O resumo da dieta com baixo índice de FODMAP – Harvard Health Blog

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A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio intestinal comum que produz sintomas angustiantes, como dor abdominal, inchaço significativo e movimentos intestinais alterados que podem ser transportados entre diarréia e constipação.

Embora alterar o que você come não o cure, uma abordagem baseada em evidências chamada dieta com baixo FODMAP é o plano alimentar mais frequentemente prescrito para ajudar a aliviar os sintomas da SII. Estudos mostram que pode reduzir os sintomas para a maioria dos pacientes. No entanto, devido a certos desafios e riscos associados à dieta pobre em FODMAP, vale a pena conversar com um especialista antes de experimentá-lo.

Noções básicas do FODMAP

A dieta com baixo teor de FODMAP aborda quatro tipos de carboidratos fermentáveis: oligossacarídeos, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis (coletivamente chamados de FODMAPs). Embora os nomes soem um tanto abstratos, os alimentos encontrados nesses grupos costumam ser familiares demais para aqueles com problemas digestivos.

Os oligossacarídeos estão presentes em alimentos como trigo, feijão, alho e cebola, enquanto o dissacarídeo lactose é predominante em produtos lácteos, como sorvete e leite. Monossacarídeos referem-se a alimentos com excesso de frutose e são encontrados em itens como maçãs, mangas e mel. O grupo final, álcoois de açúcar, é encontrado em alguns produtos adoçados artificialmente como goma de mascar e está naturalmente presente em alimentos como abacates e cogumelos.

Embora os carboidratos do FODMAP possam desencadear desconforto digestivo para qualquer pessoa quando consumidos em grandes quantidades, porções muito menores podem piorar os sintomas de quem tem IBS.

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Uma abordagem multifásica para uma dieta baixa em FODMAP

A dieta baixa em FODMAP deve ser realizada em três fases. Na primeira fase, todos os alimentos com alto índice de FODMAP são eliminados da dieta por um longo período de tempo, geralmente de quatro a seis semanas. Na fase dois, você reintroduz sistematicamente os alimentos restritos, observando quão bem tolera quantidades crescentes dos alimentos que está reintroduzindo. A fase três é a fase de personalização, na qual você evita apenas alimentos em quantidades que causam sintomas.

Esse processo multifásico pode ser complexo e confuso e requer conhecimento alimentar substancial. Por exemplo, a maioria das variedades de leite de soja tem alto índice de FODMAP. O tofu extra-firme, por outro lado, embora também seja feito de soja, possui baixo FODMAP. A orientação de um nutricionista pode ser útil para navegar nessa dieta, mas a cobertura do seguro e as referências médicas podem ser barreiras para o agendamento de uma consulta. Como resultado, alguns pacientes simplesmente recebem uma lista de alimentos com FODMAP baixo e alto.

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Riscos associados à não reintrodução de alguns alimentos com alto teor de FODMAP

Embora seja difícil evitar alimentos com alto teor de FODMAP, adicionar os grupos de carboidratos de volta sistematicamente para testar a tolerância pode ser ainda mais desafiador. Algumas pessoas ficam hesitantes em reintroduzir itens, especialmente se eles experimentaram um alívio significativo dos sintomas durante a fase de eliminação. Isso aumenta o potencial de riscos nutricionais. Por exemplo, é comum que as pessoas que evitam laticínios tenham ingestão inadequada de cálcio.

Outros nutrientes menos conhecidos, como o magnésio, também são uma preocupação. Algumas das melhores fontes alimentares de magnésio vêm de feijões e nozes, como amêndoas e castanha de caju, que geralmente são restritas durante a fase inicial da dieta. Além disso, pessoas com SII podem já estar em maior risco de deficiência de magnésio devido a sintomas digestivos como diarréia.

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Também existe a preocupação de que a restrição a longo prazo de alimentos com alto teor de FODMAP altere a composição de colônias bacterianas no intestino, o que pode afetar negativamente a saúde intestinal e possivelmente piorar os problemas digestivos ao longo do tempo. Os oligossacarídeos, em particular, são uma importante fonte de energia para bactérias benéficas. Isso é particularmente preocupante para indivíduos com SII, que demonstraram ter níveis mais baixos de bactérias intestinais protetoras e níveis mais altos de micróbios inflamatórios potencialmente prejudiciais. Os probióticos têm sido sugeridos para restaurar esses desequilíbrios bacterianos, mas isso ainda é controverso, e a American Gastroenterological Association publicou recentemente diretrizes que recomendam seu uso no IBS somente ao participar de um estudo de pesquisa.

Low-FODMAP não é para todos

A dieta baixa em FODMAP não se destina a indivíduos sem IBS, nem é apropriada para todos com a doença. Deve ser evitado por qualquer pessoa com um distúrbio alimentar, pois pode piorar o medo de alimentos e as restrições alimentares. Isso é particularmente notável porque aqueles com problemas gastrointestinais parecem ter uma maior prevalência de distúrbios alimentares em comparação com a população em geral. Além disso, pessoas com dietas já restritas, como veganos ou alérgicos, podem não conseguir atender às necessidades nutricionais da dieta. Aqueles que já estão desnutridos ou com baixo peso também são maus candidatos. A dieta não é tão bem pesquisada para outras condições gastrointestinais, por isso é geralmente melhor evitar a dieta se você não tiver IBS, a menos que seja recomendado por um médico ou nutricionista.

Encontrando uma abordagem alternativa

Se a dieta com baixo teor de FODMAP não for uma boa opção para você, basta reduzir os alimentos com alto teor de FODMAP em sua dieta, sem eliminar totalmente nenhum grupo de alimentos, pode ser uma alternativa. Se sua dieta contém muitos agressores comuns, como alho, cebola, feijão, maçã, leite, cogumelos e trigo, uma simples redução pode ajudar a diminuir os sintomas.

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Para encontrar uma lista de nutricionistas registrados que podem ajudá-lo a fazer alterações com segurança, clique aqui. Ou entre em contato com uma prática de nutrição para perguntar se alguém tem conhecimento sobre a dieta com baixo FODMAP.

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