Sorgo é um grão saudável?

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Sorgo é “O grão esquecido”. Os Estados Unidos são, na verdade, o maior produtor de sorgo, “mas normalmente não é usado para produzir alimentos para os consumidores americanos”. Em vez disso, é produzido principalmente para alimentar o gado, ou como ração para animais de estimação, ou mesmo como material de construção. Mas, na verdade, é comido como alimento básico em outras partes do mundo, como Ásia e África, onde é consumido há milhares de anos, tornando-se atualmente o quinto grão mais popular cultivado depois do trigo, milho, arroz e cevada. aveia e centeio.

Como o sorgo não tem glúten, e pode ser definitivamente considerado seguro para pessoas com doença celíaca, estamos começando a vê-lo emergir como algo real humano comida nos Estados Unidos, então decidi examinar o quão saudável ela poderia ser. Em termos de proteínas, é comparável a outros grãos. Mas desde quando temos que nos preocupar em obter proteína suficiente? Fibra é aquilo em que os americanos têm uma deficiência desesperada, e o sorgo puxa para a frente da embalagem.

A composição de micronutrientes é relativamente normal; veja como ele avalia os minerais, por exemplo. Onde o sorgo brilha é no conteúdo de polifenóis. Os polifenóis são compostos de plantas associados ao risco reduzido de várias doenças crônicas, incluindo câncer, doenças cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e até mesmo mortalidade por todas as causas. E se você comparar diferentes grãos, o sorgo realmente vai na frente, ajudando a explicar por que seu poder antioxidante é tão maior.

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Agora, o sorgo tem seu pequeno traseiro granulado chutado quando se trata de frutas e vegetais, mas em termos de comparação com outros grãos, um cereal matinal à base de sorgo, por exemplo, pode ter cerca de oito vezes mais antioxidantes do que um cereal à base de trigo integral . Mas, o que nos preocupa não é a atividade antioxidante em um tubo de ensaio, mas a atividade antioxidante em nosso corpo.

Se você medir a capacidade antioxidante do sangue depois de comer macarrão normal, ela aumenta um pouco. Se você substituir 30 por cento da farinha de trigo pela farinha de sorgo, não sobe muito mais. Mas se você comer 30 por cento vermelho massa de farinha de sorgo, a capacidade antioxidante em sua corrente sanguínea aumenta 15 vezes. Veja, existem vários tipos de sorgo. Há sorgo preto, sorgo branco e sorgo vermelho. É assim que eles parecem em forma de grão (evidentemente, também há um sorgo amarelo). E o sorgo vermelho, especialmente o preto, tem atividade antioxidante legítima no nível de frutas e vegetais.

O problema é que não consigo encontrar nenhum dos coloridos. Posso entrar na Internet e comprar arroz vermelho ou preto; milho roxo, azul ou vermelho; e cevada roxa ou preta – mas não consigo encontrar sorgo vermelho ou preto. Esperançosamente, algum dia. Mas você pode encontrar sorgo branco por cerca de quatro dólares o quilo. Tem algum atributo único de promoção da saúde? É promovido como “… Um cereal integral subutilizado com potencial para auxiliar na prevenção de doenças crônicas”. Mas, qual é o efeito do consumo de sorgo nos resultados de saúde?

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Um estudo epidemiológico na China encontrou taxas de mortalidade por câncer de esôfago mais baixas em áreas que comeram mais milho e sorgo, em comparação com milho e trigo. Mas isso pode ter sido mais devido a evitar um fungo contaminante do que ao benefício do sorgo em si. Porém, é possível. Assim como “a aveia é a única fonte de avenantramidas”, que proporcionam à aveia alguns benefícios únicos à saúde, o sorgo, até mesmo o sorgo branco, contém pigmentos exclusivos conhecidos como 3-desoxiantrocianinas, que são fortes indutores de algumas das enzimas desintoxicantes em nosso fígado, e pode inibir o crescimento de células cancerosas humanas crescendo em uma placa de Petri em comparação com o repolho roxo, que tem apenas pigmentos antocianina regulares. Mas, observe que o sorgo branco não se saiu muito pior do que o vermelho ou o preto, que têm muito mais das 3-desoxianocianinas exclusivas. Então, talvez seja apenas um efeito geral de sorgo. Você não sabe, até colocá-lo à prova.

Sorgo foi encontrado para suprimir o crescimento do tumor e metástases em xenoenxertos de câncer de mama humano. O que isso significa? Os pesquisadores concluíram que o sorgo poderia ser usado como “uma terapia natural de câncer barata, sem quaisquer efeitos colaterais … recomendo fortemente[ing] [the use of sorghum] como um agente terapêutico comestível … possua[ing] supressão de tumor … e efeitos antimetastáticos no câncer de mama humano. ” Mas xenoenxerto significa câncer de mama humano implantado em um camundongo. Sim, os tumores humanos cresceram mais devagar nos camundongos alimentados com extratos de sorgo e bloquearam a metástase para o pulmão, e fizeram o mesmo com o câncer de cólon humano. Isso, novamente, foi em ratos, o que não pode necessariamente ser traduzido em como o câncer humano cresceria em humanos, uma vez que, por exemplo, esses ratos não só não têm um humano sistema imunológico, eles dificilmente têm nenhum sistema imunológico. Eles são criados sem a glândula timo, que é onde a imunidade de combate ao câncer se origina. Quero dizer, de que outra forma você poderia impedir o sistema imunológico do rato de rejeitar o tecido humano de uma vez? Porém, essa imunossupressão torna esses modelos de camundongos muito mais artificiais e muito mais difíceis de extrapolar para humanos.

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E isso é muito do que vemos na literatura sobre sorgo – dados in vitro, como em tubos de ensaio e placas de Petri, e ratos e camundongos. Existia essa peça crítica que faltava no quebra-cabeça, necessária para ligar os dados de laboratório aos benefícios reais em humanos. Ausente, isto é, até agora. Felizmente, agora temos estudos de intervenção humana, que exploraremos a seguir.

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