Probióticos: não compre o hype online

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Por Serena Gordon
HealthDay Reporter

QUARTA-FEIRA, 15 de janeiro de 2020 (HealthDay News) – Muitas pessoas recorrem à Internet com perguntas sobre saúde, mas qual é a confiabilidade das informações que você encontra? Quando se trata de probióticos, um novo estudo recomenda cautela.

A pesquisa constatou que dos 150 sites que propuseram uma pesquisa de probióticos, a maioria eram sites comerciais, na esperança de vender um produto. Outros eram sites de notícias ou portais de saúde (fornecendo links para outros sites). Muitos desses sites mencionaram benefícios potenciais dos probióticos, embora nem todos tivessem evidências científicas para apoiar essas alegações. E apenas 1 em cada 4 sites mencionou possíveis efeitos colaterais de tomar probióticos.

“Este estudo demonstra que várias reivindicações on-line sobre os benefícios para a saúde dos probióticos não são suportadas por evidências científicas”, disse o co-autor do estudo, Dr. Michel Goldman, professor de imunologia da Universite Libre de Bruxelles, na Bélgica.

Os probióticos são bactérias “boas” encontradas em iogurte e outros alimentos fermentados e em suplementos alimentares, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Integrado e Complementar dos EUA. Algumas dessas bactérias também são encontradas naturalmente no corpo humano. Eles podem ajudar a digerir os alimentos, combater os germes que podem causar doenças ou produzir vitaminas.

“Os probióticos podem claramente ser úteis no tratamento da diarréia infecciosa, em mulheres grávidas com diabetes gestacional e como adjuvantes da terapia de dessensibilização à alergia alimentar”, disse Goldman. Ele acrescentou que os probióticos também podem ser úteis para o eczema da condição da pele e para algumas infecções urinárias ou genitais em mulheres.

Mas sua equipe viu algumas reivindicações amplas on-line sobre os benefícios dos probióticos, como ser benéfico no tratamento do câncer. Não há evidências científicas para apoiar essas alegações.

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Para o estudo, Goldman e seus colegas analisaram as primeiras 150 páginas trazidas pelo Google em resposta a uma pesquisa por “probióticos”. Eles revisaram as informações nestas páginas para verificar a confiabilidade e pesquisaram um grande banco de dados de ensaios clínicos em busca de evidências que sustentassem essas alegações.

Um ponto positivo foi que o Google parece priorizar fontes de informação mais confiáveis ​​do que sites comerciais.

Contínuo

Ainda assim, os consumidores devem ter cuidado com as informações de saúde que ficam online.

“Os consumidores devem verificar se há informações científicas publicadas em revistas médicas revisadas por pares que apóiam alegações de probióticos e produtos de saúde vendidos sem receita, que não são regulados com a mesma rigor que os medicamentos prescritos. Eles devem discutir com seus médicos os benefícios que podem esperar. dos probióticos “, disse Goldman.

Melinda Ring, diretora executiva do Centro Osher de Medicina Integrativa da Northwestern University, em Chicago, disse que não ficou surpresa com as descobertas.

“Este é um grande problema na área de produtos naturais e suplementos alimentares. Há uma predominância de informações menos respeitáveis ​​de fontes comerciais e de vendas”, disse Ring, que não fazia parte da pesquisa.

“As pessoas realmente precisam olhar para as reivindicações que os sites estão fazendo. Elas prometem curas irrealistas? Estão fazendo referência a dados científicos?” ela disse.

Uma área em que os probióticos podem ser úteis é manter o equilíbrio natural do corpo de bactérias benéficas – o microbioma intestinal. “Sabemos que o microbioma humano é incrivelmente importante para a nossa saúde e o desenvolvimento de doenças, mas estamos apenas começando a entender como manipular o microbioma”, disse Ring.

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Se você estiver interessado em melhorar o microbioma do seu intestino, o primeiro lugar para começar é melhorar sua dieta, porque o que você come também é alimento para o seu microbioma, disse Ring. Concentre-se em vegetais, frutas e grãos integrais.

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Vários alimentos têm probióticos, como iogurte e alimentos fermentados. Mas, às vezes, os probióticos que ocorrem naturalmente nos alimentos podem ser destruídos pelo processamento e preservação. Ring recomendou procurar “culturas vivas” na embalagem.

Se você toma suplementos probióticos, ela sugeriu aderir a marcas respeitáveis ​​e, talvez, tomar mais de um produto para garantir que você receba uma diversidade de probióticos.

Andrea Wong é vice-presidente sênior de assuntos científicos e regulatórios do Conselho de Nutrição Responsável (CRN), que representa a indústria de suplementos. Ela disse que a pesquisa demonstra que os probióticos são seguros e têm benefícios à saúde.

“Quando se trata de informações confiáveis ​​sobre probióticos e outros suplementos alimentares, os médicos e outros profissionais de saúde são as fontes mais confiáveis. A CRN incentiva os consumidores a serem compradores inteligentes e faz a devida diligência ao procurar informações sobre suplementos alimentares”, disse Wong.

Os resultados foram publicados em 15 de janeiro em Fronteiras em Medicina.

Notícias WebMD da HealthDay

Fontes

FONTES: Michel Goldman, M.D., Ph.D., professor de imunologia da Universite Libre de Bruxelles e co-diretor do 13º Instituto, Bélgica; Melinda Ring, M.D., diretora executiva, Osher Center for Integrative Medicine, Northwestern University, Chicago; Andrea Wong, Ph.D., vice-presidente sênior de assuntos científicos e regulatórios, Conselho de Nutrição Responsável; 15 de janeiro de 2020,Fronteiras em Medicina



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