Um revestimento de prata da pandemia?

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Durante a pandemia do COVID-19, foram levantadas preocupações legítimas de que o distanciamento social, agitação financeira, quarentena e temores de vírus poderiam levar a uma crise de saúde mental que se aproximava. Embora essa ainda seja uma realidade potencial, tempos desafiadores trazem o melhor e o pior das pessoas, e há algumas evidências de que poderia haver um lado positivo para a pandemia, na forma de maior resiliência e firmeza.

Em vez de levar a um aumento dos sentimentos de solidão, pelo menos um estudo constatou que as circunstâncias únicas que cercam a pandemia, incluindo pedidos de estadia em casa, levaram a um aumento do sentimento de apoio social entre os entrevistados.1

Maior resiliência e apoio social durante a pandemia

Os pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Flórida (FSU) pesquisaram 2.230 pessoas para avaliar a trajetória da solidão em resposta ao COVID-19. Embora se esperasse que os níveis de solidão aumentassem, não foi isso que o estudo revelou.

A solidão foi avaliada antes do surto, em janeiro e início de fevereiro de 2020, no final de março, quando os EUA estavam apenas iniciando sua campanha “Slow the Spread”, e novamente no final de abril, quando a maioria dos estados havia decretado ordens de permanência em casa.2

“Contrariamente às expectativas, não houve mudanças significativas no nível médio da solidão nas três avaliações”, escreveram os pesquisadores, e o estudo sugere que as pessoas podem estar encontrando maneiras criativas de permanecerem conectadas, e talvez estejam ligando para seus amigos e familiares com mais freqüência do que eles teriam de outra maneira, durante a pandemia.

Em vez de considerar os entrevistados cada vez mais solitários à medida que a pandemia avançava, eles relataram uma percepção de maior apoio de outras pessoas. Houve algumas diferenças por idade, com os idosos relatando menos solidão em geral, mas um aumento na solidão durante a fase aguda do surto.

Este nivelou após a emissão de pedidos de estadia em casa. Outras populações potencialmente vulneráveis, incluindo aquelas que vivem sozinhas ou com pelo menos uma condição crônica de saúde, apresentaram níveis mais altos de solidão no início do estudo, mas os níveis não aumentaram junto com as medidas de distanciamento social.

“Apesar de algum impacto prejudicial sobre indivíduos vulneráveis, na presente amostra, não houve grande aumento na solidão, mas notável resiliência em resposta ao COVID-19”, explicaram os pesquisadores.3

“Havia muita preocupação de que a solidão aumentasse dramaticamente por causa das diretrizes e restrições de distanciamento social”, disse Martina Luchetti, autora do estudo, professora assistente da Faculdade de Medicina.

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“Ao contrário desse medo, descobrimos que a solidão geral não aumentou. Em vez disso, as pessoas se sentiam mais apoiadas pelos outros do que antes da pandemia. Mesmo quando isolado fisicamente, o sentimento de maior apoio social e de estar juntos nisso pode ajudar a limitar o aumento da solidão. ”4

Outra pesquisa sugeriu níveis crescentes de estresse

Embora seja possível que tempos desafiadores possam trazer uma nova resistência a muitas pessoas, outras pesquisas revelam que os americanos estão lutando com níveis de estresse crescentes em meio à pandemia.

Por exemplo, a pesquisa Stress in America 2020 da Associação Americana de Psicologia, lançada em maio de 2020 e realizada em parceria com a Harris Poll, descobriu que altos níveis de estresse relacionados ao coronavírus são “o novo normal” para os pais, enquanto as pessoas de cor também eram mais prováveis. que os adultos brancos relataram que a pandemia estava causando estressores significativos em sua vida, principalmente relacionados ao medo de contrair COVID-19 e ter acesso a necessidades básicas e serviços de saúde.5

Uma pesquisa realizada pela Associação Americana de Psiquiatria em março de 2020 revelou que 36% dos americanos sentiam que o coronavírus estava causando um sério impacto em sua saúde mental, enquanto 59% achavam que isso estava afetando seriamente sua vida cotidiana.6

Mesmo pequenos aumentos na questão da solidão

No que diz respeito à solidão, mesmo pequenos aumentos de toda a população em se sentir solitário podem ter um efeito significativo na saúde pública, considerando que o preço da solidão em sua saúde é equivalente a fumar 15 cigarros por dia7 e aumenta o risco de morte prematura.8 A solidão foi associada a um risco aumentado de 40% de demência ao longo de um período de 10 anos de estudo.9 Pré-pandemia, em uma pesquisa com 20.000 adultos nos EUA, 46% disseram que às vezes ou sempre se sentem sozinhos.10

“No contexto da pandemia de coronavírus, pode ser particularmente difícil se reconectar com outras pessoas, dadas as restrições às reuniões sociais pessoais”, diz Luchetti. “Mesmo esses sentimentos transitórios de solidão podem ter um efeito negativo sobre a saúde, o que significa que pode haver consequências indesejadas perigosas se a solidão aumentar em resposta às medidas restritivas tomadas como resultado da pandemia.”11

Embora pareça contra-intuitivo que a pandemia possa ter levado a aumentos no suporte social percebido, é possível que a experiência global tenha se unificado.

“Apenas saber que você não está sozinho e que todo mundo está passando pelas mesmas restrições e dificuldades pode ser suficiente no curto prazo para manter baixos os sentimentos de solidão”, Angelina Sutin, professora associada de ciências comportamentais e medicina social e autora sênior da o estudo em destaque, disse em um comunicado de imprensa.12

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Tornando-se “antifrágil” durante a pandemia

É importante observar que existem várias maneiras de aproveitar um momento desafiador, como uma pandemia, para se tornar cada vez mais resistente ou, como diz Siim Land, a quem recentemente entrevistei, “antifrágil”. Seu último livro, “Stronger by Stress: adapte-se a estressores benéficos para melhorar sua saúde e fortalecer o corpo”, analisa os importantes conceitos de hormesis e antifragilidade.

“Parte da razão pela qual escrevi o livro foi para ajudar as pessoas a se tornarem mais resistentes e mais robustas, porque o mundo em que vivemos está cheio de desafios imprevisíveis” Land diz.

“Pandemias e vírus fazem parte deles, mas também existem outros perigos em potencial, como aquecimento global ou flutuações de temperatura, diferentes tipos de desafios físicos que fazem parte da condição humana há eras.

O ser humano moderno tornou-se um pouco mais frágil em relação a essas coisas, e esse tipo de demonstração mostra por que a maioria das pessoas reagiu exageradamente ao coronavírus e ficou realmente assustada.

O livro em si foi criado para criar pessoas mais resilientes diante desses inevitáveis ​​desafios da vida, porque você realmente não pode evitá-los. Você não pode criar essa sociedade de bolhas onde tudo é perfeito. Todos nós encontramos diferentes tipos de estressores o tempo todo. ”

A alimentação com restrição de tempo é uma das ferramentas favoritas do Land, pois permite que você se torne metabolicamente flexível e sensível à insulina, o que aumenta sua antifragilidade. No entanto, existem outros métodos para se manter resiliente também durante a pandemia.

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A resiliência envia você para uma ‘espiral ascendente’

Resiliência é a capacidade de se recuperar rapidamente de dificuldades. É uma dureza inata que permite que você persista em tempos difíceis, e é algo frequentemente encontrado entre os centenários.

Mesmo com a mudança dos tempos, as pessoas com mais de 100 anos continuavam vivendo, adaptando-se e acolhendo as novas fases de suas vidas. É essa fortaleza e resiliência emocional que provavelmente desempenhou um papel importante em sua longevidade – e é algo que você também pode aproveitar, inclusive durante a pandemia.

Pesquisadores do Laboratório de Emoções Positivas e Psicofisiologia (PEP) da Universidade da Carolina do Norte estão investigando o que torna as pessoas felizes e resilientes, apesar da pandemia. Eles observam:13

“A pesquisa descobriu que pessoas resilientes – pessoas que lidam especialmente bem com os desafios da vida e que rapidamente se recuperam de contratempos – não evitam estados negativos, delirando achando que está tudo bem.

Pelo contrário, mesmo sentindo estresse, ansiedade, solidão e depressão, os resilientes também sentem amor, gratidão, alegria e esperança. A pesquisa de nossa equipe também mostrou que a resiliência não é uma característica fixa. Pode ser cultivado. Como uma espiral ascendente, a resiliência aumenta à medida que as pessoas experimentam estados emocionais positivos mais frequentes. ”

Chaves para permanecer resiliente

Depois de pesquisar mais de 600 adultos americanos sobre suas experiências e comportamentos do dia anterior, algumas tendências claras foram reveladas. As emoções positivas foram associadas ao autocuidado, como se envolver em um hobby ou relaxar, se exercitar ou se envolver em atividades espirituais, como oração ou meditação.14

Isso não é totalmente surpreendente, mas uma descoberta importante foi que as pessoas que estavam se sentindo mais estressadas, solitárias ou ansiosas se beneficiaram mais dessas atividades positivas de autocuidado. Isso reitera a importância de levar tempo para relaxar, principalmente se você sentir que está se aproximando do esgotamento.

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Passar tempo se engajando ativamente com outras pessoas também levou a emoções mais positivas, e isso foi verdade tanto para introvertidos quanto extrovertidos e foi especialmente benéfico para pessoas que moram sozinhas. No entanto, as emoções mais positivas foram obtidas das interações cara a cara, voz ou vídeo – os textos não pareciam funcionar, com os pesquisadores explicando:15

“Interagir com os outros não parece ajudar muito quando você não pode realmente ver ou ouvir as pessoas com quem está se comunicando. Este foi um alerta útil para nós. Pensávamos que estávamos nos saindo bem mantendo-nos via texto. Mas as evidências sugerem que isso não é tão valioso quanto pensávamos. É muito mais difícil estabelecer uma conexão significativa com alguém via texto. ”

A navegação passiva nas mídias sociais, como percorrer feeds, não levou a emoções positivas e, ao contrário, estava fortemente ligada a sentimentos negativos e ansiedade. Por outro lado, fazer o bem aos outros estava associado a sentimentos positivos – um achado que foi comprovado no passado.16

Para resumir seus dados, os pesquisadores do PEP Lab sugeriram que a mídia parasse de apontar a necessidade de “distanciamento social”, quando o que realmente é necessário é o distanciamento físico combinado à solidariedade social. A fim de manter e encontrar sua resistência durante a pandemia, o aumento das conexões é essencial e sugeriram os cinco passos a seguir para ajudar a sociedade a “MARCHAR” juntos:

  • Mminimizar a rolagem passiva nas mídias sociais
  • UMAaceitar emoção negativa
  • Rrealmente se conectar com pessoas
  • Cé para você
  • Help outros

Para ajudá-lo a aceitar e liberar emoções negativas, as Técnicas de Liberdade Emocional (EFT) são outra ferramenta recomendada para lidar com o COVID.



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