O açúcar altera a química do seu cérebro

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Se você é como a maioria das pessoas, é provável que esteja consumindo quantidades não saudáveis ​​de açúcar regularmente. Mesmo se você não gosta muito de doces, a maioria dos alimentos processados ​​fornece uma quantidade excessiva de açúcares adicionados.

Conforme observado no relatório da BBC One “The Truth About Sugar”, uma porção de macarrão Pad Thai contém 9,5 colheres de chá de açúcar e um pacote de frango agridoce com arroz contém 12,5 colheres de chá, que é mais do que uma lata de refrigerante.

Uma lata de feijão contém 6 colheres de chá de açúcar, o que seria o total geral do dia para você, por isso é importante perceber que não são apenas bolos, biscoitos, doces e sorvetes que causam problemas às pessoas.

Mesmo muitos alimentos para bebês contêm quantidades chocantes de açúcar,1,2 que pode colocar seu filho no caminho do vício em açúcar ao longo da vida e os problemas de saúde que o acompanham. A ideia de que o açúcar é viciante não é nova. Vários estudos mostraram que ele age como outras substâncias viciantes.

Um dos estudos mais recentes sobre o potencial viciante do açúcar foi publicado na edição de novembro de 2019 da Scientific Reports,3,4,5,6,7 em que eles apontam que “o consumo excessivo de sacarose provoca um desejo semelhante ao vício que pode sustentar a epidemia de obesidade”.

O açúcar altera a química do seu cérebro

Usando imagens PET junto com agonistas dos receptores beta-opióides e dopamina, os pesquisadores foram capazes de mostrar como a sacarose afeta a química do cérebro em porcos em miniatura. Os porcos em miniatura foram escolhidos pelo fato de terem regiões corticais subcorticais e pré-frontais bem definidas, que “permitem uma tradução mais direta da função do cérebro humano”. Como explicado pelos autores:8

Após 12 dias de acesso à sacarose, o BPND [non-displaceable binding potentials] dos dois traçadores declinou significativamente no estriado, núcleo accumbens, tálamo, amígdala, córtex cingulado e córtex pré-frontal, consistente com a regulação negativa da densidade de receptores … A menor disponibilidade de receptores de opióides e dopamina pode explicar o potencial viciante associado à ingestão de sacarose. “

Mesmo uma única exposição à sacarose produziu uma redução de até 14% na ligação do carfentanil (um agonista do receptor beta-opióide) no núcleo accumbens e no córtex cingulado, o que é consistente com a liberação de opióides.

Em termos mais leigos, o consumo de açúcar desencadeia a liberação de opioides naturais e dopamina no cérebro, diminuindo a disponibilidade desses receptores. A disponibilidade reduzida de receptores é um sinal de superestimulação, pois quando seu cérebro é superestimulado, ele regula os receptores para proteger seu cérebro contra danos.

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A desvantagem desse mecanismo de proteção é que agora você precisa de uma dose mais alta da substância para obter a mesma resposta de prazer, e esse é um mecanismo essencial pelo qual o vício se desenvolve.

Você pode aprender mais sobre a mecânica do vício em minha entrevista com a Dra. Pamela Peeke, autora de “The Hunger Fix: The Three-Stage Detox and Recovery Plan for Overeating and Food Addiction”.

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O açúcar afeta seu cérebro como outras drogas viciantes

A Figura 4 do estudo Scientific Reports mostra como o potencial de ligação ao carfentanil mudou dos níveis basais ao longo de 12 dias. A Figura 6 mostra a alteração no raclopride, um antagonista seletivo nos receptores de dopamina.9

Figura 4: Análise regional do potencial de ligação ao carfentanil entre a linha de base e após 12 dias de exposição à água com sacarose.

Figura 6: Análise regional do potencial de ligação à racloprida entre a linha de base e após 12 dias de exposição à água com sacarose.

Segundo os autores, “os resultados demonstram claramente que a sacarose afeta os mecanismos de recompensa de maneira semelhante à das drogas de abuso”.10 Na seção de discussão do artigo, eles explicam ainda mais:

“A ingestão de sacarose como substância palatável é conhecida por liberar DA [dopamine] e induzir dependência em roedores, com a sacarose demonstrando ser ainda mais agradável do que a cocaína em roedores em certos contextos. Assim, os roedores trabalham mais intensamente para obter sacarose do que a cocaína, mesmo na ausência de privação alimentar.

No entanto, os efeitos da sacarose são regulados pelo sistema homeostático e por circuitos de recompensa hedônicos que podem mediar a distinção entre aspectos nutricionais e hedônicos da ação da sacarose.

Optamos por uma programação de uma hora por dia para promover a “compulsão” … Os estudos comportamentais da ingestão de alimentos geralmente têm como alvo animais com restrição de alimentos, mas o design pode não refletir necessariamente os mesmos mecanismos neurais ativos na obesidade. Os porcos do presente estudo não tiveram restrição alimentar e foram alimentados com as quantidades usuais de sua dieta normal, além do acesso à sacarose.

Os receptores opióides (OR) são amplamente expressos no cérebro, especificamente em estruturas conhecidas por modular os processos de comer e recompensar. As RUPs demonstraram ser importantes nos efeitos recompensadores e recorrentes da cocaína … Estudos anteriores demonstraram que alimentos saborosos podem levar a sensações de prazer, estimulando a liberação de opióides.

Após 12 dias de acesso à sacarose, observamos diminuição da ligação ao carfentanil, o que tem várias explicações possíveis, incluindo liberação endógena de opioides e ligação a μOR [beta-opioid receptors], internalização de μOR como resultado do aumento da ligação opióide e aumento da ativação do receptor DA D2 / 3, levando à dessensibilização heteróloga de μOR…

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Em um estudo do comportamento alimentar agudo em homens saudáveis, a alimentação levou a uma liberação endógena e robusta de opióides cerebrais endógenos, tanto na presença quanto na ausência de hedonia, sugerindo que a liberação de opióides reflete respostas metabólicas, homeostáticas e hedônicas “.

Outras alterações cerebrais desencadeadas pelo excesso de açúcar

Outra pesquisa mostrou que o consumo diário de açúcar prejudica a memória espacial e inibe a neurogênese no hipocampo, uma área do cérebro envolvida nos processos de aprendizado e memória.11

Pesquisa12 em ratos também mostrou que uma dieta rica em açúcar tende a alterar os neurônios inibitórios no córtex pré-frontal, onde a tomada de decisão e o controle de impulsos estão centralizados. Além do controle prejudicado dos impulsos e da incapacidade de adiar a gratificação, essa alteração também pode aumentar o risco de problemas de saúde mental em crianças e adolescentes. Conforme observado em um estudo de 2015:13

“Descobrimos que ratos expostos à sacarose não apresentaram resposta adequada ao contexto … indicativo de comprometimento da função do córtex pré-frontal. Os ratos expostos à sacarose também apresentaram déficits na tarefa de memória de reconhecimento no objeto no local, indicando que a função pré-frontal e hipocampal estava prejudicada.

A análise dos cérebros mostrou uma redução na expressão de interneurônios GABAérgicos imunorreativos à parvalbumina no hipocampo e no córtex pré-frontal, indicando que o consumo de sacarose durante a adolescência induziu patologia a longo prazo, potencialmente subjacente aos déficits cognitivos observados.

Esses resultados sugerem que o consumo de altos níveis de bebidas açucaradas pelos adolescentes também pode prejudicar as funções neurocognitivas que afetam a tomada de decisões e a memória, potencialmente colocando-as em risco de desenvolver distúrbios de saúde mental “.

Eliminar o açúcar é um caminho rápido para melhorar a saúde

Escusado será dizer que uma dieta rica em açúcar também afetará sua saúde, acumulando quilos indesejados, e o ritmo pode ser notavelmente rápido. Conforme observado no programa da BBC, “The Truth About Sugar” (linkado no início deste artigo), beber três xícaras de chá ou café por dia com 2 colheres de chá de açúcar adicionadas a cada xícara pode resultar em um ganho de peso de 9,9 libras (4,5 quilos) em um único ano, desde que você não aumente sua atividade física para queimar as calorias extras.

Quando você considera que a maioria consome cinco ou seis vezes mais açúcar adicionado do que a cada dia, é fácil ver como a obesidade se tornou mais a norma do que a exceção.

A Organização Mundial da Saúde recomenda limitar seu consumo diário de açúcar a 10% da sua ingestão total, ou melhor ainda, 5%, o que equivale a cerca de 6 colheres de chá ou 25 gramas, se você deseja realmente otimizar sua saúde.14

A boa notícia é pesquisa15,16,17 mostra que a redução de açúcares adicionados de uma média de 27% das calorias diárias para cerca de 10% pode melhorar os biomarcadores associados à saúde em menos de 10 dias – mesmo quando a contagem total de calorias e a porcentagem de carboidratos permanecerem as mesmas.

Embora isso pareça bastante simples, pode ser complicado se sua dieta consiste principalmente em alimentos processados. Segundo o SugarScience.org, os açúcares adicionados se escondem em 74% dos alimentos processados ​​sob mais de 60 nomes diferentes. Para uma lista completa, consulte a página “Hidden in Plain Sight” do SugarScience.org.18

Quando você está tentando evitar o açúcar, precisa evitar todo e qualquer um desses efeitos, pois todos têm efeitos semelhantes, embora a frutose processada – como xarope de milho com alto teor de frutose – tenda a ter os efeitos mais adversos à saúde e seja o principal fator de obesidade e diabetes.19

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Como quebrar o seu vício em açúcar

Se você se encontra lutando com os desejos de açúcar, o jejum intermitente pode ajudar. Para melhores resultados, substitua as calorias do açúcar e carboidratos não vegetais por vegetais e gorduras saudáveis, pois isso ajudará a redefinir o metabolismo do seu corpo, permitindo que ele efetivamente queime gordura novamente como combustível. Quando o açúcar não é necessário para o seu combustível primário e quando as reservas de açúcar acabam, seu corpo deseja menos.

Outra técnica útil, que trata do componente emocional dos desejos de comida, é a Emotional Freedom Techniques (EFT). Se você mantiver pensamentos e sentimentos negativos sobre si mesmo ao tentar tomar medidas físicas para melhorar sua saúde e corpo, é improvável que tenha sucesso.

Embora as abordagens psicológicas tradicionais às vezes funcionem, a EFT mostrou ser uma solução muito melhor, para não mencionar barata. Se você acha que suas emoções ou sua própria auto-imagem podem ser seu pior inimigo quando se trata de alterar seu relacionamento com a comida, eu recomendo que você leia meu manual gratuito de EFT e considere tentar EFT por conta própria.

Uma versão do EFT voltada especificamente para combater os desejos de açúcar é chamada Turbo Tapping. Para obter mais instruções, consulte o artigo do Epoch Times, “Turbo Tapping: Como se livrar do vício em refrigerante”.20

Meu artigo anterior, “EFT: tocando para perda de peso” também oferece orientações úteis. Para ter uma idéia de como funciona, veja o vídeo abaixo, no qual a profissional de EFT Julie Schiffman demonstra como usar a EFT para combater todos os tipos de desejos de comida.

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