Seu suplemento de colágeno veio de uma CAFO?

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Assista ao vídeo acima, pois certamente o apreciará. Isso rapidamente ajudará você a entender não apenas os benefícios do colágeno, mas também os riscos muito sérios que você corre ao comprar colágeno não-orgânico, quase universalmente produzido a partir de couros bovinos CAFO hidrolisados, não ossos de carne bovina.

O colágeno compõe entre 25%1 a 30%2 do total de proteínas no seu corpo e até 70% a 80% da proteína na sua pele,3 em termos de peso seco. É encontrado especificamente nos tecidos conjuntivos de todo o corpo,4 tornando a suplementação de colágeno uma ferramenta valiosa para curar muitas lesões.

Uma maneira ideal de fornecer ao seu corpo o colágeno necessário é fabricar caldo caseiro, fervendo os pés de galinha ou os ossos da carne. A gelatina que se forma no topo enquanto esfria é a sua fonte mais rica de colágeno. (A diferença entre colágeno e gelatina é que o colágeno é a matéria-prima e a gelatina é o que você obtém ao cozinhar o colágeno.5)

A maioria das pessoas, no entanto, prefere usar um suplemento de colágeno, que apresenta uma série de desafios. Verificou-se que muitos produtos não orgânicos contêm contaminantes associados a animais de criação industrial, o que não é uma grande surpresa, mas mesmo produtos orgânicos têm suas preocupações com a qualidade, especificamente aqueles feitos de couros bovinos (vacas).

Eles podem ser feitos a partir de couros de gado criados organicamente, mas os couros em questão ainda são restos da indústria de curtumes de couro, que passaram por um processamento tão intenso que não se pode deixar de questionar até que ponto o produto é “orgânico”.

Produtos não-orgânicos de colágeno são provavelmente derivados de CAFO

Outra desvantagem é a questão da contaminação. Por exemplo, quando o ConsumerLab testou 11 produtos populares de colágeno, um estava contaminado com o cádmio de metais pesados, o que o impediu de ser aprovado pelo laboratório para uso.6

Em outro caso, o FDA anunciou que uma empresa estava recuperando suas mordidas e barras de proteína de colágeno devido a uma possível contaminação por listeria.7 Em 2018, outro recall foi anunciado devido a uma possível contaminação do leite – um alérgeno para alguns -.8

Enquanto a maioria concorda que o colágeno pode ser útil para certos problemas de saúde, uma preocupação real é como garantir que o produto escolhido seja seguro, de acordo com o Dr. Mark Moyad, do Centro Médico da Universidade de Michigan, que disse ao WebMD:9

“Eu acho que o elefante na sala aqui é segurança. Estamos falando de peças de peixe, frango, porco e vaca moídas, e essas partes tendem a atuar como esponjas para contaminantes e metais pesados. ”

Além das possíveis preocupações com a saúde que esses contaminantes podem apresentar, os produtos da CAFO são problemáticos e devem ser evitados por outros motivos. É importante ressaltar que as operações da CAFO aceleram a resistência a antibióticos e contribuem para a poluição ambiental severa.

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A mensagem para levar para casa aqui é estar ciente de que suplementos de colágeno não-orgânicos feitos de vacas ou aves de capoeira são provavelmente derivados de subprodutos da CAFO, e se você faz questão de evitar os alimentos da CAFO em geral, também deve evitar esses suplementos e opte pela certificação orgânica do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA)10 suplementos de colágeno.

Nesse caso, você ainda pode querer evitar o colágeno derivado do couro da vaca. Em nossa busca pelo colágeno de mais alto grau, minha equipe de pesquisa visitou muitos curtumes para ver em primeira mão de onde vêm os couros usados ​​para produzir colágeno e o que aprendemos levantou muitas questões importantes de produção. No final, decidimos não buscar nosso colágeno nos couros das vacas.

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O colágeno à base de couro é um subproduto da indústria de curtumes

Couros crus e recém-descascados chegam ao curtume em paletes grandes, onde podem permanecer apodrecendo por semanas antes de serem processados. Mesmo salgados, eles não são totalmente preservados e o cheiro é esmagador. O processo de curtume em si normalmente envolve um banho de ácido e o processamento com produtos químicos agressivos, como ácido sulfúrico ou sais de cromo.

Couros com cicatrizes e imperfeições são descartados após o processamento, e esses rejeitos são usados ​​para fazer suplementos de colágeno à base de couro bovino. As sobras já processadas passam por um processamento adicional para dissolver a pele e liberar os peptídeos de colágeno.

Então, com certeza, o couro cru original pode ter sido proveniente de uma vaca organizada e alimentada com capim, mas depois de todo esse processamento químico, quão orgânico é o produto final?

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Na minha perspectiva, mesmo os produtos orgânicos de colágeno, se derivados de couro de vaca, têm o potencial de serem problemáticos em termos de qualidade por esse motivo. Os produtos de colágeno feitos a partir de aves orgânicas ou caldo de carne bovino alimentado com capim (que é tipicamente caldo de osso desidratado) seriam opções mais seguras. Sem dúvida, porém, sua melhor fonte de colágeno é o caldo caseiro feito de ossos de boi alimentados com capim ou pés de galinha orgânicos.

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Os muitos benefícios do colágeno

Supondo que você tenha obtido uma fonte de colágeno de alta qualidade, como isso pode beneficiar sua saúde? Conforme detalhado em “Como melhorar o colágeno para melhorar a pele”, o colágeno pode ajudar a combater a pele opaca, enrugada e flácida11,12,13 e cabelos e unhas quebradiços e secos, todos sinais de envelhecimento que resultam da perda de colágeno. Seu valor está longe de ser simplesmente cosmético, no entanto. Os benefícios de saúde proporcionados pela suplementação de colágeno também incluem:

Sono mais profundo e liberação de serotonina devido ao seu conteúdo de glicina14

Dor articular e rigidez reduzidas,15 incluindo dor de osteoartrite16

Melhor construção muscular17

Melhor cicatrização de feridas18,19 e reparo do tecido conjuntivo (que também se traduz em recuperação mais rápida do treino), pois seu corpo leva seletivamente o colágeno para áreas estressadas

Melhor saúde intestinal e digestão, graças à presença de glicina20

Pressão sanguínea melhorada e dano cardiovascular reduzido21

Melhor tolerância à glicose22

Ossos mais fortes23,24,25

Alguns dos benefícios do colágeno também podem ser atribuídos à glicina que ele contém. A glicina é um dos três aminoácidos predominantes que compõem o colágeno.26

A glicina (e o colágeno, sendo uma fonte de glicina) inibe o consumo de nicotinamida adenina dinucleotídeo fosfato (NADPH), diminuindo assim a inflamação e os danos oxidativos em seu corpo.

O NADPH é usado como um reservatório redutor de elétrons para recarregar antioxidantes, uma vez que eles se oxidam. Também é necessário produzir hormônios esteróides e gorduras.

Como discutido neste artigo anterior sobre o NADPH, a suplementação de glicina pode ser benéfica para a prevenção e / ou tratamento da síndrome metabólica, complicações do diabetes, hipertrofia cardíaca e distúrbios hepáticos alcoólicos e não alcoólicos.

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Aumentando seu colágeno sem suplementos

Embora tomar um suplemento de colágeno da prateleira possa parecer a maneira mais fácil de obter o colágeno necessário, pode não ser o ideal. Certamente não é sua única opção. De fato, você pode nem precisar de um suplemento de colágeno se fornecer ao corpo os precursores e os blocos de construção necessários.27 Abaixo estão várias maneiras de aumentar o seu nível de colágeno, em vez de tomar um suplemento:

Fabricação e consumo de caldo de osso caseiro, feito de aves orgânicas criadas em pasto ou capim, alimentado e acabado com ossos e cartilagem bovinos. Os pés de galinha são excelentes para isso, pois as garras de galinha são particularmente ricas em colágeno.28.

A terapia com laser de baixa intensidade demonstrou aumentar a produção de colágeno, reduzindo rugas e melhorando a elasticidade da pele.29

O retinol antioxidante (vitamina A1) aumenta a vida útil do colágeno e bloqueia as enzimas que o destroem. As fontes alimentares incluem fígado bovino e de cordeiro, óleo de fígado de bacalhau, arenque, cavala e salmão selvagem do Alasca capturado.30,31

Verificou-se que o ginseng, que possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, aumenta o colágeno na corrente sanguínea e pode ter benefícios antienvelhecimento.32.

Aloe vera, tomado por via oral, quase dobrou a produção de ácido hialurônico e colágeno nos participantes do estudo.33

O ácido hialurônico, um composto importante para o colágeno na pele, pode ser encontrado em feijões e vegetais de raiz, ou tomado como um complemento. O ácido hialurônico também demonstrou melhorar a umidade e a elasticidade da pele e reduzir as rugas quando adicionado à dieta.34

A vitamina C aumenta a produção de colágeno em seu corpo, ajudando os aminoácidos lisina e prolina a se converterem em colágeno.35 Como ele desempenha um papel importante na síntese de colágeno, a produção natural de colágeno do seu corpo será afetada se o seu nível de vitamina C estiver baixo. Frutas e legumes ricos em vitamina C incluem kiwi, laranja e outras frutas cítricas, tomate, pimentão e brócolis.

Antioxidantes aumentam a eficácia do colágeno existente. Bagas como mirtilos, amoras e framboesas são boas fontes.

O alho contém enxofre, um componente necessário para a produção de colágeno, além de ácido lipóico e taurina, que ajudam a reconstruir as fibras de colágeno danificadas.

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