende de seus objetivos pessoais. Se você está prestes a fazer uma cirurgia para câncer de pulmão, suas necessidades nutricionais são diferentes de quando você está se recuperando do tratamento. ”

Ainda assim, existem diretrizes gerais que você pode seguir ao fazer suas escolhas alimentares.

Alimentos para escolher

Ao planejar refeições e fazer compras, aqui estão algumas dicas de nutrição para levar com você:

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Obtenha proteína suficiente. Seu corpo precisa de proteínas para a reparação de células e tecidos. “A proteína é o bloco de construção do seu sistema imunológico e essencial para que seus órgãos estejam em boa forma”, diz Li. Ela recomenda buscar cerca de 20 gramas por refeição. Para carnes magras como frango, peixe ou peru, isso significa um pedaço do tamanho de um baralho de cartas. Outras fontes de proteína incluem:

  • Ovos
  • Laticínios com baixo teor de gordura (leite, iogurte, queijo)
  • Nozes e manteigas de nozes
  • Feijões
  • Eu sou comida (missô, tofu, edamame)

Coloque as plantas no prato. Frutas e vegetais coloridos adicionam antioxidantes e fitonutrientes poderosos à sua dieta, o que pode ajudar a evitar danos às células. Se suas frutas e vegetais são crus ou cozidos, o segredo é variedade. Abasteça-se com cerca de cinco porções diferentes por dia. Para a maioria das frutas e vegetais, uma porção é cerca de 1 xícara; para folhas verdes, são 3 xícaras.

Contínuo

Vá com grãos inteiros. Você precisa de carboidratos para ajudar a manter sua energia alta. Obtenha seus carboidratos de fontes de grãos inteiros em vez dos refinados. Boas opções incluem:

Inclua gorduras saudáveis. Todas as gorduras não são criadas iguais. Os ácidos graxos ômega-3 e outras gorduras saudáveis ​​ajudam a apoiar o cérebro e o sistema nervoso e a reduzir a inflamação no corpo. Essas opções se encaixam no projeto:

Mantenha simples. Você não precisa revisar toda a sua dieta, diz Romano. “Se você está se sentindo bem – sem efeitos colaterais do tratamento, sem perda de peso ou falta de apetite – concentre-se em adicionar alimentos nutritivos de qualidade à sua dieta”. Ela sugere mudanças fáceis, como adicionar um pedaço de fruta como lanche, substituir metade dos grãos por grãos inteiros ou escolher peixe como uma opção de proteína uma vez por semana em vez de carne.

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Dicas de alimentação para efeitos colaterais do tratamento

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns dos tratamentos de câncer de pulmão incluem náuseas, falta de apetite, perda de peso, desidratação e fadiga.

Você pode ajudar a controlar esses desconfortos com sua dieta:

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  • Para náuseas: Coma pequenas refeições frequentes. Se cheiros e odores fortes causarem náusea, escolha alimentos leves e com baixo teor de gordura.
  • Por falta de apetite: Coma porções do tamanho de um lanche a cada poucas horas, cerca de quatro a seis vezes ao dia. Adicione alimentos ricos em calorias a todas as suas refeições, como manteiga de amendoim, azeite, abacate, manteiga ou queijo. Isso lhe dará muitas calorias em um pequeno volume. Pergunte ao seu médico ou nutricionista sobre a adição de suplementos nutricionais líquidos para ajudar a adicionar calorias à sua dieta.
  • Para perda de peso / músculo: Conseguir calorias suficientes é a chave. Pequenas refeições com mais frequência e alimentos ricos em calorias ajudam, assim como alimentos ricos em proteínas, como ovos, aves, peixes, laticínios, carnes, manteiga de amendoim e tofu.
  • Para fadiga: Prepare refeições congeladas quando tiver energia, para que você tenha pratos prontos que você pode simplesmente aquecer e comer. Mantenha lanches nutritivos à mão para quando as refeições parecerem demais. Compre barras de granola, nozes, queijo cottage ou queijo, manteiga de amendoim, iogurte e frutas para obter calorias saudáveis ​​em um piscar de olhos.
  • Para desidratação: Procure consumir pelo menos 64 onças de líquidos descafeinados por dia. Se você não consegue aguentar água pura, experimente bebidas esportivas, suco ou leite.



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