O jejum intermitente pode ajudar a aliviar a síndrome metabólica

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Para aqueles com síndrome metabólica, as mudanças de estilo de vida e peso necessárias podem ser desafiadoras. Agora, um estudo mostrou que comer dentro de uma certa janela de tempo pode ajudar a resolver isso.

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Novas pesquisas mostram como o jejum intermitente pode ajudar a aliviar a síndrome metabólica.

A síndrome metabólica é um termo genérico para vários fatores de risco para doenças graves, como diabetes, doenças cardíacas e derrame. Esses fatores de risco incluem obesidade e pressão alta, entre outros.

Esse não é um problema pequeno nos Estados Unidos, onde um terço dos adultos tem síndrome metabólica. De fato, a condição afeta cerca de 50% das pessoas com 60 anos ou mais.

A obesidade também é prevalente, afetando cerca de 39,8% dos adultos nos EUA. A obesidade está intimamente ligada à síndrome metabólica.

Receber um diagnóstico de síndrome metabólica oferece uma janela crítica de oportunidade para fazer mudanças comprometidas no estilo de vida antes que condições como a diabetes se instalem.

No entanto, nem sempre é fácil fazer as mudanças necessárias no estilo de vida a longo prazo para melhorar as perspectivas de saúde. Tais mudanças incluem perda de peso, gerenciamento do estresse, ser o mais ativo possível e deixar de fumar.

Pela primeira vez, um novo estudo analisou a alimentação com restrição de tempo, ou jejum intermitente, como um meio de perder peso e controlar o açúcar no sangue e a pressão arterial em pessoas com síndrome metabólica.

Este novo estudo, publicado na revista Metabolismo celular, é separado de estudos anteriores que analisaram os benefícios à saúde e à perda de peso da alimentação com restrição de tempo em ratos e pessoas saudáveis.

“[People] os que têm síndrome metabólica / pré-diabetes costumam fazer intervenções no estilo de vida para impedir a progressão de seus fatores de risco para […] “, disse a co-autora do estudo, Dr. Pam Taub, da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia em San Diego.

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“Estes [people] estão em um ponto crucial, onde o processo da doença pode ser revertido “.

“No entanto, muitas dessas mudanças de estilo de vida são difíceis de realizar. Vimos que havia uma necessidade não atendida em [people] com síndrome metabólica para criar estratégias de estilo de vida que possam ser facilmente implementadas “.

Testes clínicos de alimentação com restrição de tempo

Armado com o conhecimento de que comer com restrição de tempo e jejum intermitente tinha sido eficaz no tratamento e na reversão da síndrome metabólica em camundongos, os pesquisadores decidiram testar esses achados em um ambiente clínico.

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“Há muitas alegações na imprensa leiga sobre estratégias promissoras de estilo de vida que não têm dados para respaldar as reivindicações. Queríamos estudar [time-restricted eating] em um ensaio clínico rigoroso e bem projetado “, disse o Dr. Taub.

Os participantes poderiam comer o que quisessem, quando quisessem, dentro de janelas de 10 horas.

A boa notícia para os 19 participantes com síndrome metabólica foi que eles podiam decidir quanto comer e quando comer, desde que restringissem a ingestão a uma janela de 10 horas ou menos.

Uma janela de 10 horas havia sido eficaz com ratos e oferecia às pessoas margem de manobra suficiente para ser fácil de cumprir a longo prazo.

“Os participantes do estudo tinham controle da janela de comer”, disse o Dr. Taub. “Eles podiam determinar em qual período de 10 horas queriam consumir calorias. Eles também tinham flexibilidade para ajustar a janela de comer por um casal. [of] horas com base em sua programação “.

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“No geral, os participantes sentiram que poderiam aderir a essa janela para comer. Nós não restringimos quantas calorias eles consumiram durante a janela para comer”, disse Taub. Notícias médicas hoje.

A maioria dos participantes apresentava obesidade e 84% tomavam pelo menos um medicamento, como anti-hipertensivo ou estatina.

A síndrome metabólica está associada a pelo menos três dos seguintes itens: pressão alta, açúcar elevado no sangue em jejum, altos níveis de triglicerídeos (gordura corporal), lipoproteína de baixa densidade ou colesterol “bom” e obesidade abdominal.

Perda de peso e melhor sono

“Quando começaram a aderir a essa janela de comer, começaram a se sentir melhor com mais energia e melhor sono, e isso foi um reforço positivo para que continuassem com essa janela de 10 horas”, disse o Dr. Taub.

Quase todos os participantes tomaram café da manhã mais tarde (cerca de 2 horas após acordar) e jantar mais cedo (cerca de 3 horas antes de dormir).

O estudo durou 3 meses, período durante o qual os participantes apresentaram uma redução de 3% no peso e no índice de massa corporal (IMC), em média, e uma perda de 3% de gordura abdominal ou visceral.

“Todas essas melhorias reduzem o risco de doenças cardiovasculares”, disse o Dr. Taub.

Além disso, muitos participantes mostraram uma redução na pressão arterial e colesterol, além de melhorias na glicemia de jejum. Eles também relataram ter mais energia e 70% relataram um aumento na quantidade de tempo que dormiram ou experimentaram satisfação com o sono.

Os participantes disseram que era mais fácil seguir o plano do que contar calorias ou se exercitar, e mais de dois terços o mantiveram por cerca de um ano após o término do estudo.

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O Dr. Taub recomenda que qualquer pessoa interessada em experimentar uma alimentação com restrição de tempo fale primeiro com seu médico, especialmente se eles tiverem síndrome metabólica e estiverem tomando medicamentos, pois a perda de peso pode significar que os medicamentos precisam de ajustes.

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