O que causa músculos doloridos? E quanto é demais?

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Todos nós pressionamos um pouco demais e experimentamos a sensação de que dói demais. É chamado de dor muscular de início tardio, ou DOMS, e é um sinal de que seu corpo está reparando e fortalecendo as costas.

A maioria de nós vê a dor pós-treino como um indicador de uma sessão de suor sólida. Mas a dor não é necessariamente uma boa medida da qualidade do treino, diz Carlos Uquillas, M.D., especialista em medicina esportiva e cirurgião ortopédico no Instituto Cedars-Sinai Kerlan-Jobe, em Los Angeles.

O que causa dor muscular?

É bem simples Se você tributar um músculo que não está acostumado a ser tributado, ficará dolorido. “Cargas excêntricas criam tensão nas fibras musculares, que as quebram e rompem certos elementos das células musculares”, explica Uquillas. Quebrar as fibras musculares inicia uma cascata de respostas inflamatórias, levando à dor, inchaço e dor.


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A dor e a inflamação são principalmente atribuíveis a movimentos excêntricos, como cair para um agachamento (em vez de ficar de pé, o que é movimento concêntrico). A resposta da dor pode levar de algumas horas a alguns dias para se desenvolver, e é por isso que às vezes você se exercita e não se sente rígido ou dolorido até três dias depois. Isso é totalmente normal e mais comum quando você faz movimentos desconhecidos.

“A dor não é um marcador de não estar em forma; significa apenas que o exercício é novo para o seu corpo ”, explica Uquillas.

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Da mesma forma, a dor não é um marcador da qualidade do seu treino. “Você pode fazer um ótimo treino – aumentando a força, aumentando a resistência – e não se machucando”, acrescenta Uquillas.

Quando a dor é um sinal de alerta?

Definitivamente, existe um limiar que separa a dor boa e a ruim. A dor extrema pode evoluir para uma condição chamada rabdomiólise – quando o tecido muscular é tão quebrado que as fibras morrem de fato em vez de serem reparadas, liberando conteúdo tóxico na corrente sanguínea. Isso o deixará louco, mas também poderá levá-lo ao hospital.

Não se preocupe: a rabdomiólise é muito rara e você corre apenas o risco de fazer exercícios super intensos o tempo todo, diz Brian Bradley, diretor de fitness da Elev8d Fitness, o novo programa de exercícios em casa dos especialistas da Sonima.

A área cinzenta de ser apenas dolorida e dolorida o suficiente é uma coisa totalmente pessoal. “Além da rabdomiólise, ficar” muito dolorido “não é ruim para você, exceto pelo fato de dissuadir muita gente de se exercitar”, diz Bradley. “Pessoalmente, eu não suporto ficar super dolorida.”

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Uquillas concorda: “Se você se exercita muito e se sente tão mal por dois a três dias que tira as próximas duas semanas de folga, então quando você tenta de novo, fica dolorido novamente, e isso ciclo se torna super desanimador. “


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Estar acima do seu limite de dor tolerável também pode inibir sua capacidade de se sentir melhor. “Quando você está tão dolorido que dói se mexer, está inclinado a se sentar com esse sentimento”, diz Bradley. “Se você fizer um treino menos intenso, terá a satisfação de sentir dor, mas também a capacidade de liberar os músculos e se mover no dia seguinte.”

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Facilite um novo treino gradualmente, em vez de ir de zero a 60 em algo que você nunca experimentou antes. E mantenha-se hidratado: “Quando você está desidratado, seus músculos estão trabalhando com carne seca em vez de filé mignon”, diz Bradley. Você precisa de água para ajudar a liberar seu sistema, incluindo partículas metabólicas que contribuem para a dor e o inchaço pós-treino.

Você também pode se beneficiar de um programa de exercícios de baixa intensidade, como o Elev8d Fitness. “A intensidade dos exercícios com o Elev8d foi aperfeiçoada para ser a dose mínima efetiva que seu corpo precisa no nível químico, criando mudanças para que você possa se mover melhor, ser mais equilibrado e perder peso, sem sentir que trabalhou arduamente” Bradley diz. Portanto, mesmo se você estiver com dores da nova rotina de oito minutos de ontem, não está com muita dor hoje para se mover novamente hoje, liberando os músculos e permitindo que você se exercite novamente.

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