Os vegetarianos realmente têm maior risco de derrame?

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Quando classificadas em ordem de importância, entre as intervenções disponíveis para prevenir o AVC, as três mais importantes são provavelmente dieta, parar de fumar e controle da pressão arterial. A maioria de nós está fumando muito bem hoje em dia, menos da metade de nós está se exercitando o suficiente, mas de acordo com a American Heart Association, apenas um em cada mil americanos está fazendo uma dieta saudável, e menos de um em dez está comendo uma dieta moderadamente saudável. Por que isso Importa? Porque a dieta é uma parte importante da prevenção do AVC. Reduzindo a ingestão de sódio, evitando gemas de ovo, limitando a ingestão de carne e aumentando a ingestão de grãos inteiros, frutas, vegetais e lentilhas. Como a indústria açucareira, as indústrias de carne e ovos gastam centenas de milhões de dólares em propaganda – infelizmente, com grande sucesso. Fiquei animado para verificar a caixa número 1 e fiquei honrado quando o fiz.

A evidência mais forte de proteção contra AVC é o aumento da ingestão de frutas e vegetais, com mais incerteza quanto ao papel dos grãos inteiros, produtos animais e padrões alimentares, como dietas vegetarianas. Quero dizer, seria de se esperar que eles se saíssem bem. Meta-análises descobriram que as dietas vegetarianas reduzem o colesterol e a pressão sanguínea e aumentam a perda de peso e o controle do açúcar no sangue, e as dietas veganas podem funcionar ainda melhor. Portanto, todos os principais biomarcadores estão indo na direção certa. Mas você pode se surpreender ao saber que nunca houve nenhum estudo sobre a incidência de derrame em vegetarianos e veganos … até agora. E se você acha isso surpreendente, espere até ouvir os resultados.

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Os riscos de doenças cardíacas e derrame em comedores de carne, comedores de peixe e vegetarianos com mais de 18 anos de acompanhamento. Sim, menos doenças cardíacas entre vegetarianos (o que significa vegetarianos e veganos combinados); nenhuma surpresa – estive lá, fiz isso – mas mais derrame.

Uma reação instintiva compreensível poderia ser: “Espere um segundo, quem fez este estudo?” Mas este é o EPIC-Oxford, pesquisadores de classe mundial cujos conflitos de interesse podem ser mais propensos a ler “Eu era um membro da Vegan Society”.

E quanto ao superajuste? Se você analisar os números em um período de 10 anos, eles encontraram 15 derrames para cada mil comedores de carne, em comparação com apenas nove derrames para cada mil vegetarianos e veganos. Esperar; então, como eles podem dizer que houve mais derrames nos vegetarianos? Isso foi depois de ajustar para uma variedade de fatores. Por exemplo, os vegetarianos eram menos propensos a fumar. Portanto, você deseja cancelar isso ajustando para fumar, de modo que possa comparar efetivamente o risco de derrame entre vegetarianos não fumantes e os comedores de carne não fumantes. Se você deseja saber como a própria dieta vegetariana afeta as taxas de derrame, você deseja cancelar esses fatores não relacionados à dieta. Às vezes, porém, você pode se ajustar demais. A indústria açucareira faz isso o tempo todo.

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É assim que funciona. Imagine que você acabou de receber uma bolsa da indústria de refrigerantes para estudar o efeito dos refrigerantes na epidemia de obesidade infantil. O que você poderia fazer depois de colocar todos os estudos juntos para chegar à conclusão de que houve um efeito quase nulo do consumo de bebidas açucaradas sobre o peso corporal? Bem, já que você sabe que beber doce líquido pode levar ao excesso de calorias que podem levar à obesidade, se você controlar as calorias, se você controlar um fator que está na cadeia causal, efetivamente comparando apenas os bebedores de refrigerante que tomam o mesmo número de calorias como não bebedores de refrigerante, então você poderia minar o efeito do refrigerante na obesidade – e foi exatamente isso que eles fizeram. Isso introduz um viés de sobreajuste. Em vez de apenas controlar algum fator não relacionado, você controla uma variável intermediária no caminho de causa e efeito entre a exposição e o resultado.

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O sobreajuste é como os pesquisadores financiados pela indústria de carnes e laticínios foram acusados ​​de obscurecer a verdadeira associação entre gordura saturada e doenças cardiovasculares. Sabemos que a gordura saturada aumenta o colesterol, o que aumenta o risco de doenças cardíacas. Portanto, se você controlar o colesterol, comparar efetivamente apenas aqueles que comem gordura saturada com os mesmos níveis de colesterol que aqueles que comem gordura não saturada pode prejudicar o efeito da gordura saturada no coração.

Então, agora vamos voltar a isso. Uma vez que a alimentação vegetariana reduz a pressão arterial e uma pressão arterial baixa leva a menos derrames, controlar a pressão arterial seria um ajuste excessivo, comparando efetivamente apenas vegetarianos com comedores de carne com a mesma pressão arterial baixa. Isso não é justo, já que esse é um dos benefícios da alimentação vegetariana, e não algum fator não relacionado como fumar. E assim, isso prejudicaria a proteção oferecida. Então, eles fizeram isso? Não. Eles apenas se ajustaram a fatores não relacionados, como educação e classe socioeconômica e tabagismo e exercícios e álcool. Isso é o que você quer. Você quer descobrir os efeitos de uma dieta vegetariana no risco de derrame; você deseja tentar igualar tudo o mais para descobrir os efeitos apenas da escolha alimentar. E uma vez que, por exemplo, os carnívoros do estudo eram em média 10 anos mais velhos do que os vegetarianos, você pode ver totalmente como, quando você se ajusta a isso, os vegetarianos podem piorar. Já que o risco de derrame pode aumentar exponencialmente com a idade, você pode ver como ter nove derrames entre mil vegetarianos na faixa dos 40 anos realmente pode ser pior do que 15 derrames entre mil comedores de carne na faixa dos 50 anos.

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O fato de os vegetarianos terem maior risco de derrame, apesar de sua pressão arterial mais baixa, sugere que há algo nas dietas sem carne que aumenta o risco de derrame e é o suficiente para cancelar os benefícios da pressão arterial. Mas mesmo que isso seja verdade, você ainda pode querer comer assim. O derrame é a nossa quinta causa de morte, enquanto as doenças cardíacas são a número 1. Então, sim, neste estudo, houve muitos mais casos de derrame em vegetarianos. Mas houve muito menos casos de doenças cardíacas. Mas se há algo aumentando o risco de derrame em vegetarianos; seria bom saber o que é, na esperança de descobrir como obter o melhor dos dois mundos. Esta é a questão à qual nos voltaremos a seguir.

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