O papel do magnésio na função cognitiva em idosos

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br


Eu já discuti a sinergia entre magnésio e vitamina D e a importância da vitamina D para a função imunológica ideal e para a saúde em geral – especialmente no que diz respeito à redução do risco de COVID-19. Estudos anteriores também destacaram o papel que essa dupla desempenha na função cognitiva entre adultos mais velhos, bem como na mortalidade geral.

Vitamina D e magnésio protegem a saúde cognitiva

Um desses estudos,1 “Associação da vitamina D e do estado de magnésio com a função cognitiva em idosos: resultados da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição (NHANES) de 2011 a 2014”, destaca que a vitamina D não apenas protege as estruturas neuronais e desempenha um papel na regulação neuronal do cálcio , mas também parece afetar seu risco de neurodegeneração à medida que envelhece.

Enquanto isso, o magnésio, além de ser necessário para converter a vitamina D em sua forma ativa,2,3,4 também desempenha um papel na saúde cognitiva, e a deficiência de magnésio tem sido implicada em vários distúrbios neurológicos.

Usando dados do NHANES de 2.984 participantes com mais de 60 anos, os pesquisadores compararam o status sérico de vitamina D e a ingestão de magnésio na dieta com os escores da função cognitiva.

Após o ajuste para fatores de confusão, incluindo o consumo total de calorias e a ingestão de magnésio, os níveis mais altos de vitamina D no sangue se correlacionaram positivamente com as chances diminuídas de ter uma pontuação baixa na função cognitiva no teste de substituição de símbolos de dígitos.

A mesma tendência foi encontrada quando analisaram a ingestão de vitamina D, e não o nível sanguíneo. A correlação de níveis mais altos de vitamina D e melhor função cognitiva foi particularmente forte entre aqueles cuja ingestão de magnésio foi igual ou superior a 375 mg por dia. Segundo os autores:5

“Descobrimos que níveis séricos mais altos de 25 (OH) D estavam associados a risco reduzido de baixa função cognitiva em adultos mais velhos, e essa associação parece ter sido modificada pelo nível de ingestão de magnésio”.

Magnésio melhora a plasticidade do cérebro

Embora a ingestão de magnésio por si só não pareça ter um impacto na função cognitiva no estudo acima, outras pesquisas destacaram seu papel na cognição saudável.

O comprometimento da memória ocorre quando as conexões (sinapses) entre as células do cérebro diminuem. Enquanto muitos fatores podem entrar em jogo, o magnésio é importante. Conforme observado pelo Dr. David Perlmutter, neurologista e membro do American College of Nutrition:6

“Foi agora descoberto que o magnésio é um participante crítico na ativação dos canais nervosos envolvidos na plasticidade sináptica. Isso significa que o magnésio é crítico para os eventos fisiológicos que são fundamentais para os processos de aprendizado e memória”.

Uma forma específica de magnésio chamada treonato de magnésio foi encontrada em 2010 para melhorar “habilidades de aprendizado, memória de trabalho e memória de curto e longo prazo em ratos”.7 Segundo os autores, “nossas descobertas sugerem que um aumento no magnésio cerebral melhora a facilitação sináptica a curto prazo e a potencialização a longo prazo e melhora as funções de aprendizado e memória”.

Leia Também  Grávida e preocupada com o novo coronavírus? - Harvard Health Blog

COVID-19 pode privar cérebro de oxigênio

Enquanto estamos no tópico do cérebro, um artigo de 1 de julho de 20208 no The Washington Post revisou os achados de autópsias de pacientes com COVID-19. Surpreendentemente, pesquisadores chineses relataram9 que os pacientes com COVID-19 podem exibir uma variedade de manifestações neurológicas.

Carta de 12 de junho de 2020 ao editor10 publicado no The New England Journal of Medicine também discute as características neuropatológicas do COVID-19. Conforme relatado pelo The Washington Post:11

“Os pacientes relataram uma série de deficiências neurológicas, incluindo capacidade reduzida de cheirar ou provar, estado mental alterado, derrame, convulsões – até delírio. Em junho, pesquisadores na França relataram que 84% dos pacientes em terapia intensiva tinham problemas neurológicos, e um terceiro estavam confusos ou desorientados na alta.

… Também neste mês, os britânicos descobriram que 57 dos 125 pacientes com coronavírus com um novo diagnóstico neurológico ou psiquiátrico sofreram um acidente vascular cerebral devido a um coágulo de sangue no cérebro e 39 tiveram um estado mental alterado.

Com base nesses dados e em relatórios anedóticos, Isaac Solomon, neuropatologista do Brigham and Women’s Hospital em Boston, decidiu investigar sistematicamente onde o vírus poderia estar se inserindo no cérebro.

Ele conduziu autópsias de 18 mortes consecutivas, obtendo fatias de áreas-chave: o córtex cerebral (a substância cinzenta responsável pelo processamento da informação), o tálamo (modula as entradas sensoriais), os gânglios da base (responsáveis ​​pelo controle motor) e outros … “

Curiosamente, enquanto médicos e pesquisadores inicialmente suspeitavam que a inflamação cerebral estava causando os problemas neurológicos observados em alguns pacientes, as autópsias de Salomão encontraram muito pouca inflamação. Em vez disso, essas manifestações neurológicas parecem ser o resultado de danos cerebrais causados ​​pela privação de oxigênio.

Sinais de privação de oxigênio estavam presentes tanto em pacientes que passaram uma quantidade significativa de tempo em terapia intensiva quanto naqueles que morreram repentinamente após um curto mas grave surto de doença. Acredito que isso provavelmente se deva a aumentos na coagulação da microvasculatura cerebral.

Salomão disse ao Washington Post que ficou “muito surpreso” com a descoberta. No entanto, faz sentido, considerando que os pacientes com COVID-19 estão famintos por oxigênio. Conforme relatado pelo The Washington Post:12

“Quando o cérebro não recebe oxigênio suficiente, os neurônios individuais morrem … Até certo ponto, o cérebro das pessoas pode compensar, mas em algum momento, o dano é tão extenso que diferentes funções começam a se degradar. As descobertas destacam a importância de levar as pessoas a oxigênio suplementar rapidamente para evitar danos irreversíveis “.

cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br

Mortalidade por Impacto de Magnésio e Vitamina D

Voltando ao magnésio e vitamina D, pesquisas anteriores13 Usando dados do NHANES de 2001 a 2006, a dupla teve um impacto positivo nas taxas gerais de mortalidade. Este estudo também apontou que o magnésio “inverteu substancialmente a resistência ao tratamento com vitamina D em pacientes com raquitismo resistente à vitamina D, dependente de magnésio”.

Os pesquisadores levantaram a hipótese de que a suplementação de magnésio aumenta o nível de vitamina D ativando mais e que o risco de mortalidade pode ser reduzido com o aumento da ingestão de magnésio. Foi isso mesmo que eles encontraram. Segundo os autores:

“A alta ingestão de magnésio total, dietético ou suplementar foi independentemente associada a riscos significativamente reduzidos de deficiência e insuficiência de vitamina D, respectivamente. A ingestão de magnésio interagiu significativamente com a ingestão de vitamina D em relação ao risco de deficiência e insuficiência de vitamina D.

Além disso, a associação inversa entre a ingestão total de magnésio e a insuficiência de vitamina D apareceu principalmente entre as populações com alto risco de insuficiência vitamínica.

Além disso, as associações do soro 25 (OH) D com a mortalidade, principalmente por doença cardiovascular (DCV) e câncer colorretal, foram modificadas pela ingestão de magnésio, e as associações inversas estavam principalmente presentes entre aqueles com ingestão de magnésio acima da mediana.

Nossos resultados preliminares indicam que é possível que a ingestão de magnésio isolada ou sua interação com a ingestão de vitamina D possa contribuir para o status da vitamina D. As associações entre o soro 25 (OH) D e o risco de mortalidade podem ser modificadas pelo nível de ingestão de magnésio “.

Magnésio reduz a necessidade de vitamina D em 146%

De acordo com uma revisão científica14,15 publicado em 2018, até 50% dos americanos que tomam suplementos de vitamina D podem não obter benefícios significativos, pois a vitamina D simplesmente é armazenada em sua forma inativa, e a razão para isso é porque eles têm níveis insuficientes de magnésio.

Pesquisa publicada em 2013 também destacou esta questão, concluindo que uma maior ingestão de magnésio ajuda a reduzir o risco de deficiência de vitamina D ativando mais. Como observado pelos autores:16

“A alta ingestão de magnésio total, dietético ou suplementar foi independentemente associada a riscos significativamente reduzidos de deficiência e insuficiência de vitamina D, respectivamente.

A ingestão de magnésio interagiu significativamente com a ingestão de vitamina D em relação ao risco de deficiência e insuficiência de vitamina D … Nossos resultados preliminares indicam que é possível que a ingestão de magnésio isolada ou sua interação com a ingestão de vitamina D possa contribuir para o status de vitamina D. ”

Mais recentemente, a GrassrootsHealth concluiu17 você precisa de 146% mais vitamina D para atingir um nível sanguíneo de 40 ng / ml (100 nmol / L) se não tomar magnésio suplementar, em comparação com tomar vitamina D com pelo menos 400 mg de magnésio por dia.

Resposta à dose de vitamina D por ingestão suplementar de magnésio

A interação entre magnésio e vitamina D não é uma via de mão única. Vai nos dois sentidos. Curiosamente, enquanto a vitamina D melhora a absorção de magnésio,18 tomar grandes doses de vitamina D também pode esgotar o magnésio.19 Novamente, a razão para isso é porque o magnésio é necessário na conversão da vitamina D em sua forma ativa.

Magnésio + vitamina K diminui ainda mais a necessidade de vitamina D

O magnésio não é o único nutriente que pode ter um impacto significativo no seu status de vitamina D. Os dados da GrassrootsHealth revelam ainda que você pode diminuir sua necessidade oral de vitamina D em 244%, simplesmente adicionando magnésio e vitamina K2. Conforme relatado pela GrassrootsHealth:20

“… eram necessários 244% a mais de vitamina D suplementar para 50% da população atingir 40 ng / ml (100 nmol / L) para aqueles que não tomavam magnésio ou vitamina K2 suplementar em comparação com aqueles que usualmente usavam magnésio e vitamina K2 suplementares. “

Resposta à dose de vitamina D

Como aumentar o seu nível de magnésio

A dose diária recomendada de magnésio é de 310 a 420 mg por dia, dependendo da sua idade e sexo,21 mas muitos especialistas acreditam que você pode precisar de 600 mg a 900 mg por dia.22

Pessoalmente, acredito que muitos podem se beneficiar de quantidades de 1 a 2 gramas (1.000 a 2.000 mg) de magnésio elementar por dia, pois a maioria de nós tem exposições a CEM que simplesmente não podem ser mitigadas, e o magnésio extra pode ajudar a diminuir os danos dessa exposição.

Minha recomendação pessoal é que, a menos que você tenha doença renal e esteja em diálise, aumente continuamente sua dose de magnésio até ter fezes soltas e depois a corte novamente. Você quer a dose mais alta que pode tolerar e ainda tem movimentos intestinais normais.

No que diz respeito à suplementação oral, minha preferência pessoal é o treonato de magnésio, pois parece ser o mais eficiente em penetrar nas membranas celulares, incluindo suas mitocôndrias e barreira hematoencefálica. Mas também gosto de malato de magnésio, citrato de magnésio e magnésio iônico do hidrogênio molecular, pois cada comprimido tem 80 mg de magnésio elementar.

Coma mais alimentos ricos em magnésio

Por último, mas não menos importante, embora você ainda precise de suplementação de magnésio (devido a solos desnaturados), certamente seria sensato tentar obter o máximo possível de magnésio em sua dieta. Vegetais de folhas verde-escuras lideram o pacote quando se trata de teor de magnésio, e o suco de seus vegetais é uma excelente maneira de aumentar sua ingestão. Alimentos com altos níveis de magnésio incluem:23

Abacates

acelga

Nabos

Verdes de beterraba

Ervas e especiarias como coentro, cebolinha, sementes de cominho, salsa, mostarda, erva-doce, manjericão e cravo

Brócolis

couve de Bruxelas

Iogurte orgânico e natto alimentados com capim cru

Bok Choy

alface romana



cupom com desconto - o melhor site de cupom de desconto cupomcomdesconto.com.br
Rolar para cima