Michael Pollan sobre a cabeça do vício em cafeína - e a história feia: fotos

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Michael Pollan desistiu totalmente da cafeína por três meses enquanto trabalhava em seu audiolivro, Cafeína. “Eu recomendo”, diz ele sobre seu tempo sem a droga. “Eu dormi muito bem.” Mas ele não percebeu que uma “perda de confiança” temporária e falta de foco eram sintomas de abstinência.

Abdulrhman Al Shidokhi / Getty Images


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Michael Pollan desistiu totalmente da cafeína por três meses enquanto trabalhava em seu audiolivro, Cafeína. “Eu recomendo”, diz ele sobre seu tempo sem a droga. “Eu dormi muito bem.” Mas ele não percebeu que uma “perda de confiança” temporária e falta de foco eram sintomas de abstinência.

Abdulrhman Al Shidokhi / Getty Images

Depois de encerrar seu livro sobre os potenciais benefícios terapêuticos das drogas psicodélicas, o autor Michael Pollan voltou sua atenção para uma droga que está escondida “à vista de todos” na vida de muitas pessoas: cafeína.

“Aqui está uma droga que usamos todos os dias. … Nunca pensamos nela como uma droga ou um vício, mas é exatamente isso que é”, diz Pollan. “Eu pensei, por que não explorar esse relacionamento?”

Novo audiolivro de Pollan, Cafeína, explora a ciência da dependência e abstinência de cafeína – e o impacto mais amplo que o café e o chá tiveram no mundo moderno. A cafeína, diz ele, é uma droga poderosa que altera o cérebro de maneiras surpreendentes.

“Existem estudos que mostram que o desempenho mental e atlético das pessoas é melhorado pelo café”, diz ele. “Se você tomar uma xícara de café depois de aprender alguma coisa ou ler um capítulo do livro, é mais provável que teste melhor no dia seguinte.”

Foi somente quando ele parou de tomar peru com cafeína que Pollan apreciou completamente o impulso mental e psicológico que sua xícara de café da manhã havia proporcionado: “Eu simplesmente não conseguia me concentrar”, diz ele. “Perdi a confiança. O livro inteiro parecia uma idéia realmente estúpida. E a perda de confiança é realmente listada como um dos sintomas da abstinência de cafeína.”

Eventualmente, os sintomas de abstinência diminuíram. Pollan durou três meses sem cafeína – durante os quais, segundo ele, sua qualidade de sono melhorou acentuadamente. Mas agora sua pesquisa está completa e ele voltou ao seu consumo diário de cafeína.

“Acho que a palavra ‘dependência’ tem muita bagagem moral ligada a ela”, diz ele. “Como [Johns Hopkins researcher] Roland Griffeth me disse que, se você tem um suprimento constante de algo, pode pagar e isso não interfere em sua vida, não há nada de errado em ser viciado. “

Destaques da entrevista

Em sua experiência de deixar a cafeína por três meses

O que realmente me impressionou foi que eu nunca tive [attention deficit hyperactivity disorder]. Eu posso me concentrar muito bem. Eu senti como, oh, é assim que o TDAH é. Não consigo manter as coisas fora das periferias. As informações periféricas e os dados sensoriais continuam chegando e atrapalhando. Eu senti como se fosse um cavalo que tinha tirado as vendas e, de repente, pude ver muitos graus de circunferência. Então esse era um problema real para trabalhar. Eu realmente tive dificuldade para sentar, escrever e ficar parado.

Depois de alguns dias, isso começou a aumentar. Acho que qualquer um que se atrase a tomar a xícara de café da manhã sabe do que estou falando, mas havia uma espécie de sensação de véu ou névoa que desceu entre mim e a realidade. Eu estava meio confusa e isso foi se levantando gradualmente. Mas devo dizer que, mesmo semanas depois, senti como se houvesse um pequeno problema mental entre mim e a realidade. Senti como se essa não fosse minha língua natural – falar em outra língua, que nunca vai tão bem ou tão bem. … eu superei isso eventualmente, e escrevi uma grande parte da peça sem a influência da cafeína. … Mas foram três meses interessantes. Eu recomendo, na verdade. Eu acho que é um exercício realmente interessante.

Sobre como ir sem cafeína melhorou seu sono

Foi fantástico. Eu estava dormindo como uma adolescente novamente. Eu pulava e dormia a noite toda – o que não faço com tanta frequência. E eu dormi muito bem. Acho que esse foi o grande benefício compensador de desistir da cafeína. … A cafeína é inimiga do bom sono. …

É um problema de maneiras que não percebemos, porque a cafeína prejudica a qualidade – não necessariamente a quantidade – mas a qualidade do nosso sono. E, especificamente, um tipo muito particular de sono, que eu nunca tinha ouvido falar antes, chamado “onda lenta” ou sono profundo. Não é o sono REM onde você está tendo sonhos ou sono leve. Este é um lugar realmente profundo por onde você passa a noite inteira, mas é realmente importante para sua saúde mental e física. É onde essas ondas lentas começam a irradiar da frente do cérebro para as costas e elas meio que harmonizam todos os neurônios, colocando-os na mesma página. É onde você pega as memórias da memória de trabalho de curto prazo e as coloca em seu devido lugar. É como limpar a área de trabalho do seu computador no final do dia.

Matt Walker, o psicólogo que escreveu Por que dormimos, acha que isso é muito importante para a saúde ter quantidades suficientes de sono profundo. À medida que envelhecemos, temos menos naturalmente. E o café ou o chá cortam isso, mesmo que você pare de beber, digamos, ao meio-dia, porque a cafeína tem uma meia-vida e um quarto de vida muito longos. Por exemplo, a cafeína que você ingere ao meio-dia – um quarto dela ainda circula na corrente sanguínea à meia-noite. Ainda está por aí. E esse é o efeito sutil e, talvez insidioso, que está causando em você.

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Sobre como funciona a retirada da cafeína

Está começando quando você acorda. Quero dizer, você não toma café ou chá desde o dia anterior. … Todas aquelas pessoas que te dizem “eu não sou civilizado” [or] “Não estou apto para conversas humanas até tomar uma xícara de café.” Eles estão começando a passar por essa retirada. Eles estão começando a se sentir um pouco desanimados – essa confusão está chegando. Talvez eles tenham dor de cabeça. Talvez eles estejam um pouco irritados. E então eles tomam a xícara de café e o prazer que estão recebendo dela, eu aprendi, não é simplesmente o aumento, o aumento eufórico da droga. É a supressão dos sintomas de abstinência. Nós passamos por esse ciclo.

Uma das coisas que você aprende quando toma cafeína rapidamente, como eu, é que a experiência da cafeína é muito diferente de uma virgem com cafeína ou de uma virgem com cafeína restaurada, como eu, do que para alguém viciado. Aquelas pessoas [who are addicted] estão recebendo um pouco de força, mas principalmente o que estão recebendo é o alívio desses sintomas que estão prestes a cair sobre eles. E isso é muito bom. Você voltou à linha de base. Mas quando você está fora para uma alguns meses, cara, é outra coisa. É uma experiência muito poderosa sobre drogas. E eu não estava preparado para isso.

Sobre como a cafeína nos mantém alertas

Temos um neurotransmissor chamado adenosina. … Ao longo do dia, os níveis aumentam e seu trabalho é nos cansar gradualmente – criar o que se chama pressão do sono. Então, eventualmente, apagamos as luzes e vamos dormir, [and] existe um receptor no qual a adenosina se encaixa. E, como se vê, a cafeína se encaixa no mesmo receptor – chega lá antes que a adenosina possa. Portanto, bloqueia essencialmente a ação desse neurotransmissor – você nunca recebe o sinal de que está cansado.

Eventualmente, porém, a adenosina – não é como se ela desaparecesse. Ele continua aumentando o nível na corrente sanguínea, continua aumentando, de modo que quando a cafeína é finalmente metabolizada e os receptores estão disponíveis novamente. Voom! Você é atingido por uma enxurrada de adenosina e fica muito cansado.

E o que você faria então? Bem, você tomaria outra xícara de café e começaria o ciclo novamente. … Isso é o que nos mantém acordados. Essa é a atenção da cafeína. Mas ele também atua em alguma outra rede, como a rede de dopamina, e isso faz parte do que nos dá euforia.

Sobre como a cafeína ajudou o capitalismo

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Temos esses ritmos circadianos que organizam e governam nossas vidas – e são difíceis de quebrar. E não sei se você poderia ter tido um turno da noite ou mesmo um turno tardio antes de tomar cafeína. A cafeína realmente ajuda o capitalismo a conquistar a fronteira da noite. E é por isso que foi tão importante para a revolução industrial, onde você tinha essas máquinas caras que queria continuar funcionando a noite toda e mudou-se para dois e três turnos. As pessoas trabalhavam à noite antes disso? Não muito. É por isso que acho que o impacto no mundo moderno foi profundo e que isso teve um efeito enorme em nossa civilização e em nós mesmos. Quebrar esses ritmos circadianos é um grande negócio.

Como o café e o chá historicamente dependiam do trabalho escravo

Há uma história realmente feia por trás de ambos. [On] Nas primeiras plantações de café no Brasil, todos os trabalhadores eram escravos. Mas, mais tarde, quando você tem a América Central pós-escravidão, esses eram lugares brutais para trabalhar. O problema de cultivar café e chá é que você precisa de muito trabalho, porque os arbustos precisam ser podados. Fui colher café na Colômbia e é realmente um trabalho árduo. É uma espécie de planta espetada e cresce em uma encosta tão íngreme. Você não consegue se equilibrar. …

É uma história muito sombria. E, como muitas outras coisas, estamos participando dessas cadeias de mercadorias e não temos ideia do que está por trás disso. Quero dizer, quem dentre nós viu uma planta de café ou de chá, exceto na fotografia? Mas, no outro extremo dessas cadeias alimentares, muitas vezes tem sido um pouco de brutalidade. E, é claro, café e chá impulsionaram a demanda por açúcar, e o açúcar estava no centro do comércio de escravos no Caribe.

Sobre como as mudanças climáticas podem afetar a produção de café

É uma planta muito exigente e muito exigente. Tem que ter exatamente a altitude certa, água … todo esse tipo de coisa, o que é preocupante agora porque o café enfrenta uma tremenda ameaça das mudanças climáticas. Há uma estreita faixa de condições que tornam o café feliz. E as estimativas agora [from] os cientistas climáticos – e isso será alarmante para os adictos por aí – é que 50% das regiões produtoras de café não serão capazes de apoiar a fábrica de café até 2050. Portanto, o capitalismo pode estar matando o ganso de ouro à medida que as mudanças climáticas prejudicam produção de café. … Podemos olhar para trás e dizer que vivemos nesta era de ouro do bom café que durou de 1966 a 2050 – e depois será ladeira abaixo.

Sam Briger e Thea Chaloner produziram e editaram o áudio desta entrevista. Bridget Bentz e Molly Seavy-Nesper o adaptaram para a Web.

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