Moody quaranteen? O que os pais devem observar e fazer

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Para nos manter protegidos do COVID-19, os especialistas em saúde dizem que precisamos ficar em casa e longe de outras pessoas. Isso é particularmente difícil para os adolescentes, porque o estágio de sua vida gira em torno dos colegas e da independência da família.

Portanto, não é surpreendente que a pandemia tenha afetado a saúde mental dos adolescentes.

Mais difícil para alguns adolescentes, mais fácil para outros

Não foi difícil para todos eles. Alguns de meus pacientes adolescentes que ficam estressados ​​por situações sociais sentem-se aliviados por estar em casa, por exemplo, e adolescentes que se dão bem com seus pais e irmãos gostam mais de estar com eles. E certamente ajuda que muitos estejam dormindo mais. Mas o isolamento social e estar preso a uma casa pode ser muito difícil nessa faixa etária. Para famílias que estão passando por fatores estressantes financeiros e outros, os adolescentes geralmente compartilham esse fardo, o que torna as coisas piores.

É importante que os pais sejam proativos – não apenas conscientizando-se do humor de seus filhos, mas também fazendo coisas para fortalecer a saúde mental deles. Não apenas a pandemia provavelmente permanecerá conosco por mais alguns meses, como também não há garantia de que a ansiedade e a depressão que começam durante a pandemia irão embora quando isso acontecer. Os efeitos podem ser duradouros.

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Sinais para procurar

  • mau humor que é incomum
  • isolando mais do que o normal. Isso pode ser difícil para os pais perceberem, pois os adolescentes tendem a se isolar naturalmente. Mas se for realmente difícil tirá-los da sala ou se eles estiverem interagindo menos com os amigos, isso pode ser um sinal de problema.
  • perder o interesse pelas atividades de que gostavam e que são possíveis durante a pandemia
  • problemas de sono – dormindo muito menos ou dormindo muito mais
  • problemas com foco ou concentração
  • queda de notas
  • aumento de comportamentos de risco (que podem ser qualquer coisa, desde o uso de drogas até a socialização em grupos sem máscaras)
  • pensando em morte ou suicídio. Não tenha medo de perguntar diretamente a seu filho sobre isso se ele der uma dica. Se você obtiver uma resposta que o faça pensar que eles realmente estão pensando sobre isso, chame seu médico imediatamente. Se você não conseguir falar com seu médico, leve-o ao pronto-socorro local. Se o seu filho adolescente não for, ligue para o 911.
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O que os pais devem fazer para ajudar

  • Não ignore nenhum desses sintomas! A saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Chame seu médico. O aconselhamento e, às vezes, os medicamentos podem fazer toda a diferença.
  • Um “novo normal” exige novas rotinas e novas formas de estar conectado e feliz. Agora que está bem claro que nosso novo normal não é temporário, converse com seu filho sobre o que ele pode fazer, dentro das restrições do que é seguro, para cuidar de sua saúde mental.
  • Certifique-se de que seu filho não fique no quarto o dia todo. Com quarentenas e escola remota, isso é muito possível. Tire-os de seus quartos – e de casa – sempre que possível. Faça refeições em família, passe algum tempo juntos à noite e, de outra forma, crie algumas rotinas que neutralizem o isolamento (e lhe dê a chance de manter o controle sobre seu filho).
  • Deixe seu filho adolescente ativo. Os exercícios podem fazer uma grande diferença de várias maneiras, incluindo melhorar o humor e aliviar a ansiedade e a depressão. Até dar uma volta no quarteirão é algo (se você tem um cachorro, atribua a seu filho algumas tarefas de passear com o cachorro).
  • Aproveite todos os recursos oferecidos em sua escola ou comunidade. Pode haver clubes online ou a distância social ou outras atividades que seu filho possa desfrutar.

Para obter mais informações e sugestões, verifique esses recursos voltados para o bem-estar social, emocional e mental de adolescentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e da Academia Americana de Pediatria.

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O post Moody quaranteen? O que os pais deveriam observar e fazer apareceu primeiro no Harvard Health Blog.

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