O que comer para prevenção de derrame

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Os acidentes vasculares cerebrais são uma das principais causas de morte e invalidez no mundo, a causa mais comum de convulsões em idosos e a segunda causa mais comum de demência e uma causa frequente de depressão grave. Em suma, o derrame é um distúrbio cerebral pesado – mas evitável.

De acordo com o Global Burden of Disease Study, o maior estudo de fatores de risco para doenças humanas da história, financiado pela Fundação Bill e Melinda Gates, mais de 90% da carga de AVC é atribuível a fatores de risco modificáveis, embora alguns sejam mais fáceis de modificar do que outros. Por exemplo, cerca de 10% de todos os anos saudáveis ​​de vida perdidos devido a um acidente vascular cerebral podem ser devido à poluição do ar ambiente. Então, sim, tecnicamente é um fator de risco modificável; você pode simplesmente se mudar da cidade para algum lugar com ar mais limpo. Mas talvez seja mais fácil simplesmente parar de fumar, o que é responsável por 18% das mortes por derrame e invalidez – quase tanto quanto as dietas ricas em sódio. As dietas ricas em sal são tão ruins quanto fumar quando se trata de acidente vascular cerebral, mas não tão ruins quanto o consumo inadequado de frutas e vegetais. Sim, há também outras coisas, como estilos de vida sedentários, que não são tão ruins quanto não comer grãos inteiros suficientes, mas dos 89% de morte por acidente vascular cerebral e invalidez que são atribuíveis a fatores de risco modi fi cáveis, metade parece ser devido apenas a não comer frutas e vegetais suficientes.

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O consumo de frutas … e vegetais está associado a um risco menor de cerca de uma dúzia de doenças diferentes, e o derrame está lá em cima. Parece haver uma relação linear dose-resposta, uma relação em linha reta entre mais frutas e vegetais e menor risco de derrame, sugerindo que o risco de derrame diminui em 32% para cada aumento de 200 gramas de frutas – é como uma maçã por dia, e risco 11% menor para cada quantidade equivalente de vegetais. Particularmente potentes: frutas cítricas, maçãs e peras … e vegetais de folhas verdes escuras, um dos quais você pode beber: as folhas verdes do chá verde. Beber três xícaras de chá verde por dia está associado a um risco 18% menor de derrame.

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Mas associação não significa necessariamente causalidade. Já houve algum vegetal posto à prova em ensaios clínicos randomizados? Sim. O alho é tão potente que você pode colocar alho em pó em uma cápsula ou comprimi-lo em um comprimido, de modo que você pode colocá-lo frente a frente com um comprimido de açúcar. E … o alho venceu o placebo para a prevenção da progressão da CIMT (significando o espessamento das principais paredes das artérias no pescoço subindo para o cérebro, um indicador chave do risco de derrame), que continuou a piorar no grupo do placebo, mas não no grupo do alho que tomava apenas um quarto de colher de chá de alho em pó por dia. Isso custaria cerca de um centavo por dia e tornaria sua comida ainda mais saborosa.

Ok, mas já houve um ensaio de intervenção que realmente acompanhou as pessoas para provar que um determinado alimento reduzia os acidentes vasculares cerebrais? Sim, nozes. O estudo PREDIMED mostrou que uma onça por dia de nozes, que é o que eu recomendo em meu Daily Dozen, reduz o risco de derrame quase pela metade. Mas espere, PREDIMIDO? Espere um pouco, não foi esse o estudo que foi retirado? O estudo PREDIMED é um dos estudos randomizados mais influentes de todos os tempos, mas em 2018 foi retirado – para ser posteriormente republicado, após fazer as correções necessárias, devido a irregularidades em seus procedimentos de randomização. O artigo original foi retirado, mas em sua reanálise, eles encontraram os mesmos resultados. A mesma queda de 46% no risco de AVC no grupo de nozes adicionadas, diminuindo o risco de AVC em 10 anos de cerca de 6% para 3%.

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A boa notícia é que o risco de AVC pode ser reduzido substancialmente por um estilo de vida ativo, cessação do tabagismo e uma dieta saudável. Tudo o que temos que fazer agora é educar e convencer as pessoas sobre os benefícios que podem ser esperados de um estilo de vida e nutrição saudáveis.

Por favor considere voluntariado para ajudar no site.



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