Os vegetarianos e os fatores de risco de derrame – vitamina B12 e homocisteína?

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Leonardo da Vinci teve um derrame. Seria sua dieta vegetariana a culpada? “Seu derrame… pode estar relacionado a um aumento no nível de homocisteína por causa da longa duração de sua dieta vegetariana”. Uma ingestão subótima de vitamina B12, que é comum em pessoas que comem dietas à base de plantas, a menos que tomem suplementos de B12 ou comam regularmente alimentos fortificados com B12, pode levar a um aumento do nível de homocisteína no sangue, que é aceita como um importante fator de risco para AVC. “Aceito” pode ser um exagero; ainda há controvérsia em torno da conexão entre homocisteína e risco de acidente vascular cerebral. Mas, aqueles com níveis mais elevados de homocisteína parecem ter mais aterosclerose nas artérias carótidas que levam ao cérebro em comparação com aqueles com níveis de homocisteína de um só dígito e parecem ter maior risco de derrames de coagulação em estudos observacionais e, mais recentemente derrames hemorrágicos, bem como aumento do risco de morte por doença cardiovascular, bem como todas as causas juntas.

Ainda mais convincente são os dados genéticos. Cerca de 10% da população tem um gene que aumenta os níveis de homocisteína em cerca de 2 pontos, e eles parecem ter chances significativamente maiores de ter um derrame. Mais convincentes seriam os ensaios randomizados duplo-cegos controlados por placebo para provar que a redução da homocisteína com vitaminas B pode reduzir os derrames, e isso de fato parece ser o caso dos derrames de coagulação, derrames com intervenções para redução da homocisteína mais de 5 vezes mais prováveis ​​de reduzir o derrame. em comparação com o placebo.

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Ironicamente, um dos argumentos contra o papel da homocisteína em acidentes vasculares cerebrais é que presumindo que os vegetarianos têm níveis mais baixos de vitamina B12, a incidência de acidente vascular cerebral deveria ser aumentada entre vegetarianos, mas supostamente não era o caso, mas nunca havia sido estudado … até agora, e os vegetarianos parecem estar em maior risco e não é de admirar, já que cerca de um quarto dos vegetarianos e quase três quartos dos veganos estudados estavam depletados ou deficientes em B12, resultando em níveis extraordinariamente altos de homocisteína.

Por que tanta deficiência de B12? Porque apenas uma pequena minoria estava tomando um suplemento de B12 dedicado. E, ao contrário dos Estados Unidos, a fortificação de alimentos orgânicos com B12 não é permitida; portanto, embora o leite de soja dos EUA e outros produtos possam ser enriquecidos com B12, os produtos do Reino Unido não podem. Não vemos o mesmo problema entre os veganos norte-americanos no estudo adventista, supostamente devido à fortificação com B12 dos alimentos comumente consumidos. Pode não ser coincidência que o único estudo que consegui encontrar que mostrou um risco significativamente menor de mortalidade por AVC entre vegetarianos foi um estudo adventista.

Mas comece a comer estritamente à base de plantas, sem alimentos ou suplementos fortificados com B12, e a deficiência de B12 pode se desenvolver, mas isso foi apenas para aqueles que não comeram alimentos fortificados com B12 suficientes. Aqueles que comem à base de plantas e não têm o cuidado de obter uma fonte confiável de B12 têm níveis mais baixos de B12 e, conseqüentemente, níveis mais altos de homocisteína.

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A única maneira de provar que a deficiência de vitamina B12 é um fator de risco para doenças cardiovasculares em vegetarianos é: colocá-la à prova. Quando os pesquisadores mediram a quantidade de aterosclerose nas artérias carótidas, as principais artérias que abastecem o cérebro, entre vegetarianos e não vegetarianos, nenhuma diferença significativa foi encontrada. Ambos parecem tão ruins, embora os vegetarianos tendam a ter melhores fatores de risco, como colesterol e pressão arterial. Eles sugerem que a deficiência de B12 está desempenhando um papel, mas como eles sabem? Algumas medidas da função arterial também não eram melhores. Novamente, eles presumem que a deficiência de vitamina B12 supera os benefícios naturais das plantas. Sim, os efeitos benéficos das dietas vegetarianas sobre o colesterol e açúcar no sangue precisam ser defendidos, mas a necessidade de corrigir a deficiência de vitamina B12 em dietas vegetarianas não pode ser exagerada.

Às vezes, os vegetarianos se saíam ainda pior. Pior espessura da parede da artéria. Pior função da parede arterial, aumentando a preocupação, mais de uma década antes do novo estudo de acidente vascular cerebral, sobre a saúde vascular de vegetarianos. Sim, sua B12 estava baixa, sim, sua homocisteína era alta, sugerindo que a deficiência de vitamina B12 em vegetarianos pode ter efeitos adversos em sua saúde vascular, mas o que você precisa é de um estudo de intervenção, onde você dá a eles B12 e vê se isso corrige isso e … Aqui vamos nós, um estudo cruzado randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, e o título mostra isso: A suplementação de vitamina B-12 melhora a função arterial em vegetarianos com status subnormal de vitamina B-12. Então, isso pode explicar. O comprometimento do status de vitamina B12 entre aqueles que comem mais dietas baseadas em vegetais devido à não ingestão de suplementos de B12, ou ingestão regular de alimentos fortificados com vitamina B12 pode explicar o maior risco de derrame encontrado entre vegetarianos.

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Infelizmente, muitos vegetarianos resistem a tomar suplementos de vitamina B12 devido a conceitos errôneos, como apegar-se ao antigo mito de que a deficiência dessa vitamina é rara entre os que comem vegetais. Um erro comum é pensar que a presença de laticínios e ovos na dieta, como em uma dieta ovo-lacto-vegetariana, ainda pode garantir uma ingestão adequada de B12, apesar de excluir a carne.

Agora que podemos ter acertado a causa, talvez estudos futuros devam se concentrar em identificar maneiras de convencer os vegetarianos a tomar suplementos de vitamina B12 rotineiramente para prevenir uma deficiência.

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