O álcool realmente reduz o risco de Alzheimer?

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O consumo excessivo de álcool é conhecido por prejudicar a saúde do cérebro. No caso de consumo excessivo de álcool ou consumo excessivo de álcool, pode até tornar mais provável que seu cérebro acumule proteínas beta-amilóides prejudiciais, contribuindo potencialmente para o desenvolvimento da doença de Alzheimer.1

No entanto, ainda existe controvérsia sobre se todo o consumo de álcool é prejudicial, com algumas pesquisas sugerindo que a ingestão moderada pode ter um efeito protetor.

Estudos pré-clínicos de modelos de cultura animal e celular mostraram que consumir quantidades moderadas de álcool pode ser protetor contra a doença de Alzheimer, atenuando a produção de beta-amilóide, mas pouco se sabe sobre como isso afeta a deposição de beta-amilóide no cérebro humano – levando os pesquisadores a realizar um estudo para descobrir.2

Bebedores moderados tinham menos beta-amilóide no cérebro

Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Seul realizaram um estudo envolvendo 414 indivíduos de meia-idade e idade que estavam livres de demência e que não apresentavam um distúrbio relacionado ao álcool. Os participantes foram entrevistados sobre o consumo atual e passado de álcool e tiveram imagens cerebrais para verificar as patologias da doença de Alzheimer.

O consumo moderado foi definido como uma a 13 bebidas padrão por semana, com uma bebida padrão definida como 12 onças de cerveja, 5 onças de vinho ou 1,5 onça de bebidas destiladas. Aqueles que beberam moderadamente ao longo de décadas de fato viram benefícios, com uma taxa 66% menor de depósitos de beta-amilóide em seus cérebros em comparação com os que não bebem.3

Aqueles que recentemente começaram a beber moderadamente não tiveram os mesmos resultados, no entanto, nem aqueles que bebiam mais de 13 doses padrão por semana. De acordo com o estudo:4

“Observamos que a ingestão moderada de álcool durante a vida (ou seja, 1 a 13 bebidas padrão [SDs]/ semana) foi significativamente associado à menor deposição de amilóide em comparação com o não consumo, enquanto a ingestão atual de álcool não afetou a deposição de amilóide.

Os presentes achados de indivíduos de meia-idade e de idade avançada, sem demência nem distúrbios relacionados ao álcool, sugerem que a ingestão moderada de álcool durante a vida toda pode ter uma influência benéfica na DA, reduzindo a deposição amilóide patológica “

Como o estudo se baseou no recall dos participantes para o histórico de consumo de álcool e foi de natureza observacional, não prova que o consumo de álcool tenha causado a redução no beta-amilóide. No entanto, o autor sênior do estudo, Dong Young Lee, disse ao The New York Times: “Em pessoas sem demência e sem abuso ou dependência de álcool, beber moderadamente parece ser útil no que diz respeito à saúde do cérebro”.5

Outros benefícios cerebrais de beber moderadamente

Outros estudos também encontraram benefícios para moderar quantidades de álcool no cérebro, incluindo um publicado na revista Scientific Reports.6 Enquanto a alta exposição ao álcool aumenta a inflamação do cérebro e a função prejudicada do sistema linfático, que remove os resíduos do cérebro, agindo como um “sistema de eliminação de metabólitos no cérebro”.7 beber moderadamente teve o efeito oposto.

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Surpreendentemente, beber o equivalente a cerca de 2,5 bebidas alcoólicas por dia não apenas reduziu a inflamação cerebral em ratos, mas também aumentou a função do sistema linfático.8 Ao bombear líquido espinhal cerebral através dos tecidos do cérebro, o sistema linfático libera resíduos do cérebro de volta ao sistema circulatório e ao fígado para eliminação.

As conclusões devem ser tomadas com um grão de sal, com os pesquisadores observando: “Naturalmente, este estudo realizado em ratos não deve ser visto como uma recomendação para diretrizes de consumo de álcool em humanos”.

Além do mais, ainda há muito a aprender, pois, embora a ingestão de álcool de baixa a moderada tenha sido associada a um menor risco de demência, o consumo excessivo de álcool pode aumentar o declínio cognitivo. Além disso, os pesquisadores observaram que “a ingestão diária de álcool por 30 anos em doses escalonáveis ​​às do presente estudo reduz o volume do hipocampo humano em 3,4% a 5,8% em comparação com os abstêmios”.9

Além da controvérsia sobre se uma quantidade modesta de álcool é ou não uma coisa boa, um estudo com 9.000 adultos ocorridos ao longo de 23 anos encontrou uma espécie de ponto ideal em termos de consumo de álcool e demência.10

Tanto os bebedores pesados ​​quanto os abstêmios tiveram um risco maior de demência do que os moderados, que foram definidos como não mais do que 14 unidades de álcool por dia, ou aproximadamente um copo médio de vinho ou um litro de cerveja diariamente. Pesquisas separadas descobriram que a ingestão de álcool leve a moderada, especialmente o vinho, estava associada a um volume cerebral total maior, sugerindo que é potencialmente benéfico para o envelhecimento cerebral.11

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Beber moderadamente é prejudicial?

Apesar de algumas das conclusões positivas, eu não recomendo o consumo crônico, independentemente da quantidade. Como demonstrado na investigação da BBC acima, beber tende a causar muito mais mal do que bem, mesmo se você estiver dentro das diretrizes para o consumo “moderado” de álcool.

No filme, usando irmãos gêmeos idênticos como cobaias, cada um deles bebe 21 unidades de álcool em diferentes escalas de tempo – uma consome todas em uma noite, enquanto a outra bebe três bebidas por dia ao longo de uma semana. Vinte e uma unidades equivalem a três quartos de uma garrafa de uísque, duas garrafas de vinho ou 10,5 litros de cerveja.

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O teste continua por um mês. Os exames médicos antes e depois avaliam os efeitos físicos e os possíveis danos. No geral, os testes revelam que o consumo de álcool é bastante prejudicial em geral, não importa como seja consumido. Até o médico ficou surpreso com o quão ruim era beber moderadamente, considerando que está dentro das diretrizes do Reino Unido para o consumo de álcool.

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Desconhece-se se uma quantidade menor de álcool teria um efeito diferente ou não, mas existem muitos dados mostrando que o álcool pode danificar seu corpo, incluindo o cérebro.

Beber diariamente acelera o envelhecimento cerebral

Beber até 1 grama de álcool por dia é suficiente para acelerar o envelhecimento do cérebro, de acordo com um dos maiores estudos já realizados sobre envelhecimento cerebral e álcool.12

Pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia examinaram 17.308 exames cerebrais humanos de pessoas entre 45,2 e 80,7 anos, revelando que cada grama adicional de consumo de álcool por dia estava associado a 0,02 anos ou 7,5 dias de aumento da idade relativa do cérebro (RBA) , que é uma medida da idade do cérebro de uma pessoa em relação aos seus pares, com base em medidas anatômicas do cérebro inteiro.

Um grama de álcool é igual a 0,035 onças, e a maioria das pessoas que bebe álcool consumirá 1 onça ou mais, o que equivale a aproximadamente 29 gramas – uma quantidade que aumentaria a RBA em 0,58 anos ou 211,5 dias.

Pode ser que beber diariamente, ou quase diariamente, faça parte do problema, pois o estudo não encontrou uma diferença significativa na RBA entre aqueles que bebiam com menos frequência ou que se abstinham de beber.

Uma revisão de 2019 publicada na Frontiers in Neuroscience também abordou a complexa interação entre consumo de álcool e declínio cognitivo, observando que o abuso crônico de álcool leva a “mudanças na estrutura neuronal causadas por complexas neuroadaptações no cérebro”.13

O álcool realmente reduz o risco de Alzheimer?

Como mencionado anteriormente, o consumo excessivo de álcool pode contribuir para o desenvolvimento da doença de Alzheimer,14 mas o estudo apresentado sugeriu que beber moderadamente pode diminuir a condição. No entanto, isso foi baseado na descoberta de que o consumo de álcool reduz a beta-amilóide no cérebro. Se isso se traduz ou não em um risco reduzido de Alzheimer também é controverso.

Sem cura conhecida, os pesquisadores estão se esforçando para encontrar os tratamentos para a doença de Alzheimer, geralmente com um foco equivocado nos medicamentos projetados para remover o excesso de beta-amilóide no cérebro. Até agora, o desenvolvimento de medicamentos para a doença de Alzheimer foi um fracasso sombrio, com 300 ensaios falhados até o momento.15

Agora, com medicamentos experimentais que não levam a melhorias, os pesquisadores estão perguntando se o foco nos medicamentos para atingir e neutralizar a beta-amilóide no cérebro está errado, e outros alvos em potencial devem se tornar o foco de pesquisas futuras.16

A razão pela qual as drogas beta-amilóides continuam a não melhorar a doença de Alzheimer, no entanto, é porque a beta-amilóide é um sintoma da doença de Alzheimer – não a causa. E quando você considera isso, é possível que o consumo moderado não reduza o risco de Alzheimer apenas porque reduz os depósitos de beta-amilóide.

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A doença de Alzheimer tem muitas causas, conforme discutido pelo Dr. Dale Bredesen, professor de farmacologia médica e molecular da Universidade da Califórnia, Faculdade de Medicina de Los Angeles e autor de “O fim da doença de Alzheimer: o primeiro programa a prevenir e reverter o declínio cognitivo”. “17

O protocolo ReCODE da Bredesen avalia 150 fatores, incluindo bioquímica, genética e imagem histórica, conhecidos por contribuir para a doença de Alzheimer. Isso identifica seu subtipo de doença ou combinação de subtipos, para que um protocolo de tratamento eficaz possa ser elaborado. Um algoritmo é usado para determinar uma porcentagem para cada subtipo com base nas variáveis ​​avaliadas e um protocolo de tratamento individualizado é criado.

O exercício é importante se você bebe álcool

O exercício é importante para todos, mas se você consome álcool em atividade física pode ajudar a amortecer alguns dos efeitos nocivos do álcool. De acordo com um relatório publicado na International Review of Neurobiology:18

“Existem vastas literaturas sobre os efeitos neurais do álcool e os efeitos neurais do exercício. Simplificando, o exercício está associado à saúde do cérebro, o álcool não e os mecanismos pelos quais o exercício beneficia o cérebro neutralizam diretamente os mecanismos pelos quais o álcool o danifica. . “

De fato, os bebedores crônicos que se exercitam regularmente têm menos substância branca danificada no cérebro em comparação com aqueles que raramente ou nunca se exercitam.19 A substância branca é considerada a “fiação” do sistema de comunicação do seu cérebro e é conhecida por diminuir a qualidade com a idade e o consumo pesado de álcool.

Mesmo entre os bebedores crônicos, aqueles que praticavam pelo menos 2,5 horas por semana de exercícios moderadamente intensos reduziram significativamente o impacto biológico do consumo,20 incluindo a redução de alguns dos riscos de câncer e de mortalidade por todas as causas associados ao consumo de álcool.21

Álcool moderado deve ser aconselhado para a saúde do cérebro?

Embora algumas pesquisas sugiram que a ingestão moderada de álcool possa ter um efeito protetor em algumas medidas de saúde, eu não recomendo o consumo de álcool, especialmente se seu objetivo é obter uma saúde melhor. Existem muitos outros alimentos e bebidas que você pode consumir relacionados à saúde cerebral positiva, mas que não apresentam a desvantagem correspondente ao álcool.

Alimentos integrais e saudáveis ​​são melhores quando se trata de proteger seu cérebro, e isso inclui alimentos como gorduras ômega-3 à base de animais, vegetais crucíferos e verduras, ovos orgânicos e mirtilos.

Quanto às bebidas, o consumo orgânico de café e chá mostrou alguma promessa, e beber uma a duas xícaras de café diariamente pode diminuir o risco de doença de Alzheimer e outras formas de demência, declínio cognitivo e comprometimento cognitivo em comparação com o consumo de menos de uma xícara.22

Se você optar por beber álcool, mantenha seu consumo em níveis moderados ou menos e, se não o fizer, não se sinta obrigado a começar a beber para se manter saudável – existem muitas outras maneiras de fazer isso.

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