Muitos benefícios da meditação para sua saúde

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Há evidências crescentes para mostrar que a meditação pode torná-lo mais saudável e feliz. Por exemplo, a terapia cognitiva baseada na atenção plena (MBCT) às vezes é usada para tratar a depressão, e a tecnologia de imagens do cérebro sugere que a meditação realmente muda seu cérebro de várias maneiras benéficas.

A ressonância magnética mostrou que a meditação a longo prazo pode alterar a estrutura do córtex cerebral, a camada externa do cérebro. Além disso, as regiões cerebrais associadas à atenção e ao processamento sensorial demonstraram ser mais espessas naqueles que meditam.

Estudos anteriores vincularam a meditação a benefícios como melhoria da atenção, memória, velocidade de processamento, criatividade e muito mais. Pesquisas recentes também sugerem que a meditação ajuda a combater a perda de volume cerebral relacionada à idade.

Em suma, a meditação pode ser vista como uma forma de exercício cerebral que a fortalece e a mantém “mais jovem” por mais tempo. Outros estudos revelam que os benefícios da meditação não se limitam ao seu cérebro; ele também tem efeitos anti-inflamatórios e afeta a expressão gênica – os quais podem aumentar a saúde física e a longevidade.

Meditação de longo prazo ligada à perda reduzida de volume cerebral

Um dos estudos mais recentes1,2 nesse campo, analisamos 50 meditadores de longo prazo e 50 indivíduos de controle entre as idades de 24 e 77. Entre os controles, o avanço da idade correlacionou-se com a perda de volume cerebral, como esperado.

Aqueles que meditaram, no entanto, apresentaram menos atrofia cerebral relacionada à idade. Conforme relatado pelo GMA News:3

“As pessoas que relataram meditar por 20 anos em média tiveram volumes cerebrais mais altos do que as pessoas comuns …

[T]o autor sênior do estudo disse à Reuters Health que a equipe de pesquisadores esperava ver mais massa cinzenta em certas regiões do cérebro entre os meditadores de longo prazo. “Mas vemos que esse efeito é realmente generalizado em todo o cérebro”, disse o Dr. Florian Kurth …

[T]os cérebros dos meditadores pareciam mais bem preservados do que as pessoas comuns da mesma idade. Além disso, os pesquisadores ficaram surpresos ao encontrar menos perda de massa cinzenta relacionada à idade em todo o cérebro dos meditadores “.

Como a meditação aumenta a produtividade

Especialista em meditação Emily Fletcher4 dá palestras e entrevistas sobre as diferenças entre dois estilos populares de meditação e como eles afetam seu cérebro.

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Ela também discute as semelhanças entre meditação e cafeína. Ambos têm o efeito de energizar você e aumentar sua produtividade, mas a meditação realiza isso sem os efeitos adversos associados à cafeína.

Conforme explicado por Fletcher, a cafeína é semelhante ao trifosfato de adenosina (ATP), produzido pelo cérebro ao longo do dia. A adenosina deixa você sonolento e a cafeína bloqueia efetivamente os receptores de adenosina no cérebro, impedindo que o cérebro reconheça o quanto está cansado.

Embora isso possa não ser prejudicial a curto prazo, a cafeína também estimula mais atividade neural no cérebro, o que aciona as glândulas supra-renais para liberar a adrenalina química do estresse.

Eventualmente (se você está tomando muito café ou não), permanecer em um estado crônico de “luta ou fuga” que a adrenalina gera pode levar a vários distúrbios relacionados ao estresse.

A meditação, por outro lado, energiza e torna você mais produtivo sem provocar uma onda de adrenalina. Segundo Fletcher, a meditação fornece ao seu corpo um descanso duas a cinco vezes mais profundo que o sono.

Meditar por 20 minutos também equivale a tirar uma soneca de 1,5 hora, mas você não terá essa “ressaca do sono” depois. Em vez disso, você se sentirá acordado e revigorado e, como ela diz, “mais consciente”.

A meditação excita seu sistema nervoso, em vez de estimulá-lo ainda mais. Isso o torna mais ordenado, facilitando assim o sistema a liberar o estresse reprimido. Também o torna mais produtivo.

Ela observa que muitos agora estão começando a reconhecer a meditação como uma poderosa ferramenta de produtividade. Ao contrário da crença popular, dedicar um tempo para meditar pode realmente ajudá-lo a ganhar mais tempo do que dedica, por meio da produtividade aumentada. Em uma entrevista anterior,5 Fletcher declarou:

“… ouço tantas vezes as pessoas dizerem, Emily, quero meditar, tentei meditar, mas não consigo parar de pensar. Você não entende meu cérebro. É tão louco. A mente de todo mundo é louca. Temos cerca de 75.000 pensamentos por dia, e o único momento em que o cérebro realmente é plano é quando estamos mortos.

O objetivo da meditação não é impedir sua mente de pensar. O objetivo da meditação é ser uma ferramenta para aliviar o estresse, e a maneira como fazemos isso nesse estilo é que excitamos o sistema nervoso que cria a ordem e damos um descanso profundo ao corpo. O corpo quer nos agradecer por isso, e isso nos agradece, dissolvendo nosso estresse “.

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Benefícios da meditação além da saúde cerebral

O estresse é um culpado bem reconhecido que pode promover problemas de saúde em geral, e a capacidade da meditação para reprimir o estresse é um importante benefício à saúde. Pesquisadores da Universidade Carnegie Mellon publicaram recentemente um estudo afirmando que encontraram o mecanismo biológico pelo qual a atenção afeta a saúde física.

Em suma, a meditação afeta sua biologia e saúde física através de “caminhos de redução de estresse” em seu cérebro. Conforme explicado em um comunicado de imprensa:6

“Quando um indivíduo experimenta estresse, a atividade no córtex pré-frontal – responsável pelo planejamento e pensamento consciente – diminui, enquanto a atividade na amígdala, hipotálamo e córtex cingulado anterior – regiões que ativam rapidamente a resposta ao estresse do corpo – aumenta.

Estudos sugeriram que a atenção plena reverte esses padrões durante o estresse; aumenta a atividade pré-frontal, que pode regular e diminuir a resposta ao estresse biológico.

A ativação excessiva da resposta biológica ao estresse aumenta o risco de doenças afetadas pelo estresse (como depressão, HIV e doenças cardíacas). Ao reduzir as experiências de estresse dos indivíduos, a atenção plena pode ajudar a regular a resposta ao estresse físico e, finalmente, reduzir o risco e a gravidade das doenças relacionadas ao estresse “.

Tais efeitos podem explicar por que a meditação pode ajudar a aliviar doenças relacionadas ao estresse, como:

Outras pesquisas, como a do Instituto Benson-Henry para Medicina Corporal da Mente,7 procurou quantificar os benefícios da resposta de relaxamento avaliando a expressão gênica antes e depois da meditação e comparou os efeitos das rotinas de meditação a curto e a longo prazo.

Entre suas descobertas, eles descobriram que a meditação tem efeitos anti-inflamatórios. Em um estudo,8,9 os participantes que participaram da meditação de curto e longo prazo viram aumentos na produção de antioxidantes, na atividade da telomerase e no estresse oxidativo. Os pesquisadores observaram que os benefícios parecem estar relacionados à dose, com alterações mesmo após uma sessão.

Dois estilos de meditação

Segundo Fletcher, existem dois estilos comuns de meditação:

1 A atenção plena, uma prática de estado de vigília e atenção direcionada, na qual você continua voltando sua atenção para o agora. É uma prática de tarefa única, originalmente desenvolvida para monges, que permanecem focados no momento presente em todas as atividades.

Além de melhorar seu foco e aumentar sua cognição mental, também foi descoberto que o treinamento em atenção plena reduz os níveis de inflamação induzida por estresse,10 o que poderia beneficiar pessoas que sofrem de condições inflamatórias crônicas como artrite reumatóide, doença inflamatória intestinal e asma. Também ajuda a aliviar sentimentos de estresse e ansiedade.

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2) Transcendência auto-induzida é um estilo de meditação não direcionado, no qual você acessa um quarto estado de consciência que é diferente de acordar, dormir e sonhar. A meditação no estilo da transcendência, que Fletcher ensina, fortalece seu corpo caloso, a ponte entre seus dois hemisférios cerebrais.

Seu cérebro esquerdo está no comando do passado e do futuro, da linguagem, da matemática e do pensamento crítico, enquanto o seu cérebro direito está no comando do “agora”, intuição, inspiração, conexão, criatividade e solução de problemas.

Ao fortalecer a conexão entre os hemisférios direito e esquerdo, você obtém acesso a uma solução mais criativa de problemas e aumenta sua produtividade sem aumentar o estresse.

Ferramentas úteis

Fletcher discute o valor de usar um rastreador de fitness que rastreia seu sono, observando que a meditação pode melhorar significativamente a qualidade do seu sono. Um rastreador de fitness pode ajudá-lo a avaliar seu progresso. Sou um grande fã desse tipo de tecnologia, pois pode ser muito difícil mudar um comportamento, a menos que você consiga acompanhar seu progresso.

Quando comecei a usar um rastreador de fitness, eu tentava dormir oito horas, mas meu Jawbone UP normalmente me registrava entre 7,5 e 7,75. Desde então, aumentei meu tempo de sono, não apenas o tempo na cama, mas o tempo total de sono para mais de oito horas por noite.

De acordo com Fletcher, a meditação pode realmente melhorar a qualidade do seu sono a tal ponto que você não precisa dormir por muito tempo, pois pode ficar mais descansado em menos tempo quando não está acordando no meio Da noite.

Diminuir a respiração através da meditação e / ou usando a técnica de respiração Buteyko também aumenta sua pressão parcial de dióxido de carbono (CO2), que traz enormes benefícios psicológicos.

Menos estresse, realizar mais

Emily Fletcher, do @zivameditation, é minha amiga e professora de meditação. Ela escreveu um livro: “Menos estresse, realize mais: meditação para desempenho extraordinário” e acredito que isso é o que finalmente fará com que você se concentre na meditação.

Nestas páginas, ela colocou seus 12 anos de experiência treinando mais de 20.000 artistas de alto desempenho, com o objetivo de ensinar um tipo de meditação projetada para pessoas com mentes ocupadas e vidas ocupadas. O livro é o best-seller do USA Today e chegou ao número 7 de todos os livros da Amazon. Mudou muitas vidas e, talvez, mude a sua. Obtenha >> bit.ly/slamthebook.

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