Os vegetarianos e os fatores de risco de derrame – ômega 3?

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

No meu último vídeo, começamos a explorar o que pode explicar o maior risco de AVC em vegetarianos encontrado no estudo EPIC-Oxford. Menor risco de doenças cardíacas e menor risco de doenças cardiovasculares em geral, mas maior risco de acidente vascular cerebral. Analisamos os níveis de vitamina D como um mecanismo potencial, mas não parecia ser o caso. E quanto ao ômega 3 de cadeia longa, as gorduras de peixe como EPA e DHA, encontradas, não surpreendentemente, em níveis marcadamente mais baixos em vegetarianos e veganos? Cerca de 30% menor em vegetarianos e mais da metade menor em veganos.

Mas de acordo com a mais extensa avaliação sistemática dos efeitos das gorduras ômega-3 na saúde cardiovascular até o momento, não há benefício para o derrame, considerando 28 ensaios clínicos randomizados. Na verdade, havia evidências de que tomar óleo de peixe não ajudava nas doenças cardíacas ou na mortalidade geral. ou. Isso pode ser porque, por um lado, os ômega 3 podem estar ajudando, mas o mercúrio nos peixes pode estar piorando as coisas. Esse é o desafio constante entre os profissionais de saúde pública, equilibrar os benefícios com os riscos de contaminantes.

Por exemplo, a exposição dietética a PCBs pode estar associada ao aumento do risco de acidente vascular cerebral. Neste estudo, por exemplo, nem o peixe nem a ingestão de PCBs foram relacionados ao risco de AVC. No entanto, com a mesma ingestão de peixe, PCBs na dieta foram associados a um risco aumentado de acidente vascular cerebral; portanto, os poluentes PCB podem estar mascarando os benefícios dos peixes. Assim, se tivéssemos uma máquina do tempo e pudéssemos voltar antes da revolução industrial e encontrar peixes em um estado não poluído, ela poderia nos proteger contra derrames. Mas olhando para os dados, se o peixe realmente era protetor, então poderíamos esperar que os pescatarianos, aqueles que comem peixe, mas nenhuma outra carne, estivessem aqui ou algo assim, já que teriam os benefícios dos peixes sem o risco da carne. Mas não, eles estão presos aqui. Então, também não parece ser o ômega 3. Vamos dar uma olhada mais de perto no que os vegetarianos estavam realmente comendo.

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Quando se trata de dietas baseadas em vegetais para prevenção de doenças cardiovasculares, todos os alimentos vegetais não são criados iguais. Existem basicamente dois tipos de vegetarianos: os que o fazem para sua saúde e os que o fazem por motivos éticos, como o aquecimento global ou os animais. E eles tendem a comer dietas diferentes. Por exemplo, os veganos saudáveis ​​tendem a comer mais frutas e menos doces. Você não tende a ver aqueles que fazem isso pela saúde comendo donuts veganos.

Nos Estados Unidos, as principais motivações para a redução da carne são saúde e custo. Uma família americana de classe média tem quatro vezes mais probabilidade de reduzir a carne por motivos de saúde em comparação com questões ambientais ou de bem-estar animal. Mas no Reino Unido, onde este estudo de AVC foi feito, a razão nº 1 para se tornar vegetariano ou vegano é a ética.

Sabemos que dietas baseadas em vegetais que enfatizam maior ingestão de alimentos vegetais e menor ingestão de alimentos de origem animal estão associadas a um menor risco de doenças cardiovasculares incidentes, um menor risco de morte por todas as causas juntas – mas isso apenas para alimentos vegetais saudáveis. Comer muito pão maravilhoso, refrigerante e torta de maçã não vai te ajudar muito. Para todos os tipos de dietas vegetais, é crucial que a escolha dos alimentos vegetais seja cuidadosamente considerada. Devemos escolher grãos inteiros em vez de grãos refinados, frutas inteiras, evitando gorduras trans e açúcares adicionados. Será que os britânicos vegetarianos estavam apenas comendo mais batatas fritas? Vamos descobrir a seguir.

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