O fator alegria: divertir-se durante os exercícios

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Caminhe por qualquer academia na América e você verá a mesma cena: pessoas com um olhar de determinação implacável, contando suas repetições, rastreando o peso e observando a velocidade e a distância que correram, pedalaram ou remaram. É sempre maior e melhor, mais rápido e mais forte, um esforço interminável para fazer mais, mais, mais.

“O mundo do fitness nos convenceu de que você só pode entrar em forma com esforço extremo”, diz Pete Egoscue, fisiologista de renome mundial e cofundador do Elev8d Fitness, o novo programa de exercícios em casa dos especialistas da Sonima. “Eles convenceram a todos que o condicionamento físico é difícil e que o segredo é quanto mais esforço você aplica, melhores são os resultados. Em essência, mais é melhor. ”

Mas o foco em quantificar tudo e qualquer coisa em sua rotina de fitness é contraproducente. Fazer isso tira o foco do objetivo – ser saudável – e o coloca em números e níveis cada vez maiores de esforço.

Primeiro, não há correlação entre um aumento em números e aptidão. Todos nós já vimos o cara com braços enormes que pode levantar 180 kg, mas não consegue levantar os braços acima da cabeça. De forma alguma essa falta de mobilidade deve ser interpretada como aptidão. Na verdade, um dos principais ingredientes que definem a aptidão para o Egoscue é uma gama completa de movimentos. Muito do que fazemos, especialmente em academias, não traz nenhum benefício para nossa amplitude de movimento.

Mas há outra razão pela qual a obsessão por números pode levar a um ciclo improdutivo: não é muito divertido. É por isso que tantas pessoas que ingressam em academias param de ir depois de algumas semanas ”, diz Egoscue, que considera a diversão o segundo ingrediente que define o condicionamento físico.

Lembre-se de como jogar

Em um esforço para rastrear e quantificar, perdemos nossa habilidade de simplesmente jogar. Pense nas brincadeiras das décadas passadas – uma visão nostálgica e tingida de sépia de crianças brincando. É uma parte Calvin e Hobbes, uma parte stickball de verão, uma pitada de “Ring Around the Rosie” – toda inocência e alegria sem esforço. Ninguém chama isso de aptidão; eles chamam isso de infância. Não há contagem de repetições ou julgamento sobre se Sally correu mais rápido hoje do que ontem. É apenas para se divertir.


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“Brincar é divertido porque não há julgamentos associados a ele”, diz Egoscue. “Há apenas a alegria de participar. Existe a alegria da autoatualização. É daí que vêm os jogos. É daí que vem o esporte. Todo esporte começou com um senso de jogo. ”

Pode ser difícil assustar jogadores suficientes para um jogo de stickball na rua, mas provavelmente não é especialmente difícil correr na floresta. Ou, em vez da ida à academia de hoje, por que não ir ao playground local para uma meia hora de brincadeira com seus filhos e ver como você se sente depois? Ou digamos que você vá para a academia. Em vez de seguir um treino prescrito, apenas faça o que sentir vontade de fazer. Pule ou dê algumas cambalhotas. Uma sensação de jogo pode dar vida à sua rotina de exercícios. Você apenas tem que deixar.

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A diversão é mais eficaz

Corri muito no verão e no outono, treinando para a Maratona de Nova York. Passe 15 segundos pesquisando no Google e você encontrará quantos guias de treinamento de maratona quiser, todas as semanas mapeados, cada dia com seu próprio objetivo. (Até o descanso está programado.) Eu tinha um relógio GPS que usava nos treinos, que me dizia o quão rápido eu estava correndo, o quão longe eu fui e quantas passadas dei por segundo. Eu estava constantemente ciente dos números, horários, velocidade e muito mais. Sobrecarga de informação.

Em uma longa corrida, deixei o relógio em casa. Eu tinha um caminho aproximado mapeado em minha cabeça, mas deixei meu corpo me guiar. Se eu quisesse virar à esquerda, virei à esquerda. Se uma rua parecia interessante, eu corria para baixo. Eu vi meus arredores e gostei da corrida. E quando cheguei em casa e verifiquei meu tempo, percebi que corri mais rápido do que antes. Ao me soltar e me divertir, eu melhorei.


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O Elev8d Fitness baseia-se, em grande parte, na diversão. Está cheio de exercícios que lembram a liberdade da infância. Os treinos colocam você no chão e se movimentando de uma maneira que muitos de nós não faziam há muito tempo. Além do mais, não há números definidos. Sim, os exercícios são estruturados em oito, 16 e 24 minutos e, dentro de cada exercício, cada exercício é prescrito para um intervalo de tempo. “Mas você não precisa fazer isso o tempo todo”, diz Egoscue. “Faça isso enquanto você puder. Se você só puder fazer isso por 15 segundos, ótimo. Ninguém está julgando. Essa liberdade tira todo o senso de trabalho enfadonho e dever com aptidão. ”

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A chave para voltar a jogar é mudar o que você está experimentando. Quando se trata de malhar, você deve procurar se divertir, se divertir, experimentar e se divertir. Esqueça os números e as repetições e a neurose da perfeição. Você vai adorar a mudança e ver os benefícios.

Aprenda com Egoscue, um homem que sabe: “Se você não está se divertindo na vida, então qual é o ponto?”

Procurando exercícios mais divertidos e divertidos? Experimente o treino de recuperação da forma de oito minutos do Elev8d Fitness ou a série de treino para perda de peso.



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