O que acontece no seu cérebro quando você faz arte: Shots

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Muito do meu tempo livre é gasto rabiscando. Sou jornalista na mesa de ciências da NPR durante o dia. Mas o tempo todo, eu sou um artista – especificamente, um cartunista.

Eu desenho entre as tarefas. Eu desenho na cafeteria antes do trabalho. E gosto de me desafiar a completar um zine – uma pequena revista – no meu trajeto de 20 minutos de ônibus.

Faço essas coisas em parte porque é divertido e divertido. Mas suspeito que há algo mais profundo acontecendo. Porque quando eu crio, sinto que isso limpa minha cabeça. Isso me ajuda a entender minhas emoções. E de alguma forma, isso me faz sentir mais calmo e relaxado.

Isso me fez pensar: o que está acontecendo no meu cérebro quando desenho? Por que é tão agradável? E como posso conseguir outras pessoas – até se eles não se consideram artistas – no trem da criatividade?

Acontece que muitas coisas acontecem em nossas mentes e corpos quando fazemos arte.

“A criatividade em si é importante para se manter saudável, conectado a si mesmo e ao mundo”, diz Christianne Strang, professora de neurociência da Universidade do Alabama em Birmingham e ex-presidente da American Art Therapy Association.

Essa idéia se estende a qualquer tipo de expressão criativa visual: desenho, pintura, colagem, escultura em argila, escrita de poesia, decoração de bolos, tricô, scrapbook – o céu é o limite.

“Qualquer coisa que envolva sua mente criativa – a capacidade de fazer conexões entre coisas não relacionadas e imaginar novas maneiras de se comunicar – é bom para você”, diz Girija Kaimal. Ela é professora na Universidade Drexel e pesquisadora em arte-terapia, liderando sessões de arte com membros das forças armadas que sofrem de lesão cerebral traumática e cuidadores de pacientes com câncer.

Mas ela acredita que a arte é para todos – e não importa qual seja o seu nível de habilidade, é algo que você deve tentar fazer regularmente. Aqui está o porquê:

Ajuda você a imaginar um futuro mais promissor

A capacidade da arte de flexionar nossa imaginação pode ser uma das razões pelas quais criamos arte desde que morávamos em cavernas, diz Kaimal. Pode servir a um propósito evolutivo. Ela tem uma teoria de que a arte nos ajuda a lidar com problemas que possam surgir no futuro. Ela escreveu sobre isso em outubro no Jornal da American Art Therapy Association.

Sua teoria parte de uma idéia desenvolvida nos últimos anos – que nosso cérebro é uma máquina preditiva. O cérebro usa “informações para fazer previsões sobre o que podemos fazer a seguir – e mais importante o que precisamos fazer a seguir para sobreviver e prosperar”, diz Kaimal.

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Quando você faz arte, está tomando uma série de decisões – que tipo de utensílio de desenho usar, que cor, como traduzir o que está vendo no papel. E, finalmente, interpretar as imagens – descobrir o que isso significa.

Faça isto: “Como iniciar um hábito artístico”

“Então, o que nosso cérebro está fazendo todos os dias, consciente e inconscientemente, está tentando imaginar o que está por vir e se preparando para enfrentar isso”, diz ela.

Kaimal viu isso acontecer em sua prática clínica como terapeuta de arte com um aluno que estava gravemente deprimido. “Ela estava desesperada. Suas notas eram muito ruins e ela tinha uma sensação de desesperança”, lembra ela.

O aluno pegou um pedaço de papel e coloriu a folha inteira com um marcador preto grosso. Kaimal não disse nada.

“Ela olhou para aquela folha de papel preta e ficou olhando por algum tempo”, diz Kaimal. “E então ela disse: ‘Uau. Isso parece realmente sombrio e sombrio.’ “

E então algo incrível aconteceu, diz Kaimal. O aluno olhou em volta e pegou um pouco de barro rosa para esculpir. E ela começou a fazer … flores: “Ela disse, quer saber? Acho que isso me lembra a primavera”.

Durante essa sessão e criando arte, diz Kaimal, a aluna foi capaz de imaginar possibilidades e ver um futuro além do momento atual em que estava desesperada e deprimida.

“Esse ato de imaginação é realmente um ato de sobrevivência”, diz ela. “Está nos preparando para imaginar possibilidades e, com sorte, sobreviver a essas possibilidades”.

Ativa o centro de recompensa do nosso cérebro

Para muitas pessoas, fazer arte pode ser estressante. O que você vai fazer? Que tipo de materiais você deve usar? E se você não puder executá-lo? E se … é uma merda?

Estudos mostram que, apesar desses medos, “envolver-se em qualquer tipo de expressão visual resulta na ativação do caminho da recompensa no cérebro”, diz Kaimal. “O que significa que você se sente bem e é percebido como uma experiência agradável”.

Ela e uma equipe de pesquisadores descobriram isso em um artigo de 2017 publicado na revista As Artes em Psicoterapia. Eles mediram o fluxo sanguíneo para o centro de recompensa do cérebro, o córtex pré-frontal medial, em 26 participantes, ao concluir três atividades artísticas: colorir uma mandala, rabiscar e desenhar livremente em uma folha de papel em branco. E, de fato – os pesquisadores descobriram um aumento no fluxo sanguíneo para essa parte do cérebro quando os participantes estavam fazendo arte.

Esta pesquisa sugere que fazer arte pode trazer benefícios para as pessoas que lidam com condições de saúde que ativam os caminhos de recompensa no cérebro, como comportamentos viciantes, distúrbios alimentares ou transtornos do humor, escreveram os pesquisadores.

Reduz o estresse

Embora a pesquisa no campo da arteterapia esteja surgindo, há evidências de que fazer arte pode diminuir o estresse e a ansiedade. Em um artigo de 2016 no Jornal da American Art Therapy Association, Kaimal e um grupo de pesquisadores mediram os níveis de cortisol em 39 adultos saudáveis. O cortisol é um hormônio que ajuda o corpo a responder ao estresse.

Eles descobriram que 45 minutos de criação de arte em um estúdio com um arteterapeuta reduziram significativamente os níveis de cortisol.

O artigo também mostrou que não houve diferenças nos resultados de saúde entre pessoas que se identificam como artistas experientes e pessoas que não. Isso significa que, independentemente do seu nível de habilidade, você poderá sentir todas as coisas boas que vêm com a arte.

Permite que você se concentre profundamente

Por fim, diz Kaimal, fazer arte deve induzir o que a comunidade científica chama de “fluxo” – a coisa maravilhosa que acontece quando você está na zona. “É essa sensação de se perder, de perder toda a consciência. Você está tão presente e totalmente presente que esquece toda a sensação de tempo e espaço”, diz ela.

E o que está acontecendo no seu cérebro quando você está no estado de fluxo? “Ativa várias redes, incluindo estado reflexivo relaxado, atenção concentrada na tarefa e sensação de prazer”, diz ela. Kaimal aponta para um estudo de 2018 publicado na revista Fronteiras em Psicologia, que descobriram que o fluxo era caracterizado pelo aumento da atividade das ondas teta nas áreas frontais do cérebro – e atividades moderadas das ondas alfa nas áreas frontal e central.

Então, que tipo de arte você deve tentar?

Alguns tipos de arte parecem produzir maiores benefícios à saúde do que outros.

Kaimal diz que modelar argila, por exemplo, é maravilhoso para brincar. “Envolve as mãos e muitas partes do cérebro em experiências sensoriais”, diz ela. “Seu senso de toque, seu senso de espaço tridimensional, visão, talvez um pouco de som – todos eles estão empenhados em usar várias partes de si para se auto-expressar e provavelmente serão mais benéficos.”

Vários estudos mostraram que colorir dentro de uma forma – especificamente um design geométrico mandala pré-desenhado – é mais eficaz para melhorar o humor do que colorir em um papel em branco ou até colorir dentro de uma forma quadrada. E um estudo de 2012 publicado em Jornal da American Art Therapy Association mostrou que a coloração dentro de uma mandala reduz a ansiedade em maior grau em comparação com a coloração em um desenho xadrez ou em uma folha de papel comum.

Strang diz que não há um meio ou atividade de arte que seja “melhor” que outro. “Alguns dias você pode ir para casa e pintar. Outros dias, você pode querer desenhar”, diz ela. “Faça o que é mais benéfico para você a qualquer momento.”

Processe suas emoções

É importante observar: se você estiver passando por sérios problemas de saúde mental, deve procurar a orientação de um arteterapeuta profissional, diz Strang.

No entanto, se você está criando arte para se conectar com sua própria criatividade, diminua a ansiedade e aprimore suas habilidades de enfrentamento “, por todos os meios, descubra como se permitir fazer isso”, diz ela.

Apenas deixe essas “linhas, formas e cores traduzirem sua experiência emocional em algo visual”, diz ela. “Use os sentimentos que você sente em seu corpo, suas memórias. Porque as palavras nem sempre entendem.”

Suas palavras me fizeram refletir sobre todos aqueles momentos em que peguei minha caneta e meu caderno de desenho. Na maioria das vezes, eu estava usando meus desenhos e pequenas reflexões para comunicar como estava me sentindo. O que eu estava fazendo estava me ajudando a lidar. Foi catártico. E essa catarse me deu uma sensação de alívio.

Alguns meses atrás, entrei em uma discussão com alguém. Na minha viagem de ônibus para o trabalho no dia seguinte, eu ainda estava mexendo nele. Frustrado, peguei meu caderno e escrevi o velho ditado: “Não deixe o mundo te fazer duro”.

Rasguei cuidadosamente a mensagem da página e fixei-a no banco à minha frente no ônibus. Eu pensei, deixe isso ser um lembrete para quem lê!

Tirei uma foto da nota e a postei no meu Instagram. Olhando para a imagem mais tarde naquela noite, percebi para quem realmente era a mensagem. Eu mesmo.

Malaka Gharib é escritor e editor do departamento de ciências da NPR e autor de Eu era o sonho americano deles: uma memória gráfica.

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