Os sintomas da deficiência de vitamina B12

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Em 1853, relatou-se que um vegetariano acamado experimentou uma notável recuperação ao comer carne. Provavelmente não ajudava, ele era viciado em ópio, mas fazia isso há uma década. Só depois de cinco anos como vegetariano é que ele acabou acamado, coberto de escaras, mas um pouco de carne e carneiro e ele finalmente estava de pé e pronto. Não posso culpar o pobre coitado, já que isso foi quase um século antes da descoberta e identificação da vitamina B12, resultando em apenas um dos seis prêmios Nobel atribuídos por revelar sua estrutura e função. Um dos eventos mais dramáticos da história da medicina foi a cura da anemia perniciosa, uma doença por deficiência de B12 – um distúrbio fatal – com uma dieta especial centrada em fígado de vitela e boi.

Os níveis de vitamina B12 começam a cair meses depois de cortar a carne. Sim, existem todos os tipos de benefícios em adotar uma dieta mais baseada em vegetais, mas subestimar o risco de desenvolver uma deficiência de B12 anula os benefícios de saúde de uma dieta vegetariana, ou mesmo uma dieta centrada em alimentos vegetais, mas contém carne apenas algumas vezes uma semana. Mesmo quantidades moderadas de produtos de origem animal podem não ser suficientes para restaurar e manter a função adequada da vitamina B12.

A vitamina B12 não é produzida por plantas. Também não é feito por animais, mas sim por micróbios que cobrem a terra. Presumivelmente, costumávamos beber B12 de um riacho de montanha ou de água de poço, com base em estudos que mostram que vegetarianos em países em desenvolvimento que bebem água purificada parecem estar em maior risco. Mas agora, nós cloramos o suprimento de água para matar qualquer bactéria. Portanto, não recebemos mais B12 em nossa água, mas também não pegamos muito cólera – é uma coisa boa vivermos em um mundo moderno e higiênico tão bom. Os vegetarianos que vivem em favelas do mundo em desenvolvimento parecem ter menos problemas de vitamina B12. Basicamente, quanto mais higiênicas forem nossas refeições, menos B12 obteremos. Nossos companheiros grandes macacos, como gorilas, obtêm toda a B12 de que precisam comendo suas próprias fezes; Prefiro suplementos.

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Antes de entrar em detalhes sobre quanto tomar, com que frequência e qual tipo é o melhor, quais são os sintomas da deficiência de B12?

o que não são os sintomas da deficiência de B12? É conhecido como “O Grande Masquerader”. Pode causar de tudo, desde distensão abdominal e diarreia crônica até falta de ar e pés doloridos e vermelhos e inchados. Também pode causar sintomas semelhantes aos da síndrome de Parkinson, escurecimento da pele que se resolve com a suplementação e algo que eu nunca tinha ouvido falar antes – síndrome da mão inútil bilateral.

As “Muitas Faces” da deficiência de B12 incluem sintomas neurológicos, como dormência e formigamento nas mãos e pés, cãibras musculares, tontura, distúrbios cognitivos, dificuldade para andar, disfunção erétil, bem como fadiga e sintomas psiquiátricos como depressão e até psicose.

Por exemplo, uma mulher de 47 anos com uma história de psicose de cinco anos, tratada com medicamentos antipsicóticos, cognitivamente prejudicada, relatando alucinações visuais, até que finalmente sua mãe revelou que a paciente estava seguindo uma dieta vegana rígida por sete anos. Ela começou a tomar suplementos de B12 e seus sintomas desapareceram. Anos de sua vida perdidos em uma névoa psicótica, tudo aparentemente porque ela não queria tomar um suplemento. Mas a suplementação de vitamina B12 é obrigatório para quem ingere dietas à base de plantas.

Ficar psicótico é ruim, mas, ei, melhor do que entrar em coma, sem falar que de repente ficar cego com falência de múltiplos órgãos – tudo graças à deficiência de vitamina B12 em uma dieta vegetariana. Olhando em seus olhos, eles viram “hemorragias exuberantes” – ele estava sangrando nos olhos. Você não precisa ser um oftalmologista para reconhecer que provavelmente essa não é a aparência que a parte de trás de seus olhos deveria ter.

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