O que é a perimenopausa e como ela pode começar? : Tiros

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Pense que você é jovem demais para a menopausa? Mulheres na faixa dos 30 anos podem entrar na perimenopausa, o processo que antecede a menopausa. Aqui está o que você precisa saber sobre isso.

Katherine Streeter para NPR

Pense que você é jovem demais para a menopausa? Mulheres na faixa dos 30 anos podem entrar na perimenopausa, o processo que antecede a menopausa. Aqui está o que você precisa saber sobre isso.

Katherine Streeter para NPR

Sarah Edrie diz que tinha 33 anos quando começou a sentir ocasionalmente uma sensação repentina, quente e espinhosa que irradiava em seu pescoço e rosto, deixando-a corada e sem fôlego. “Às vezes eu suava. E meu coração disparava”, diz ela. As sensações diminuíram em alguns momentos e pareciam atender aos critérios de um ataque de pânico. Mas Edrie, que não tem antecedentes pessoais ou familiares de ansiedade, ficou perplexo.

Ela contou ao médico e ao ginecologista sobre os episódios, além de algumas outras preocupações com a saúde que estava começando a notar: seu ciclo menstrual estava se tornando irregular, ela tinha problemas para adormecer e adormecer e estava suando a noite. A resposta deles: um encolher de ombros.

Não foi até Edrie ir para uma clínica de fertilidade aos 39 anos, porque ela e seu parceiro estavam tendo problemas para conceber que ela obteve respostas. “Eles diziam: ‘Oh, essas são ondas de calor. É porque você está na perimenopausa'”, diz ela.

Se você não ouviu o termo “perimenopausa”, não está sozinho. Muitas vezes, quando as mulheres falam sobre passar pela menopausa, o que realmente estão falando é a perimenopausa, um estágio de transição durante o qual o corpo está se preparando para parar de ovular, diz a Dra. Jennifer Payne, diretora do Centro de Transtornos do Humor da Mulher na Universidade Johns Hopkins.

“Tecnicamente, a menopausa é apenas um dia na vida de uma mulher, que é exatamente quando ela não menstrua há 12 meses”, diz ela. “É o período que antecede a menopausa que causa todo o problema.”

E pode começar mais cedo do que você imagina. Muitos ouvintes nos escreveram em resposta à nossa convocação de experiências individuais com a menopausa, dizendo que lutavam para obter apoio médico para a perimenopausa entre os 30 e os 40 anos.

Quando Edrie voltou ao seu ginecologista / obstetra com a conclusão da clínica de fertilidade, ela diz que o médico deu de ombros novamente e disse que a menopausa é uma parte normal da vida. Ela não estava satisfeita com essa resposta. “Sim, é uma parte normal da vida, mas seria ótimo se pudéssemos conversar sobre isso e descobrir estratégias”.

Com esse espírito em mente, procuramos endocrinologistas, ginecologistas e psiquiatras para obter conselhos sobre como navegar nessa grande transição da vida.

Com que antecedência a perimenopausa pode começar?

É bem possível que as mulheres comecem a perceber as coisas mudando em seus 30 e poucos anos. A maioria das mulheres chega à menopausa entre 45 e 55 anos, mas a perimenopausa pode começar até uma década antes. E cerca de 1% das mulheres nos EUA atingem a menopausa aos 40 anos ou menos.

Como você sabe se está começando a perimenopausa?

O sintoma mais revelador são as mudanças no seu ciclo menstrual, diz a psiquiatra Hadine Joffe, diretora executiva do Centro Connors de Saúde da Mulher e Biologia de Gênero no Brigham and Women’s Hospital em Boston.

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“É o padrão do ciclo menstrual que realmente define essa entrada na menopausa”, diz ela. Durante a perimenopausa, os períodos “podem ser mais curtos, depois longos ou pulados, ou o fluxo pode ser diferente”, diz Joffe.

Não há exames de sangue ou hormônios que possam “diagnosticar” a perimenopausa. Joffe diz que um teste hormonal não é útil porque os ciclos hormonais se tornam erráticos e imprevisíveis durante esse estágio.

“Não há realmente um ponto no tempo em que é feito um teste hormonal que pode ser definitivo”, diz ela. Mesmo que você tenha feito vários testes ao longo do tempo, “poderá obter uma leitura muito diferente”.

Surpreendentemente, às vezes os médicos não estão preparados para ajudar as mulheres a reconhecer o início desta fase da vida. Edrie ficou chateada com as respostas de seus médicos – ou com a falta delas. “Fiquei tão decepcionado com o setor médico. Quantas mulheres meu ginecologista / obstetra viu e não reconheceu os sintomas da perimenopausa?”

Quais sintomas esperar

Esteja preparado para que seus sintomas da TPM possam mudar, tornando-se mais ou menos extremos, diz a Dra. Cynthia Stuenkel, membro fundador da Sociedade Norte-Americana da Menopausa e professora e endocrinologista da Escola de Medicina da Universidade da Califórnia, San Diego. “As mulheres podem não ter o mesmo tipo de sensibilidade nos seios ou mudanças de humor que podem ter notado no passado”, diz ela.

Problemas de humor como a depressão podem aumentar durante a perimenopausa, especialmente entre as mulheres que já experimentaram. Muitos de nossos ouvintes escreveram para dizer que, durante a perimenopausa, eles se sentiam incrivelmente irritados e rapidamente irritavam-se de uma maneira que nunca haviam experimentado antes.

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E, é claro, muitas mulheres – mas não todas – experimentam ondas de calor, embora não as reconheçam. “É difícil, porque ninguém nos senta e nos ensina: ‘Aqui está a sensação de um flash quente'”, diz Stuenkel. “Vi mulheres que pensam estar tendo ataques de pânico ou palpitações cardíacas. Isso pode ser assustador”.

Outros sintomas comuns incluem infecções do trato urinário mais frequentes, dificuldade para dormir a noite toda, secura vaginal que pode causar dor ao sexo, suores noturnos e diminuição da libido.

Quais tratamentos existem para sintomas?

Alguns sintomas, como períodos pesados ​​ou irregulares, podem ser tratados com um contraceptivo oral, que pode “interromper as flutuações hormonais erráticas do corpo”, diz Stuenkel.

“Isso pode ser um salva-vidas”, diz ela. Esse medicamento também pode ajudar com as ondas de calor.

Em alguns casos, os médicos podem prescrever terapia hormonal na menopausa ou doses muito baixas de hormônios para suplementar os níveis de estrogênio. Stuenkel diz que não é adequado para todos, mas não merece a má reputação que tem em alguns círculos. Ela diz que houve um “êxodo” do uso da terapia de reposição hormonal após o estudo da Women’s Health Initiative interromper um estudo sobre questões de segurança em 2002. Mas muitos médicos agora se sentem muito mais confortáveis ​​ao usar a terapia hormonal novamente e geralmente recomendam baixas doses, seletivamente, por períodos mais curtos.

Para pessoas que não podem tomar terapia com estrogênio, ou optam por não fazer isso, Stuenkel diz que alguns medicamentos da família dos antidepressivos, como SSRIs e SNRIs, podem ajudar com as ondas de calor. Stuenkel diz: “Embora não sejam perfeitas, elas podem ajudar e ajudar o suficiente para que as mulheres possam ter uma melhor noite de sono”.

Há uma abundância de opções de tratamento não hormonais e não medicamentosas para o gerenciamento de sintomas, algumas das quais têm significativamente mais evidências que as apoiam do que outras. Em 2015, um painel da Sociedade Norte-Americana da Menopausa constatou que a terapia comportamental cognitiva e a hipnose eram significativamente eficazes no tratamento de ondas de calor. O mesmo painel também descobriu que os remédios populares à base de plantas (como cohosh preto, dong quai e prímula) são “improváveis ​​de ajudar”, embora alguns ouvintes da NPR que escreveram disseram ter recebido alívio de alguns desses tratamentos.

Para sintomas depressivos e de ansiedade, as mulheres podem querer procurar aconselhamento profissional ou um psiquiatra.

Quando preciso consultar um médico?

Você pode não precisar. Algumas pessoas navegam pela menopausa com pouca dificuldade. Mas se você estiver enfrentando sintomas que estão interferindo em sua vida, vale a pena marcar uma consulta. Alguns desses sintomas podem indicar outros problemas que precisam de tratamento, como miomas ou até câncer.

Maneiras de lidar com os sintomas

Para as pessoas que se aproximam desse estágio da vida ou que já estão passando por ele, aqui estão quatro etapas para tornar essa transição mais gerenciável.

1. Seja educado

“A informação é fundamental”, diz Joffe. Ela sugere que as pessoas que se aproximam da idade da perimenopausa se capacitam com o conhecimento.

O Hospital Geral de Massachusetts Blum Center tem uma lista com curadoria de livros sugeridos. O Centro Nacional de Informações de Saúde da Mulher possui uma seção sobre menopausa e perimenopausa. O Colégio Americano de Obstetras e Ginecologistas também possui um FAQ sobre perimenopausa.

2. Monitore sua saúde

Joffe incentiva as pessoas a rastrear os sintomas: “padrões menstruais, padrões de ondas de calor, problemas de humor, principais fatores desencadeantes da vida”. O uso de um calendário em papel ou de um aplicativo para monitorar os sintomas pode facilitar o fornecimento de detalhes ao médico, que podem ser difíceis de lembrar.

“Conhecendo essa informação, alguém pode dizer: ‘Bem, nos últimos seis meses, tive apenas dois períodos ou tive ondas de calor quase todos os dias'”, diz Joffe, “ou ‘Meu humor estava tão ruim quanto parecia. apenas dois dias ou um terço das vezes. ”

E se você levar um histórico completo de saúde ao seu médico e ele ainda lhe der de ombros, considere um especialista. “Existem OB / GYNs especializados em perimenopausa e menopausa”, diz Joffe.

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3. Pratique o autocuidado inteligente

Joffe incentiva as mulheres a se protegerem de coisas que podem piorar seu humor ou bem-estar. Isso inclui reduzir o estresse quando eles podem e garantir que eles durmam o suficiente.

“O sono é crítico”, diz ela. “Dormir bem e garantir que não seja quebrado no meio da noite.”

Existem muitas ferramentas e aplicativos online para ajudar no sono, acrescenta ela.

E conselhos familiares de saúde, como fazer exercícios suficientes, comer bem e moderar o consumo de álcool também se aplicam à perimenopausa, diz o Dr. Steven Goldstein, co-autor de Poderia ser … Perimenopausa? e professor de obstetrícia e ginecologia na Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York.

Por sugestão do médico, Edrie desenvolveu uma prática de atenção plena. Ela diz: “Eu pensei que soou um pouco ‘woo-woo’ no começo, mas ser capaz de prestar atenção no que meu corpo está fazendo e por que me ajuda a separar esses sintomas do que eu preciso para passar o dia. Então eu ‘ não estou impressionado com o que meu corpo está me fazendo passar. ”

4. Cultive a comunidade

A maioria das mulheres que escreveram à NPR sobre suas experiências na perimenopausa disseram que se sentiam sozinhas e isoladas durante essa transição.

Ter uma comunidade com quem conversar pode facilitar o enfrentamento das mudanças, diz Payne, que está passando por perimenopausa. Ela diz que encontrou apoio de alguns amigos íntimos da faculdade.

“Ser capaz de alcançar um grupo de mulheres da mesma idade e dizer: ‘Você passou por isso? E, sabe, isso fornece apoio. Acho que essa é outra versão de uma habilidade de enfrentamento”, diz ela. .

Edrie diz que se juntou a alguns grupos do Facebook dedicados à perimenopausa e encontrou um em particular, onde recebeu dicas sobre como lidar com um de seus sintomas mais problemáticos: nevoeiro cerebral. As conversas a fizeram sentir-se entendida e validada.

“Eu posso postar sobre isso neste grupo, e, você sabe, 10 mulheres serão como ‘Oh, na semana passada, isso aconteceu totalmente comigo’, ou tipo ‘Esqueci o computador do meu filho em cima do meu carro e foi embora ‘”, diz ela.

Ela diz que ser capaz de comiserar a ajuda a superar os sintomas “que talvez não tenham uma pílula mágica”. Algumas de suas amizades online chegaram a ficar offline. Edrie se encontrou com alguns membros do grupo no Facebook enquanto fazia turnê pelo país com sua banda.

Agora ela é uma grande defensora de encontrar comunidade e se manifestar. “À medida que envelhecemos, ficamos cada vez mais quietos sobre o que está acontecendo com nosso corpo, com nós mesmos e com nossas vidas. Nós meio que apenas nos envolvemos e lidamos com isso”.

“E eu sinto que se conversássemos mais sobre as coisas que estão acontecendo com nossos corpos – mesmo que não possamos realmente fazer nada sobre algumas dessas coisas – seria melhor para a sociedade em geral se fôssemos mais expressivos sobre isso” . “

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