Vegetarianos e fatores de risco de derrame – vitamina D?

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Abaixo está uma aproximação do conteúdo de áudio deste vídeo. Para ver quaisquer gráficos, tabelas, gráficos, imagens e citações aos quais o Dr. Greger possa estar se referindo, assista ao vídeo acima.

Os riscos de doenças cardíacas e acidente vascular cerebral em comedores de carne versus vegetarianos com mais de 18 anos de acompanhamento. Não surpreendentemente, as dietas vegetarianas foram associadas a menos doenças cardíacas – 10 casos a menos por 1.000 pessoas por década em comparação com os comedores de carne – mas as dietas vegetarianas foram associadas a mais três casos de derrame. Portanto, comer vegetariano parece diminuir o risco de doenças cardiovasculares em sete no total. Mas por que o risco extra de AVC? Poderia ser apenas causa reversa?

Por exemplo, quando os estudos mostraram maior mortalidade entre aqueles que pararam de fumar em comparação com fumantes continuados, suspeitamos de causalidade reversa. Quando vemos uma ligação entre parar de fumar e morrer, em vez de parar de fumar levando à morte de pessoas, é mais provável que morrer levasse as pessoas a parar de fumar. É a mesma razão pela qual os que não bebem podem parecer ter mais cirrose hepática, porque foi a insuficiência hepática que os levou a parar de beber. Este é o chamado “efeito de desistente doente”. E você pode ver quando as pessoas param de comer carne também.

Veja como os novos vegetarianos podem parecer ter mais doenças cardíacas do que os não vegetarianos? Bem, por que uma pessoa mais velha de repente começaria a comer comida vegetariana? Talvez seja porque eles acabaram de ser diagnosticados com doenças cardíacas; então, pode ser por isso que parece haver taxas mais altas no início: o efeito do desistente doente. Para controlar isso, você pode jogar fora os primeiros cinco anos de dados para se certificar de que a dieta tem uma chance de começar a funcionar e, de fato, quando você faz isso, o verdadeiro efeito fica claro: uma queda significativa no risco de doenças cardíacas

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Então, isso provavelmente explica o aumento aparente do risco de AVC? Não, porque eles ainda encontraram maior risco de AVC, mesmo após os primeiros cinco anos. Huh, ok; então o que está acontecendo? Vamos nos aprofundar nos dados para procurar pistas. Isso é o que você obtém quando divide os resultados por tipo de derrame e tipo de vegetariano – vegetariano versus vegano.

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Existem dois tipos principais de AVC: AVC isquêmico e AVC hemorrágico. A maioria são derrames isquêmicos, ou derrames de coagulação, em que uma artéria do cérebro é obstruída, ao contrário de derrames hemorrágicos, ou derrames hemorrágicos, em que um vaso sanguíneo no cérebro se rompe. Nos Estados Unidos, é cerca de 90:10; 9 em cada 10 acidentes vasculares cerebrais são coagulantes, um em cada 10 é do tipo hemorrágico. E era isso que os vegetarianos pareciam ter significativamente mais. Agora, os veganos não tinham, de fato, estatisticamente risco significativamente maior de qualquer tipo de derrame. Mas isso é uma notícia terrível para os veganos – os veganos têm o mesmo risco de derrame que os comedores de carne? O que está acontecendo? O que está aumentando o risco de derrame cerebral a ponto de compensar todas as vantagens naturais? E o mesmo pode ser pedido aos vegetarianos.

Embora este tenha sido o primeiro estudo de incidência de AVC vegetariano, houve cerca de meia dúzia de estudos sobre mortalidade por AVC, e as várias meta-análises encontraram consistentemente menor risco de doença cardíaca, mas a menor mortalidade por AVC não foi estatisticamente significativa. Agora, com este novo estudo, os vegetarianos podem se consolar com o fato de que pelo menos eles não têm um risco maior de morrer de derrame. Mas isso é uma notícia terrível para os vegetarianos – estatisticamente os vegetarianos têm a mesma taxa de morte por derrame que os comedores de carne? O que está acontecendo? O que está aumentando o risco de derrame cerebral a ponto de compensar todas as vantagens naturais?

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Vamos examinar algumas possibilidades. Se você observar os níveis de vitamina D de vegetarianos e veganos, eles tendem a ficar consistentemente mais baixos do que os de carnívoros, e o nível mais baixo de vitamina D está associado a um risco maior de derrame. Mas quem tem níveis mais altos da vitamina do sol? Aqueles que estão fora correndo e se exercitando, e talvez seja por isso que o risco de derrame é melhor. O que precisamos são estudos randomizados, e quando você olha para pessoas que foram efetivamente randomizadas no nascimento para ter níveis de vitamina D mais baixos ao longo da vida apenas geneticamente, você não vê um indicador claro de risco aumentado de AVC; portanto, a ligação entre a vitamina D e o derrame provavelmente não é de causa e efeito.

E assim, em termos de resposta à nossa pergunta, a vitamina D não parece se adequar. Exploraremos algumas outras possibilidades a seguir.

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