Você está dormindo o suficiente ... ou demais? Risco de sono e derrame - Harvard Health Blog

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A importância de dormir o suficiente foi enfatizada por centenas de estudos nos últimos anos e abordamos o assunto várias vezes neste blog.

O sono inadequado tem sido associado à obesidade, doenças cardíacas, diabetes, pressão alta e outros problemas de saúde. E, de acordo com a Administração Nacional de Segurança no Trânsito nas Rodovias, até 72.000 acidentes de carro e 6.000 mortes ocorrem a cada ano devido a motoristas carentes de sono.

Mas e quanto demais dormir? Isso poderia ser ruim para você também? Segundo um novo estudo, a resposta pode ser sim.

Mais sono, mais golpes?

Pesquisadores que publicam na edição on-line de 11 de dezembro de 2019 da Neurologia descrevem uma análise do risco de AVC entre quase 32.000 adultos com idade média de 62 anos. Os autores do estudo compararam as taxas de AVC com os hábitos de sono relatados pelos sujeitos do estudo.

Suas descobertas foram surpreendentes (pelo menos para mim) e incluíram:

  • Aqueles que relataram dormir nove ou mais horas por noite tiveram um risco 23% maior de derrame do que aqueles que dormiam menos de oito horas por noite.
  • O risco de acidente vascular cerebral foi 25% maior entre aqueles que tiraram cochilos ao meio-dia por pelo menos 90 minutos, em comparação com aqueles cochilando por menos de 30 minutos.

A má qualidade do sono também foi associada ao maior risco de AVC

As combinações desses fatores tiveram um efeito ainda mais dramático no risco de acidente vascular cerebral, incluindo um risco 85% maior entre aqueles que dormiram pelo menos nove horas por noite e também tirou uma soneca ao meio-dia por pelo menos 90 minutos. Da mesma forma, um risco de acidente vascular cerebral 82% maior foi observado entre aqueles que dormiram mais à noite e também relataram má qualidade do sono.

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Isso significa muito sono causas golpes?

Se você é uma pessoa que dorme mais de nove horas por noite, tira longos cochilos ao meio-dia e sente que sua qualidade de sono é ruim, esses resultados podem ser preocupantes. Mas antes de tentar mudar seus hábitos de sono, lembre-se de que este estudo não concluiu que mais sono realmente causas traços.

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Este estudo encontrou um Associação entre risco de derrame e sono mais prolongado, cochilo ao meio-dia ou má qualidade do sono. Mas uma associação não é o mesmo que causalidade. Em vez de uma maior duração do sono causar derrames, existem outras explicações possíveis para os resultados. Por exemplo, pessoas que dormem mais à noite ou dormem mais durante o dia podem ter outros fatores de risco para derrame, como:

  • Maior incidência de depressão. Excesso de sono ou má qualidade do sono podem ser sintomas de depressão, e estudos anteriores observaram taxas mais altas de acidente vascular cerebral entre indivíduos deprimidos.
  • Um estilo de vida mais sedentário. Aqueles que não são ativos podem dormir ou cochilar mais e também apresentam mais fatores de risco cardiovascular (como tabagismo ou hipertensão) do que aqueles que se exercitam regularmente. Pesquisas anteriores observaram níveis menos favoráveis ​​de colesterol e maior circunferência da cintura entre pessoas que dormem e dormem mais.
  • Apnéia do sono. Duração mais longa do sono, mais cochilos e sono de baixa qualidade podem ser mais comuns entre as pessoas com apneia do sono, uma condição ligada ao aumento do risco de acidente vascular cerebral. Este novo estudo não fez perguntas sobre distúrbios do sono, como apneia do sono.
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Além disso, este estudo teve pontos fracos que poderiam questionar suas descobertas ou limitar sua aplicabilidade. Isso inclui a dependência de hábitos e qualidade de sono auto-relatados e a inclusão apenas de adultos chineses de meia-idade e mais velhos sem câncer ou doença cardiovascular prévia; os resultados poderiam ter sido bem diferentes se outros fossem incluídos no estudo.

A linha inferior

O sono é uma coisa misteriosa. Muitas vezes, não está claro por que algumas pessoas dormem mais ou menos do que outras, ou por que certos distúrbios do sono (como insônia ou apneia do sono) afetam tantas pessoas enquanto poupam outras. Em um momento em que há tanta ênfase da mídia na importância de dormir o suficiente, este novo estudo levanta a possibilidade de que mais sono nem sempre seja uma coisa boa. Ainda assim, precisaremos de pesquisas adicionais sobre a questão de saber se mais sono é perigoso antes de fazer recomendações firmes para limitar a duração do sono.

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