O maior estudo de jejum do mundo

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Um século atrás, o jejum – a fome como medida terapêutica – foi descrito como a medida ideal para a obesidade (como você pode ver, engordar não é uma invenção nova na literatura médica). Abordei extensivamente o jejum para perda de peso em uma série de nove vídeos começando com este, mas e todos os outros benefícios alegados? Tenho uma série de vídeos sobre jejum para hipertensão, mas e quanto a psoríase, eczema, diabetes tipo 2, lúpus, distúrbio metabólico, artrite reumatóide e outros distúrbios autoimunes, depressão, ansiedade – por que não foi testado mais?

Uma dificuldade com a pesquisa sobre jejum é: o que você quer dizer com jejum? Quando penso em jejum, penso em jejum somente com água, mas na Europa eles tendem a praticar o chamado jejum modificado, ou jejum de Buchinger, que é mais como um jejum de suco de baixa caloria com caldo de vegetais. Algumas formas de jejum podem nem mesmo cortar calorias. O jejum do Ramadã é quando os muçulmanos devotos se abstêm de comida e bebida do nascer ao pôr do sol; no entanto, curiosamente, eles acabam comendo a mesma quantidade, ou até mais, em geral.

O maior estudo sobre jejum até agora foi publicado em 2019. Mais de mil indivíduos foram submetidos a um jejum modificado, reduzindo a ingestão para cerca de 10 xícaras de água, uma xícara de suco de frutas e uma xícara de sopa de vegetais por dia. Eles relataram poucos efeitos colaterais, o que está em contraste com os dados mais recentes sobre jejum somente com água, que envolveram apenas a metade do número de pessoas, mas relataram quase 6.000 efeitos adversos. Agora, o estudo de jejum modificado parecia tentar subestimar os efeitos adversos, contando apenas os sintomas relatados se eles fossem repetidos três vezes, mas ainda relatando apenas casos únicos de coisas como náuseas, sensação de desmaio, dor de estômago, vômitos ou palpitações, enquanto o estudo de jejum apenas com água relatou cerca de cem a duzentos de cada. E quanto aos benefícios?

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No estudo de jejum modificado, os participantes relataram melhorias no bem-estar físico e emocional, junto com uma surpreendente falta de fome. E a grande maioria daqueles que vieram com uma queixa de saúde pré-existente relataram sentir-se melhor, com menos de 10 por cento relatando que sua condição piorou ou permaneceu inalterada. Eles não estavam apenas em jejum, mas também em um programa de estilo de vida, que incluía ser colocado antes e depois de uma dieta baseada em vegetais. Uma pena que eles não tinham algumas pessoas apenas fazendo uma dieta saudável sem o jejum para provocar os efeitos do jejum. Oh, mas eles fizeram! Cerca de mil pessoas jejuaram por uma semana no mesmo regime de sucos e sopa de vegetais em comparação com aqueles que seguiram uma dieta vegetariana normocalórica (ou seja, calorias normais) o tempo todo.

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Ambos experimentaram aumentos significativos na qualidade de vida física e mental e, curiosamente, não houve diferença significativa entre os grupos. Em termos de suas principais queixas de saúde – artrite reumatóide, síndromes de dor crônica como osteoartrite, fibromialgia e dor nas costas, doença inflamatória e do intestino irritável, doenças pulmonares crônicas e enxaqueca e dores de cabeça do tipo tensão crônica, o grupo em jejum parecia ter uma vantagem , mas ambos os grupos foram bem, com cerca de 80% relatando melhorias em sua condição, com apenas cerca de 4% relatando sentir-se pior.

Agora, este foi não um estudo randomizado; as pessoas escolhem o tratamento que desejam; então talvez, por exemplo, aqueles que escolheram o jejum estivessem mais doentes ou algo assim. As melhorias na qualidade de vida e no estado da doença também foram todas autorrelato subjetivo, que está maduro para efeitos de placebo, grupo de controle sem ação e as taxas de resposta às pesquisas de acompanhamento de qualidade de vida foram de apenas cerca de 60-70 por cento, o que também pode ter influenciado os resultados. Mas benefícios estendidos certamente são possíveis, visto que todos tendem a melhorar suas dietas. Mais frutas e vegetais, menos carnes e doces, e aí pode estar o segredo. Principalmente, a experiência do jejum pode apoiar a motivação para a mudança no estilo de vida. “A maioria dos jejuadores experimenta clareza de mente e sente um ‘abandono’ das ações e experiências passadas e, portanto, pode desenvolver uma atitude mais positiva em relação ao futuro.”

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Como um painel de consenso de especialistas em jejum concluiu: “A terapia nutricional é um componente vital e integral do jejum. Após a terapia de jejum e período de realimentação, a nutrição deve seguir as recomendações … de uma dieta alimentar integral à base de vegetais … ”

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